26/01/2011
MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Os alunos poderão aprender que o "tempo" é um tema instigante para todos os setores das artes. Lerão poemas clássicos com esse tema, ouvirão canções e analisarão um das obras mais conhecidas de Salvador Dali, A persistência da memória.
Para esta sequência didática não é necessário nenhum conhecimento como prerrequisito.
ETAPA1: ( duas aulas de 50 minutos)
Professor, assista com seus alunos ao vídeo ou escute o áudio da canção “Senhor do tempo” de Charles Brown Jr, disponível em http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/300373/. Discuta com os alunos as várias acepções da palavra “tempo” que aparecem na música.
Mostre-lhes uma reprodução da obra de Salvador Dali, “A persistência da memória” ( Professor, essa obra é também conhecida como "Relógios moles") .Discuta a concepção de tempo suscitada pela pintura de Dali. Professor, você poderá se informar em alguns sites sobre Salvador Dali e sobre a sua obra ( ver recursos complementares). Peça aos alunos que tentem enumerar os símbolos que representariam o tempo, além do relógio (eles deverão se lembrar, por exemplo, da ampulheta).
ETAPA 2:
Faça com os alunos um levantamento de provérbios, citações, pensamentos que eles já tenham ouvido sobre o tempo. Por exemplo, diz-se que "tempo é dinheiro", que "o tempo tudo cura", que "o tempo é o senhor da razão"... Monte um painel ilustrado com os símbolos do tempo e esses conhecimentos populares ( modelo cultural popular). Após o painel do tempo ter sido montado, apresente aos alunos a canção “ Tempo rei ", de Gilberto Gil, disponível em http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46247/ .Trabalhe a concepção de tempo vigente na canção.
ETAPA3: Professor, divida a turma em duas equipes. A uma das equipes distribua o poema de Mário Quintana Ah! Os relógios, disponível em http://poetamarioquintana.blogspot.com/2009/01/mario-quintana-ah-os-relogios.html . A outra distribua
O relógio, de Cassiano Ricardo (http://blogdoporto.com.br/2010/08/o-tempo-cassiano-ricardo/)
Desafie as duas equipes a analisarem e interpretarem de modo coerente e relevante os poemas. Um representante de cada equipe deverá expor a interpretação para a turma toda. A equipe que conseguir o fazer melhor deverá ser premiada.
ETAPA 4:
Retome com os alunos as diferentes acepções da palavra "TEMPO", trabalhadas até esse momento . Recorte tiras de papel, peça aos alunos que escrevam as diferentes conotações do "TEMPO" ( transcorrer das horas, estado do clima, momento histórico, etc) e peça-lhes que colem aleatoriamente no painel do tempo. Distribua mais alguns poemas cujo tema é o TEMPO, como Os ombros suportam o mundo (http://www.releituras.com/drummond_osombros.asp) , O tempo passa? Não passa (http://www.astormentas.com/din/poema.asp), Retrato (http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm). Peça aos alunos que declamem os poemas e os colem no painel do tempo.
EtAPA 5:
Professor: faça com seus alunos uma leitura dirigida do poema "O que é o tempo?", de Paula Fonseca. Para tanto, vá exibindo o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hklGHIdfH3w.
Sobre a pintura "A persistência da memória", de Salvador Dali, leia: In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-09-17]. Disponível em Quadro "Persistência da memória" disponível em http://www.infopedia.pt/$persistencia-da-memoria-(pintura)
Professor:
Divida os alunos em duplas e peça-lhes para montar um RELÓGIO POÉTICO, no qual a decoração de fundo sejam versos de poemas e canções sobre o tempo. Exponha os relógios pela escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!