Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Pregnancy"

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vocabulário referente a  gravidez.

Expressar-se em língua inglesa sobre os cuidados que uma gravidez exige, sobre os cuidados necessários e as consequências que a gravidez provoca.

Analisar um artigo de um site sobre o tema proposto.

Fazer exercícios de listening e writing com o tema proposto.

Duração das atividades
05 horas/aula de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os diversos meios contraceptivos. Para isso, acesse:

http://www.metodoscontraceptivos.com/ 

Acesso em 16/09/10.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Separe a turma em dois grupos: meninos e meninas. Determine que apenas um dos grupos irá ficar dentro de sala. O outro ficará do lado de fora/em outro ambiente da escola, com a tarefa de analisar e discutir as seguintes imagens:

Figura 1:  Mulher grávida.

Fonte: http://ecx.images-amazon.com/images/I/51NQ7JX0ESL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU02_.jpg 

Acesso em 16/09/10

Figura 2: Figura de um bebê já formado.

Fonte: http://3dpregnancy.parentsconnect.com/week_content/2dstatic_big/en/pregnancy-week-19.jpg  

Acesso: 16/09/10

Figura 3: Mulher grávida.

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:Nj0AALb40ZxQWM:http://i62.photobucket.com/albums/h88/cmbester/myspace/baby%20icons/pregnancy.gif&t=1 

Acesso em 16/09/10

Figura 4: Bebê no útero da mãe.

Fonte: http://www.thebabycorner.com/images/thumbnails/phpThumb.php/400;/pregnancy-calendar/fetal-development-images/20-weeks.jpg

Acesso em:16/09/10

Com o grupo que ficar dentro de sala, inicie a seguinte discussão:

Nestas aulas vamos tratar de um tema de grande importância para os adolescentes: a gravidez na adolescência. Porém, temos de ficar atentos ao fato de que um tema como este pode gerar muita discussão e polêmica. Questões como a sexualidade precoce, irresponsabilidade e aborto são temas recorrentes quando falamos de gravidez na adolescência. É necessário, portanto, que tratemos do tema com cuidado e a devida atenção, para que a aula não se torne um campo para desentendimentos, ofensas ou preconceitos.

Abaixo estão alguns trechos escritos pela bióloga Giorgia Lay-Ang, que propõe um olhar crítico acerca do tema. O texto completo está disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm  (acesso em 16/09/10).

 "Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade".   

"O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência".

"Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil." 

Depois que os alunos lerem os trechos apresentados questione-os:

How would you feel if you knew now that you would be a father/mother?

Is it ok for you to be a father/mother being 16/17 or 18 years old?

Em seguida, peça ao outro grupo que retorne à sala. Em um círculo, os alunos que estavam do lado de fora da sala devem retomar o tema da aula: gravidez na adolescência.

O grupo que permaneceu dentro de sala deverá fazer as mesmas perguntas aos colegas e apresentar os trechos mostrados anteriormente. Depois da discussão entre os dois grupos, finalize a discussão com esta pergunta:

When do you want to be a father/mother? Why?

Deixe que os alunos respondam a essa pergunta e que se sintam à vontade para fazer qualquer tipo de comentário.

Aula 2

Vamos trabalhar com o trailer do filme Juno, lançado em 2007 pela Paris Filmes. Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K0SKf0K3bxg (acesso em 16/09/10)

Fig. 5: Cena do filme Juno.

Abaixo, a sinopse do filme:

Diferente da maioria das garotas do colégio onde estuda, Juno (Ellen Page) é uma adolescente com personalidade que vive sua própria vida, até que uma típica tarde entediante torna-se uma aventura quando decide transar com o discreto Bleeker (Michael Cera). Ao descobrir que está grávida, Juno e sua melhor amiga Leah (Olivia Thirlby) bolam um plano para encontrar os pais perfeitos para o futuro bebê. É então que elas encontram Mark e Vanessa Loring (Jason Bateman e Jennifer Garner), um abastado casal que pretende adotar seu primeiro filho. Felizmente, Juno tem o apoio do pai (J.K. Simmons) e da madrasta (Allison Janney), que depois do choque inicial de que sua filha já tem uma vida sexual com o nada viril Bleeker, decidem unir-se para ajudá-la. Mas conforme Juno se aproxima do fim da gravidez, a vida supostamente idílica de Mark e Vanessa começa a dar sinais de que não é exatamente o que parecia.

Primeiramente, escreva no quadro as seguintes palavras:

mother

9 months

doctor

boy or girl?

Em seguida, pergunte:

A que podemos associar estas palavras? (R = pregnancy)

Comente sobre a diferença entre o adjetivo pregnant (= grávida) e o substantivo pregnancy (gravidez).

Então, mostre o trailer do filme (em inglês e sem legendas) uma vez. Escreva algumas frases (abaixo) na lousa e peça que as copiem em seus cadernos. Em duplas, após terem assistido ao trailer (mais duas vezes), os alunos vão sublinhar as frases que  foram ditas durante as cenas apresentadas no vídeo. Abaixo, as respostas já estão sublinhadas.   

"Don´t tell them"

"I´m pregnant" 

"Who is the mother?"

"They have ads for parents?" 

"Hi, I´m the husband" 

"It is probably like a monkey right now"

"A comedy about live"

"Katrina is not my girlfriend" 

Em seguida, mostre aos alunos o trailer com legendas em português, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k5b2ClTxaL4  (acesso em 16/09/10)

Dando sequência, proponha uma discussão sobre o tema. Peça aos alunos que, em grupos de 3 ou 4 componentes, discutam as questões a seguir. Ao final, abra a discussão para toda a turma e encoraje todos a darem suas opiniões.  

Qual foi a reação do pai de Juno?

Os pais geralmente reagem dessa forma ao saberem que a filha adolescente está grávida?

Que tipo de dificuldades uma adolescente pode enfrentar ao ter um bebê? Pensem na vida financeira, social e familiar.

Se este filme tivesse sido gravado no Brasil, o que partes da história seriam diferentes? E quais seriam iguais?    

Aula 3

Apresente nesta aula o seguinte texto aos alunos. Ele apresenta alguns cuidados que as mulheres devem ter quando estão grávidas.

Say no to smoking and alcohol

Nicotine and alcohol can both harm your baby. And they can also make it harder to get a good night's sleep.Nicotine is a stimulant. Studies have found that smokers have less deep, restful sleep and feel less rested than nonsmokers.In contrast, alcohol makes you feel sleepy and can make it easier to fall asleep. This is deceptive, though, because alcohol tends to disrupt sleep and make you wakeful in the second half of the night.

Cut down on caffeine

Cut down on drinks and food that containcaffeine, such as coffee, tea, soda, and chocolate. Avoid them entirely in the afternoon and evening.

Drink less in the late afternoon and evening.

Drink more fluids early in the day and less in the evening. This helps reduce bathroom breaks in the middle of the night.

Avoid heavy meals and spicy foods before bedtime

Spicy foods such as chili and acidic foods such as tomatoes can causeheartburn and indigestion. So can eating a big meal too close to bedtime.If heartburn is a problem, eat lighter meals and eat them earlier. Give yourself two to three hours to digest your food before you head to bed.

Snack before bedtime to discourage morning sickness

If you're troubled by nausea, it may help to keep your stomach from becoming empty. Try nibbling on bland snacks such as crackers, especially before bedtime.

Learn how to relax

Take naps

A 30- to 60-minute nap during the day makes you more alert, sharpens memory, and generally reduces feelings of fatigue. A study by the National Sleep Foundation found that more than half of pregnant women take at least one nap during the workweek, and 60 percent take at least one weekend nap.Time your naps carefully, though. Napping too late in the day (or for too long) can interfere with your sleep at night.

Don't work out late in the day

Get your exercise early enough in the day to give your body time to wind down after a workout.Working out too close to bedtime can rev you up and even rob you of deep sleep by interfering with your natural sleep cycle. Try to finish exercising at least three to four hours before you turn in for the night.

Practice relaxation techniques

Learn about sleep-inducing techniques such as guided imagery, deep breathing, or progressive muscle relaxation.

Don't let your "worry list" worry you

Keeping paper and pen next to your bed may help relieve middle-of-the-night anxieties. When you wake up thinking about all the things you need to do the next day, write them down.If writing down your thoughts makes you worry even more, finish making your list of questions, concerns, and things to do at least an hour before bedtime. Then try to put it out of your mind until morning.

Enroll in a class

If you're anxious about labor and delivery, baby care, or breastfeeding, sign up for a class. Knowing what to expect can help put you at ease. You might also benefit from the camaraderie of other pregnant women.

Fonte:  http://www.babycenter.com/0_the-basics-of-good-sleep-during-pregnancy_7820.bc   Acesso em:16/09/10  

Após pedir uma leitura silenciosa e ler oralmente com os alunos, esclareça  as dúvidas e realce o vocabulário novo apresentado no texto:

harm your baby

nicotine

wakeful

bathroom breaks

heartburns

indigestion

take naps

fatigue

sleep-inducing techniques

Trabalhe esse vocabulário com os aprendizes. Isso facilitará o entendimento do texto. Depois questione:

Why do you think it is important to cut down the caffeine and the alcohol?

What else can you mention as an advice for pregnant women?

Enquanto os alunos respondem às perguntas feitas, deixe que eles pesquisem para complementar a lista de cuidados que as grávidas devem ter durante a gravidez. Eles poderão consultar em livros, revistas e sites. Peça-os que apresentem suas informações para o restante da turma, tendo dessa maneira, um momento de socialização do conhecimento adquirido.

Aula 4

Repasse aos alunos o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9CO5Nl_ngCo 

Acesso em 16/09/10

Esse animação, mostra de maneira divertida, quais os mitos e verdades sobre o processo de "engravidar".

Figura 6. Imagem do recurso.

Deixe que os alunos assistam ao vídeo uma vez. Na segunda exibição do vídeo, incentive os aprendizes a tomarem nota das palavras, expressões ou frases que eles entenderam. Exiba o vídeo mais uma vez.

Observação: Na segunda exibição do vídeo, transcreva as palavras escutadas pelos alunos no quadro e esclareça qualquer dúvida sobre vocabulário.

Perguntas para compreensão do vídeo:

1- What is the first probability of being pregnant, cited in the video?

2- Is it true that even outside the vagina the woman can be pregnant? Why?

3- What is the seminal pool?

4- How long does a woman take to get pregnant?

5- What is the name of the path that the sperms go to find an egg?

6- Why did women miss their menstrual period?

Corrija as perguntas e se necessário peça ajuda ao professor de Biologia de sua instituição para esclarecer como acontece a gravidez.

Aula 5

Nesta aula os alunos se prepararão para uma sabatina de perguntas envolvendo o tema proposto. Deixe os livres para pesquisarem sobre o tema "Teenage pregnancy" em vários suportes. Esclareça que eles devem procurar sobre dados brasileiros.

Peça-os que façam um texto em grupo sobre o tema. Para conseguir uma escrita satisfatória, siga os passos descritos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.  

Corrija as produções dos alunos seguindo os passos dados.

Recursos Complementares

Para o uso de dicionários bilíngues, acesse:

www.dictionary.com 

Para ter acesso a mais links sobre gravidez, visite:

http://www.brighamandwomens.org/womenshealth/online_res.aspx 

Avaliação

Para avaliar a sequência sobre gravidez, crie perguntas que deverão ser feitas oralmente. Preste atenção às informações coletadas pelos alunos durante a pesquisa feita na aula 5 para que não haja problemas como falta de informação. Divida a sala em grupos e questione um grupo por vez. Se este não souber, passe a vez de resposta à outro grupo. Avalie o desenvolvimento das respostas e a interação dos alunos durante a atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.