Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O TEMPO COMO TEMA DE POEMAS E MÚSICAS

 

26/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender que o "tempo" é um tema instigante para todos os setores das artes. Lerão poemas clássicos com esse tema, ouvirão canções e analisarão um das obras mais conhecidas de Salvador Dali, A persistência da memória.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta sequência didática não é necessário nenhum conhecimento como prerrequisito.

Estratégias e recursos da aula

ETAPA1: ( duas aulas de 50 minutos)

 Professor, assista com seus alunos ao vídeo ou escute o áudio da canção “Senhor do tempo” de Charles Brown Jr, disponível em http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/300373/.   Discuta com os alunos as várias acepções da palavra “tempo” que aparecem na música.   

 

Mostre-lhes uma reprodução da obra de Salvador Dali, “A persistência da memória” ( Professor, essa obra é também conhecida como "Relógios moles") .Discuta a concepção de tempo suscitada pela pintura de Dali. Professor, você poderá se  informar em alguns sites sobre Salvador Dali e sobre a sua obra ( ver recursos complementares).   Peça aos alunos que tentem enumerar os símbolos que representariam o tempo, além do relógio (eles deverão se lembrar, por exemplo, da ampulheta).  

 

ETAPA 2:

Faça com os alunos um levantamento de provérbios, citações, pensamentos que eles já tenham ouvido sobre o tempo. Por exemplo, diz-se que "tempo é dinheiro", que "o tempo tudo cura", que "o tempo é o senhor da razão"... Monte um painel ilustrado com os símbolos do tempo e esses conhecimentos populares ( modelo cultural popular).   Após o painel do tempo ter sido montado, apresente aos alunos a canção “ Tempo rei ",   de Gilberto Gil, disponível em http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46247/  .Trabalhe a concepção de tempo vigente na canção. 

ETAPA3: Professor, divida a turma em duas equipes. A uma das equipes distribua o poema de Mário Quintana Ah! Os relógios, disponível em http://poetamarioquintana.blogspot.com/2009/01/mario-quintana-ah-os-relogios.html . A outra distribua

O relógio, de Cassiano Ricardo (http://blogdoporto.com.br/2010/08/o-tempo-cassiano-ricardo/)

 Desafie as duas equipes a analisarem e interpretarem de modo coerente e relevante os poemas. Um representante de cada equipe deverá expor a interpretação para a turma toda. A equipe que conseguir o fazer melhor deverá ser premiada.

 

ETAPA 4:

Retome com os alunos as diferentes acepções da palavra "TEMPO", trabalhadas até esse momento . Recorte tiras de papel, peça aos alunos que escrevam as diferentes conotações do "TEMPO" ( transcorrer das horas, estado do clima, momento histórico, etc)  e peça-lhes que colem aleatoriamente no painel do tempo.   Distribua mais alguns poemas cujo tema é o TEMPO, como  Os ombros suportam o mundo (http://www.releituras.com/drummond_osombros.asp) , O tempo passa? Não passa (http://www.astormentas.com/din/poema.asp),   Retrato (http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm).   Peça aos alunos que declamem os poemas e os colem no painel do tempo.     

EtAPA 5:

Professor: faça com seus alunos uma leitura dirigida do poema "O que é o tempo?", de Paula Fonseca. Para tanto, vá exibindo o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hklGHIdfH3w.

Recursos Complementares

Sobre a pintura "A persistência da memória", de Salvador Dali, leia:  In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-09-17]. Disponível em Quadro "Persistência da memória"   disponível em  http://www.infopedia.pt/$persistencia-da-memoria-(pintura)

Avaliação

Professor:

Divida os alunos em duplas e peça-lhes para montar um RELÓGIO POÉTICO, no qual a decoração de fundo sejam versos de poemas e canções sobre o tempo. Exponha os relógios pela escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.