02/02/2011
MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Os alunos poderão aprender um gênero textual novo: o "epitáfio". Poderão perceber os diferentes estilos desse gênero, o humorístico e o poético. Os alunos conhecerão, ainda, o conhecido poema "Instantes", um dos casos mais famosos de falsa autoria. Essa sequência enfatiza, ainda, a significação pragmática da expressão latina "Carpe Diem".
Para essa sequência didática, não é necessário nenhum conhecimento como prerrequisito.
ETAPA 1:
Professor: comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o significado da palavra “Epitáfio”. Para ajudá-los a formular uma definição adequada, mostre-lhes algumas imagens de epitáfio. No estilo humorístico, você encontra várias no site EPITÁFIOS DE HUMOR (http://www.pitocadearroz.com/epitafios/) .
Professor, aproveite a imagem e analise o contexto de uso da expressão "Aqui jaz".
Caso você não queira trabalhar só os epitáfios humorísticos, há diferentes exemplos em outros epitáfios (http://vivercultura.blogspot.com/2008/04/epitfio-tambm-cultura.html) e sobre epitáfios http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/div/verbal/index.htm).
Analise com os alunos a palavra "epitáfio". Mostre-lhes que essa palavra é de origem grega, podendo ser desmembrada no prefixo "epi", que significa "sobre" e "taphos" cujo significado é "túmulo". A partir dessas informações, encaminhe seus alunos para a compreensão de que o epitáfio é um gênero textual tumular.
ETAPA 2:
Exiba o vídeo ou execute a música "Epitáfio-Titãs" (http://letras.terra.com.br/titas/48968/).
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...
Após ouvi-la com atenção, distribua a letra da canção e enumere, no quadro negro, a lista de arrependimentos citada pelo eu-lírico. Pergunte aos alunos se eles têm algum arrependimento e anote-os também no quadro.
Leia com os alunos o poema Instantes- Nadine Stair (http://www.revista.agulha.nom.br/jlb02e.html) . Professor, fique atento, porque esse poema não é, como se atribui, de Jorge Luís Borges. A autoria do poema é de Nadine Stair.
"Se eu pudesse novamente viver a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito,
relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido.
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico. Correria mais riscos,
viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata
e profundamente cada minuto de sua vida;
claro que tive momentos de alegria.
Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente
de ter bons momentos.
Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos;
não percam o agora.
Eu era um daqueles que nunca ia
a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas e,
se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e estou morrendo"
Reflita com os alunos sobre a semelhança temática entre a música e o poema. Informe aos alunos de que há uma tese de que a canção dos Titãs é um caso de plágio do poema Instantes. Peça aos alunos que argumentem sobre isso, enquanto estabelecem um quadro comparativo entre os dois textos.
Professor, volte ao quadro e acrescente novos arrependimentos à lista já iniciada.
ETAPA 3:
Professor: entregue aos alunos o excerto do poema Odes, do poeta latino Horácio. Deixe que a linguagem cause um estranhamento inicial.
Tu não procures - não é lícito saber - qual sorte a mim qual a ti os deuses tenham dado, Leuconoe, e as cabalas babiloneses não investigues. Quão melhor é viver aquilo que será, sejam muitos os invernos que Júpiter te atribuiu, ou seja o último este, que contra a rocha extenua o Tirreno: sê sábia, filtra o vinho e encurta a esperança, pois a vida é breve. Enquanto falamos, terá fugido ávido o tempo: Colhe o instante, sem confiar no amanhã. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carpe_diem)Após a leitura individual dos alunos, vá fazendo uma leitura dirigida do excerto horaciano, de modo que os alunos entendam que, no poema, o eu lírico discute a questão de viver o presente, sem pensar no futuro. Após isso, diga-lhes que a origem da expressão latina "Carpe diem" é atribuída a esse poema. Informe-lhes , ainda, que essa visão de mundo (aproveitar o dia) frequentemente é retratada no mundo das artes: cinema, literatura, música, etc. Dê-lhes um exemplo, exibindo um pequeno trecho do filme A sociedade dos poetas mortos (http://www.youtube.com/watch?v=Uw2QsGLZXVs) .
Professor: contextualize a cena vista, dando aos alunos a ficha técnica do filme "A sociedade dos poetas mortos", disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/sociedade-dos-poetas-mortos/:
Dê-lhes, também, dados que contribuam para a compreensão da cena: o professor Keating pede a um aluno que leia o poema inglês"To the virgins" cujo autor é o Robert Herrick e cujo verso "Colha seus botões de rosa enquanto podes" remete, indubitavelmente, ao conceito da expressão Carpem diem.
Após a exibição, reforce com os alunos o sentido da expressão latina Carpe Diem ( Aproveite o dia) e associe tal expressão aos textos já lidos nessa sequência didática.
ETAPA 4:
Distribua entre os alunos alguns “Epitáfios de gente famosa”, constantes do livro "Aqui Jaz - O Livro dos Epitáfios", de Aran & Castelo, Editora Ática - São Paulo, 1996, pág. 61 e disponível em Epitáfios de gente famosa (http://www.releituras.com/arancastelo_epitafios.asp) .Professor, você pode criar um momento de descontração, omitindo dos epitáfios o nome dos famosos e criando uma brincadeira de adivinhação.
ETAPA 5:
Sistematize com seus alunos tudo que foi discutido na sequência: os arrependimentos, a lição final de quem vive, ou seja, o Carpe diem, o gênero textual "Epitáfio".
É importante sistematizar:
* que o epitáfio é um gênero tumular.
* que ele se compõe de um ou mais versos, dedicados à memória do morto.
* que seu suporte são os jazigos.
* que ele sempre traz um elogio ao morto.
Sobre o gênero textual "Epitáfio": para saber mais (http://www.docentesfsd.com.br/arquivo/SOBRE%20O%20EPITAFIO%20COMO%20TIPOLOGIA%20POETICA.pdf)
“Enterro simbólico”: PROFESSOR, peça aos seus alunos que façam caixões de cartolina, decore-os, personalizando-os (para que tenham uma ideia de como fazê-lo, mostre-lhes a figura http://www.omoristas.com/2008/11/defunto-mata-sua-viva.html). Diga que coloquem dentro do caixão pedacinhos de papéis nos quais estejam escritos todos os sentimentos, atitudes e pensamentos dos quais se arrependeram. Cada caixão deverá ser acompanhado de um epitáfio, poético ou humorístico. Exponha os caixões na biblioteca da escola.
Cinco estrelas 2 classificações
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29/05/2012
Cinco estrelasotimo
09/02/2012
Cinco estrelasValeu!!!!!!!!!!!!! Adorei essa sugestão de aula. Vou iniciar uma turma nova e tudo que li veio a calhar pra mim. Muuuuuuito obrigada! Bjs...