23/02/2011
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Conversa informal sobre os insetos. Quais os insetos que as crianças já conhecem: como são; o que comem; onde vivem.
1º Momento: Professor, para começar essa aula é importante você ter entendimento sobre a organização da vida em sociedade. Assim como os humanos, os bichos se organizam de tal forma que cada um tem a sua função. O título da aula: E os bichos? Será que tem profissões? É uma forma de brincar com a questão da função de cada um na sociedade em que vivemos. Para estimular e desencadear o assunto leve para a sala um dos filmes “Vida de inseto”, ou “Lucas, um intruso no formigueiro”; ou ainda o
filme “Formiguinhas”.
http://www.reidaverdade.com/desenho-e-filme-vida-de-inseto-imagens-e-video.html
Depois de assisterem ao filme, proponha que as crianças façam um registro da parte que mais gostaram.
2º Momento: Retome o filme relembrando algumas partes e introduza a discussão perguntando: Será que os bichos têm profissões? Relacione profissão com função de cada um. Que funções seriam estas? Como cada um sabe o que deve fazer dentro de uma colônia ( explicar o que é colônia)? O que será ou quem será que define cada tarefa?
Faça um levantamento do que sabem a respeito. Crie um quadro de informações: O QUE JÁ SABEMOS, O QUE QUEREMOS DESCOBRIR, O QUE APRENDEMOS.
3º Momento: Planeje o estudo de cada um dos insetos : abelhas, formigas e cupins. Lembre-se que o objetivo é buscar informações sobre as abelhas, formigas e cupins relacionadas às funções existentes na colméia, formigueiro e cupinzeiro.
No mesmo dia dos questionamentos iniciais, envie uma atividade para casa pedindo às crianças que tragam material de pesquisa para descobrirem informações sobre os insetos.
Você professor já deve fazer sua pesquisa prévia e conhecer bem do assunto para ajudar a organizar as informações sobre as abelhas, formigas e cupins relacionadas às funções existentes na colméia, formigueiro e cupinzeiro: a divisão das tarefas, comida, “trabalho”, rainha, etc.
4º Momento: Leve as crianças para visitar um jardim para que observem as formigas e contem o que sabem sobre elas. Com base no que for dito, levante outras questões sobre a rotina desses animais. Construa um mural onde as informações que forem sendo descobertas possam ir compondo os registros coletivos do grupo.
Imagem retirada do endereço:
5º Momento: Liste os tópicos mais importantes para direcionar a pesquisa destes 3 grupos de insetos: organização da colônia, funções de cada membro, alimentação etc. Professor, esse trabalho deve ser feito com sua direção, porém retirando os conhecimentos das crianças na medida em que forem agregando novas pesquisas e descobertas.
6º Momento: Organize com as crianças entrevistas específicas para cada um dos insetos: um apicultor para saber sobre as abelhas, um mirmecólogo para compreender melhor as formigas e um especialista em cupins. Construa com as crianças as questões que serão levadas. Professor, nessa oportunidade você poderá explorar a linguagem escrita pedindo que as crianças façam as tentativas de escrita sobre o que querem perguntar. Você vai atendendo individualmente cada uma, fazendo a reescrita levando a criança a comparar a sua escrita com a escrita convencional e assim avançando em sua compreensão sobre essa linguagem.
7º Momento: Para vivenciar experiências, crie com as crianças “ambientes” característicos das colônias de insetos : colméia com caixa de ovos, abelhas com massinha de modelar, formiga gigante de jornal, fita crepe e cola , caminhos de um formigueiro e/ou cupinzeiro etc.
8º Momento: Faça com as crianças receitas utilizando mel. Mais uma vez é possível explorar diferentes linguagens e confeccionar um pequeno informativo para ser distribuído pelas crianças com receitas e benefícios do mel à saúde. As crianças do grupo podem eleger um dia para falar sobre o assunto e entregar o informativo às demais crianças da escola.
9º Momento: Conte a história A Cigarra e a Formiga. Converse sobre a divisão dos trabalhos apresentados no conto e estimule a turma a comparar com as informações pesquisadas relacionando profissões com funções de cada um: a rainha é a responsável pela reprodução, os soldados pela defesa da colônia e as operárias pela limpeza e busca de alimentos. Todas as formigas têm o mesmo trabalho da representada no conto? Depois brincar com as letrinhas de EVA, tentando escrever CIGARRA E FORMIGA.
Será o momento de avaliar se a criança:
Avalie também os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora, relendo as anotações e analisando a colaboração de cada uma na organização das atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
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28/09/2011
Cinco estrelasAdorei a aula. Sou professora de Metodologia de Português e estou sempre procurando atividades interessantes para meus alunos.
27/06/2011
Quatro estrelasGostaria de parabenizar a aula da professora Vanessa, visto que as sujestões são de grande valia e a aula por se tratar da análise de um filme de desenho com toda certeza vai atrair a atenção da criançada, facilitando o aprendizado. Mais uma vez meus parabéns.