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Ação do fermento biológico

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os componentes do fermento biológico

Identificar os componentes que os lêvedos devem entrar em contato para  que a massa cresça.

Avaliar a importância do uso do fermento biológico.

Explicar o processo histórico do uso do fermento biológico em diferentes contextos culturais ao longo do tempo.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fungos

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugerimos que o tema seja trabalhado em três aulas. A primeira aula deverá ser realizada no laboratório de informática, onde cada grupo de alunos (no máximo 3) possam acessar as  páginas sugeridas e realizar as discussões propostas no decorrer das aulas. Caso haja disponibilidade de um computador por aluno, as pesquisas poderão ser realizadas individualmente e a discussão em grupo deverá acontecer em seguida. A segunda aula deverá acontecer, preferencialmente, no laboratório de Ciências/química, onde cada grupo de, no máximo, cinco alunos, fará duas atividades experimentais nas quais poderão visualizar a ação do fermento biológico, especialmente no que se  refere à produção de gás carbônico. A terceira aula deverá ser dedicada à discussão em grupos e fechamento do estudo do tema por meio da produção de um texto.

AULA 1 - O pão nosso de cada dia...

Professor, sugerimos que comece o estudo desse tema projetando imagens como as apresentadas a seguir e inicie uma conversa com seus alunos a respeito, com a seguinte pergunta: 

COMO RESISTIR A ELES?

Pão italiano. Disponível em: http://www.receitasdepao.com.br/wp-content/uploads/2008/11/pao-italiano.jpg Acessado em 17/09/2010.

Pães franceses. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Py9i5TewcMs/Sw_-CV7gSzI/AAAAAAAAA_8/JDtw3Upstu4/s1600/mini_0.05549000_1213275443_mini_pao_frances_moldura_black.jpeg Acessado em 17/09/2010.

Pães doces - bataba. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_jKahRkwFEUI/TAXHSJuFCrI/AAAAAAAABFA/kJzZdHM0pNE/s1600/06_pao_de_batata%5B1%5D.jpg Acessado em 17/09/2010.

Pães integrais. Disponível em: http://www.espacovittal.com.br/admin/m02_noticias/imagens/pao01.jpg  Acessado em 17/09/2010.

Após essa conversa inicial a respeito dos pães e sua presença marcante no dia a dia da maioria das pessoas, dos sabores e preferências dos alunos, divida a turma em grupos de, no máximo três alunos, para que façam uma leitura nos textos disponiblizados on line nos endereços a seguir. Como são três textos diferentes, mais de um grupo ficará com um mesmo texto.

O grupo deverá ler o texto e registrar os destaques. Depois desse primeiro momento, os grupos que estudaram o mesmo texto deverão se reunir para discutir os pontos que consideraram mais relevantes e se prepararem para socializá-los para toda a turma, na forma de seminários. Caberá ao professor circular pela sala, esclarecendo eventuais dúvidas.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA - HISTÓRIA - Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=817&sid=7 Acessado em 17/09/2010

PÃO E SAÚDE - Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=8 Acessado em 17/09/2010

ECA! FERMENTO É UM FUNGO.Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=819&sid=2 Acessado em 17/09/2010 

Possibilidade de interdisciplinaridade

A idéia dessa pesquisa com textos diferentes, em si, é do estudo sobre a produção de pães sob diferentes aspectos, numa abordagem multidisciplinar.

Nesse caso, o momento é também proprício para o diálogo com os professores de outras disciplinas, para que haja um maior aprofundamento naquela área de conhecimento. Aqui seria pertinente um planejamento conjunto entre o professor de Ciências/química e seus colegas das áreas de História, Geografia, Português e Matemática.

Nos conteúdos de História  e Geografia pode haver uma ampliação da discussão já apontada no primeiro texto. Português pode explorar as receitas de pães enquanto instrumentos de comunicação oral e escrita e matemática com as medidas e proporcionalidades. 

Aula 2 - Seminários e atividade experimental

Cada grupo de alunos que pesquisou o mesmo tema deverá apresentá-lo para os demais. 

Após esse momento de socialização o professor deverá projetar, por meio de data show,  uma imagem microscópica de leveduras, como a apresentada a seguir. Se houver microscópios na escola, os alunos poderão visualizá-los como nessa imagem. Para isso, basta dissolver um pouco de fermento biológico em água morna com um pouquinho de açúcar, colocar uma gota em uma lâmina, cobrir com uma lamínula e observar ao microscópio.

Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=819&sid=2 .   Acessado em 17/09/2010.

Chame a atenção dos alunos para um procedimento comum no preparo de pães que diz "misture o fermento ao açúcar e à água morna". Questione:

Por que isso é necessário?

Qual a importância desses dois ingredientes em relação ao fermento?

Para investigar o papel da água morna e do açúcar, divida a classe em grupos de, no máximo cinco alunos. Cada grupo deve preparar um dos experimentos descritos nos endereços abaixo. Antes, contudo, oriente-os a observar e registrar como é a aparência dos ingredientes antes do experimento (estado inicial) - e depois (estado final). O relato deve mencionar o que ocorre em relação a cor, textura, consistência e cheiro dos ingredientes, além das alterações físicas nos saquinhos pelo aumento ou diminuição de gases (Gás Carbônico) resultantes da ocorrência da reação química de fermentação.

Leveduras: Sal ou Açúcar? Disponível em: http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/leveduras1.htm Acessado em 17/09/2010.

Leveduras: Quente ou Frio? Disponível em:  http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/leveduras2.htm . Acessado em 17/09/2010. Se o tempo da aula não for suficiente, o professor poderá digitar a segunda aula e orientar os alunos a fazerem em casa, anotando os resultados e trazendo seus registros para discussão em sala de aula.

Aula 3

O professor deverá organizar novamente a turma em grupos de três alunos, cada um deles tendo estudado um texto diferente na aula 1. Cada grupo assim constituído deverá produzir um texto no qual sejam contemplados aspectos destacados pelo professor, tais como:

Quais são os fungos componentes do fermento biológico?

Quais são os componentes que os lêvedos devem entrar em contato para  que a massa cresça?

Quais são as condições ambientais ideais para que isso aconteça?

Qual é a importância do uso do fermento biológico na fabricação de pães?

Discorrer sobre o processo histórico do uso do fermento biológico em diferentes contextos culturais ao longo do tempo.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.

Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, as pesquisas, as discussões e a participação individual e coletiva na socialização.

Deverá ser usado como instrumento principal de avaliação quantitativa o texto produzido na culminância do trabalho sobre o tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Andre Luiz, CEDERJ/UFRJ , Rio de Janeiro - disse:
    andrierson@gmail.com

    28/02/2013

    Quatro estrelas

    Só não consegui acessar os vídeos da aula, se é que existe. Mas no fundo como um colega já comentou, fica legal para aguçar a curiosidade, pois diversas perguntas surgirão, e fica mais dinâmica.


  • suzana oliveira, IFPA , Pará - disse:
    suzana-oliveira55@hotmail.com

    09/04/2011

    Cinco estrelas

    É muito dinâmica a aula e estimula bastante a curiosidade do aluno, já que se trata do fazer- aprender, estava querendo uma aula nesse sentido e aqui encontrei co que precisa, pra melhor a qualidade do ensino de minhas crianças. e ainda visa uma interdisciplinaridade é que é muito legal. simplesmente D++++


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