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A reprodução assexuada das plantas: a propagação vegetativa

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Conhecer as técnicas de estaquia, enxertia, mergulhia e alporquia.

2. Identificar os benefícios e malefícios da reprodução assexuada.

Duração das atividades
2 aula com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber caracterizar e identificar os quatro grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas). E reconhecer que a reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  1. Aula interativa.
  2. Socialização das produções dos/as alunos/as.
  3. Uso da sala de informática.
  4. Atividades práticas.   

Professor/a com forma de viabilização das aulas elencamos, abaixo, alguns apontamentos sobre os aspectos reprodutivos das plantas.  

A reprodução de uma planta pode ser sexuada ou assexuada.

A reprodução assexuada pode ocorrer através da folha ou do caule. Acontece por um processo natural ou provocado pelo homem.

O homem, pensando em reproduzir as melhores plantas e obter, assim, uma quantidade maior dos seus produtos, desenvolveu algumas técnicas de reprodução vegetativa, como a enxertia, a estaquia, a mergulhia e a alporquia.

Em condições naturais, muitos são os exemplos, como a batatinha comum, de um caule subterrâneo que se enraíza e se ramifica, formando nova planta.

*Professor quer saber mais sobre reprodução assexuada das plantas?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_assexuada 

Atividade 1 - Resgatando conhecimentos sobre os grupos vegetais

O professor deverá resgatar os conhecimentos dos alunos sobre os grupos vegetais, para isso poderá fazer a tempestade de idéias. Como funciona? A lousa será divida em 4 partes, identifique cada parte com o nome de um grupo vegetal: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Em seguida, peça para que os alunos atribuam características referentes a cada grupo vegetal. Permita que os alunos consultem anotações feitas em aulas anteriores.

Professor dê aproximadamente 10 minutos para que os alunos atribuam características aos grupos vegetais. Em seguida, comece a ler os apontamentos dos alunos e faça as intervenções, correções e alterações necessárias. Esse resgate dos conhecimentos dos grupos vegetais irá ajudá-los a identificar os diferentes tipos de reprodução assexuada.

Atividade 2 - Jogando com a reprodução assexuada

Professor questione os alunos:

Como as plantas se reproduzem?

Há semelhanças entre a reprodução das plantas e dos outros seres vivos?

A partir de um ramo, ou raiz e até mesmo de uma folha é possível que surja outra planta?

Professor enumere a lousa e comece a anotar as respostas dos alunos. Em seguida, cite os diferentes tipos de reprodução assexuada dos grupos vegetais. Abaixo seguem imagens que poderão ser transformadas em slides ou transparências para auxiliá-lo durante a aula. Os vídeos também poderão ser utilizados para demonstrar como são realizadas as técnicas. Durante as intervenções e discussões com os alunos solicite que eles façam anotações no caderno.

Para encerrar a atividade solicite que os alunos formem grupos de quatro ou cinco integrantes para realização do jogo do V ou F. Cada grupo deverá receber uma plaquinha com a letra V (verdadeiro) e outra com a letra F (falso). As plaquinhas poderão ser confeccionadas em cartolina ou outro papel de consistência mais dura. O professor utilizará as respostas dadas no primeiro momento dessa atividade para formular afirmações para o jogo. À medida que o professor formulando as afirmações os alunos terão que levantar a plaquinha, o grupo que levantar a plaquinha primeiro tem direito de responder. Se a resposta estiver certa o grupo ganha o ponto. Professor como regra do jogo peça para que os alunos justifiquem ou tornem verdadeiras as afirmações falsas. Ao final das afirmações o grupo que conseguir somar mais pontos é o campeão. A intenção dessa dinâmica não é criar competição, mas sim estimular os alunos para que participem da aula.

Sugestões para os professores:

Briófitas – reproduzem assexuadamente por fragmentação. Exemplo: Gametófitos de hepáticas, crescem por expansão das bordas de seu corpo taloso, que eventualmente pode partir-se, originando novos indivíduos.   

Pteridófitas – reproduzem assexuadamente por brotamento. Exemplo: O rizoma vai crescendo e, de espaço em espaço, formam-se pontos vegetativos que originam folhas e raízes. A fragmentação ou decomposição do rizoma nas regiões entre esses pontos vegetativos isola novas plantas.   

Angiospermas – reproduzem assexuadamente, o que é denominado propagação vegetativa. São técnicas empregadas na propagação vegetativa: estaquia; mergulhia; alporquia e enxertia.

1. Estaquia: cortam-se ramos de árvores que contenham gemas e enterra-se a parte cortada no solo. Depois de algum tempo, surgem raízes e uma nova planta. Esse ramo cortado recebe o nome de estaca, também denominada muda.

Fonte: http://www.cultivando.com.br/termos_tecnicas_multiplicando_estaquia.html 

Professor utilize também:

http://www.jardineiro.net/br/artigos/estaquia.php    

2. Enxertia: escolhe-se uma planta que forma raízes bem fortes e resistentes. Corta-se a planta próximo ao solo, e ela é utilizada para receber o enxerto. Por receber o enxerto, esse pedaço da planta recebe o nome de porta-enxerto. Na enxertia utiliza-se, portanto, o porta-enxerto de uma espécie de planta com o enxerto de outra espécie.

Fonte: http://downloadzone.no.sapo.pt/trabalhos/imagens/TLB2/Image1.jpg 

Professor utilize também:

http://www.youtube.com/watch?v=tOKP_gVS0hs&p=3A578E01DEAC44CC&playnext=1&index=2 

http://www.youtube.com/watch?v=95s6fIYtXvI&feature=related 

3. Mergulhia: enterra-se parte de um ramo no solo. Depois de algum tempo, dele nascem raízes e os primeiros ramos. Separa-se esse ramo e planta-se em outro local, surgindo um novo indíviduo.

Fonte: http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/livro/fruticultura_fundamentos_pratica/img/img_cap/2.3_clip_image010.gif 

Professor utilize também:

http://www.cultivando.com.br/termos_tecnicas_multiplicando_mergulhia.html

http://osseresvivos.blog.terra.com.br/2008/08/24/mergulhia-propagacao-de-mudas/    

4. Alporquia: faz-se um pequeno corte em um ramo, envolvendo o local com terra úmida. Depois que formar raízes, corta-se o ramo, plantando-o na terra.

Fonte:  http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/images/alporquia1.JPG

Professor utilize também:

http://www.jardineiro.net/br/artigos/alporquia.php                                             

Atividade 3 - Organizando os registros sobre a propagação vegetativa

Professor ao término da atividade 2, entregue para seus alunos o roteiro de atividade abaixo. Cada aluno deverá ter o seu roteiro, esse material poderá ser utilizado posteriormente para consulta e/ou estudos. Solicite que eles transcrevam as anotações feitas no caderno para o roteiro, não esquecendo de associar os registros as imagens. Essa atividade permitirá que os alunos reconheçam e diferenciem as diferentes formas de propagação vegetativa.

Peça aos alunos que coloquem o nome no roteiro. Os roteiros depois de prontos poderão ser expostos, fixados nas paredes da sala de aula, assim os alunos poderão percorrer todos os roteiros para observarem as anotações dos demais alunos e se quiserem poderão acrescentar informações ao seu próprio roteiro.

Atividade 4 - Pesquisando sobre propagação vegetativa no laboratório de informática

Essa atividade será realizada no laboratório de informática. O professor deverá organizar a turma em 4 grupos, cada um ficará responsável por uma técnica de propagação vegetativa, à saber: estaquia, enxertia, mergulhia e alporquia. No laboratório cada grupo deverá ocupar 3 ou 4 computadores. Os grupos serão responsáveis por pesquisar os benefícios e malefícios da propagação vegetativa, em especial da sua técnica. Para socializarem as pesquisas deverão organizar uma apresentação utilizando cartazes, vídeos, power-point ou teatro.

  

Fonte: LOPES, Sônia. A vida. São Paulo: Editora Atual, 1996. (Ciências, 6ª série)

Sugestão de sites para pesquisa:  

http://www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A29alporquia.htm 

http://www.floresecesta.com.br/660/alporquia-metodo-e-processo.html 

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/CultivodaVideira/mudas.htm 

http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=6642 

Atividade 5 - Aplicando os conhecimentos sobre a técnica de estaquia

Para finalizar a temática o professor juntamente com os alunos poderá fazer a propagação vegetativa por estaquia. O experimento demorará aproximadamente 30 dias para dar os resultados, durante todo esse tempo o professor poderá levá-lo para sala de aula permitindo que os alunos acompanhem passo a passo o desenvolvimento.

Reprodução de vegetais por estaquia 

Objetivo: Verificar a estaquia como reprodução assexuada em vegetais.   

Material: 

- estacas (ou ramos) de batatinha (Solanum tuberosum); cana-de-açúcar (Saccharum officinarum); beijo (Impatiens sp.); coleus (Coleus sp.) ou hibisco (Hibiscus sp.).

- etiqueta ou pedaço de esparadrapo

- vaso

- terra de jardim (quantidade suficiente para encher o vaso)   

Procedimentos: 

1.Cortar estacas de uma das plantas indicadas logo abaixo de um nó (ponto de inserção das folhas) (figura 1).

2.Eliminar a maior parte das folhas, conservando apenas duas ou três folhas na extremidade de cada uma das estacas (figura2).

 Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006

3.Encher o vaso com a terra úmida e plantar as estacas na periferia, enterrando-as cerca de 4 ou 5 cm.

4.Colocar etiquetas nas latas, indicando o nome da planta, a data (que a estaca foi plantada) e o nome ou número de equipe.

5.Colocar os vasos em lugar arejado e bem iluminado, mas não diretamente ao sol.

6.Regar os vasos com freqüência, sem encharcá-los.

7.Depois de trinta dias, desenterrar as estacas com cuidado e observar.

Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.   

*Dica: Essa atividade poderá ser realizada em grupos. O experimento poderá ficar no laboratório ou lugar que atenda as condições solicitadas no procedimento.

Sugestões de para trabalho interdisciplinar:         

Geografia – a professora poderá trabalhar a agricultura no Brasil.   

Inglês – alguns manuais para realização da propagação vegetativa estam língua inglesa a professora poderá auxiliar na tradução.

Português – a professora poderá trabalhar texto com a temática proposta.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções. O professor acompanhará a leitura das produções dos alunos, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.

Opinião de quem acessou

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