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Como acontece a reprodução sexuada nas plantas?

 

23/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Os ciclo reprodutivo das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
  2. Identificar e caracterizar as diferenças existentes entre os ciclos reprodutivos.  
Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber caracterizar e identificar os quatro grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas).

Estratégias e recursos da aula

Professor quer saber mais sobre reprodução sexuada nas plantas?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_sexuada  

http://www.brasilescola.com/biologia/sexuada.htm 

Atividade 1

O professor deverá iniciar a aula lançando alguns questionamentos:

  1. Qual a importância da reprodução para os seres vivos?
  2. Como as plantas se reproduzem?
  3. Temos 4 grupos vegetais, será que todos se reproduzem da mesma forma?

À medida que os alunos forem respondendo o professor poderá anotar na lousa as respostas, para em seguida discuti-las. O professor durante as respostas deverá fazer intervenções, valorizando sempre a resposta dos alunos.   

Atividade 2

Agora que os alunos já reconhecem a importância da reprodução sexuada para os vegetais. O professor poderá apresentar em transparências o ciclo reprodutivo de cada grupo vegetal, lembrando de mencionar que existem as formas assexuadas de reprodução. Além disso, o professor poderá ir comparando os ciclos reprodutivos, estimulando os alunos a apontarem semelhanças e diferenças entre eles.

Professor, se possível, resgate as respostas apresentadas pelos alunos na atividade 1. Durante as intervenções nos ciclos reprodutivos instigue os alunos a participarem.

*Dica: se o professor preferir poderá montar os ciclos utilizando EVA ou massinha de modelar. Uma alternativa é convidar os alunos para participar da confecção do material.   

Peça aos alunos que façam pequenos textos, esquemas ou desenhos sintetizando cada ciclo reprodutivo.

Depois de terem percorrido os esquemas de reprodução dos quatro grupos vegetais, o professor poderá apresentar apenas as imagens dos ciclos (cobrindo setas ou numerações indicativas) e solicitar aos alunos que expliquem com suas palavras a reprodução de cada grupo vegetal. Essa dinâmica permitirá ao professor elencar os pontos que precisam ser discutidos novamente.

Esquema A. Fonte: RAVEN, Peter H. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogam, 2001.

Legenda do esquema A: 1. Os esporos, ao caírem no solo, podem originar plantas masculinas e femininas. 2. Na presença de água, a planta masculina libera os anterozóides. 3.Os anterozóides podem encontrar a planta feminina. 4. Ocorrendo a fecundação, uma nova planta é formada.

Esquema B: Fonte: RAVEN, Peter H. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogam, 2001.

Legenda do Esquema B: 1. Liberação dos esporos de dentro dos soros. 2. Se caírem num substrato adequado, os esporos germinam, dando origem ao prótalo. 3. No prótalo, ocorre produção de gametas masculinos e femininos. A união desses gametas origina o embrião. 4. O desenvolvimento do embrião dá origem a uma nova planta.

Esquema C: Fonte: RAVEN, Peter H. et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogam, 2001.

Legenda do Esquema C: 1. Os grãos de pólen produzidos pelos estróbilos masculinos chegam até os estróbilos femininos transportados pelo vento. 2. Formação das sementes. 3. A semente, ao cair no solo, pode germinar. 4. Uma nova planta é originada.

Esquema D: Fonte: CAMPRELL, Neil et. al. Biology. 5 ed. Menlo Park: Benjamin/Cummings, 1999.

Atividade 3: Construindo um glossário com termos de reprodução sexuada das plantas

Devemos reconhecer que a reprodução sexuada das plantas envolve uma série de nomes, que causam confusões ou mesmo levam os alunos a pensarem que devem memorizar todos eles. Isso é uma inverdade! O importante é que entendam como acontece a reprodução nos diferentes grupos vegetais.

Por isso para finalizar a temática sugerimos que o professor proponha aos alunos a elaboração de um glossário com os termos que foram aprendidos sobre a reprodução sexuada das plantas. Nesse glossário os alunos além de conceituar os termos, também poderão ilustrar com desenhos ou esquemas. O professor deverá permitir que os alunos utilizem o glossário para fazer consultas durante a aula.

*Dica: professor não deixe que os alunos copiem as definições do livro didático, incentive-os para que criem suas próprias definições. Sugira que utilizem as anotações feitas durante a aula.     

*Sugestão: Posteriormente esse glossário continuará ser preenchido com termos sobre a reprodução assexuada das plantas.

Sugestões de para trabalho interdisciplinar:

Artes: O professor poderá auxiliar na construção dos modelos dos ciclos reprodutivos.   

Língua Portuguesa: O professor poderá ajudar na elaboração e correção dos textos referentes aos ciclos reprodutivos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções. O professor acompanhará a leitura das produções dos alunos, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.

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