Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUZINDO TEXTO A PARTIR DE IMAGENS DE JORNAL: UM PRETEXTO PARA A LEITURA E A ESCRITA.

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar um texto para o jornal a partir de uma imagem;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Ler e apresentar o texto produzido para seus colegas;
  • Selecionar textos jornalísticos, de seu interesse para montar o Jornal mural da sala;
  • Criar o habito de leitura;
  • Relacionar a notícia com a  realidade cotidiana.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 min – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de pequenos textos. Faça uma sondagem para verificar o que eles conhecem sobre jornais.  

Estratégias e recursos da aula

Como o  jornal é um suporte textual, ele apresenta várias seções, com textos que apresentam diferentes características, ou seja, tem finalidades diferentes.
   Assim,  o “suplemento” ou seção infantil possui um formato que atende ao seu público, da mesma forma outros suplementos são escritos levando-se em conta o seu público alvo, como a seção de esportes, cultura e outros.

   Planejamos três momentos, tendo em vista os objetivos preestabelecidos,  porém ao longo das atividades podem surgir novas demandas e ocorrer desdobramentos ou alterar o tempo previsto.

  • Motivando: dinâmica Explorando as imagens;
  • Trabalho em grupo;
  • Carta enigmática;
  • Montando o jornal  mural;

Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:

  • Diversos Jornais usados com diferentes cadernos, ou seções;
  • Artigos da internet, impressos;
  • Folhas em branco;
  • Caderno;
  • Sítios da internet;
  • Laboratório de Informática;
  • Papel pardo para o mural.
  • Tesoura, cola, pincéis.   

1º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

       Professor, caso a sua turma seja de Ensino Fundamental  Inicial  selecione “cadernos”,  seções  ou suplementos infantis de jornais usados e leve para sala, mas se trabalha com EJA, selecione seções com temas relacionados ao cotidiano adulto, ou verifique o eixo de maior interesse da turma.
       No dia anterior solicite aos alunos que tiverem jornais usados em casa para trazerem para sala.

MOTIVANDO:  IMAGENS  DO  NOSSO COTIDIANO 

      Para despertar o interesse de seus alunos, discuta com eles sobre a importância das imagens no mundo atual.
      Questione-os sobre onde encontramos imagens (elas estão em todos os lugares; nas propagandas, painéis, fachadas, livros, jornais, internet, televisão e outros).
      Faça um exercício;

Questione se eles se lembram de alguma imagem marcante.
Por que ela lhe chamou a atenção.
Deixe que todos falem.

Fonte da imagem: CD Clipart-vol 5

MEMORIZANDO A IMAGEM

       Professor, busque dosar as atividades, distribua ao longo da semana, assim não fica cansativo para os alunos.
       Procure nos suplementos infantis, uma imagem que você considera  ser interessante para os alunos do Ensino Fundamental Inicial, mas para as turmas da EJA, pesquise nos suplementos que trazem notícias diversas, com conteúdo para jovens e adultos.

  1. Solicite que todos fiquem atentos e mostre rapidamente a imagem;
  2. Pergunte-lhes sobre os elementos que visualizaram na imagem. Exemplo: que lugar é mostrado?  A imagem mostra uma paisagem ou um ambiente fechado? Tem algum personagem, pessoas ou animais? Quais são? É dia ou noite?
  3. Procure registrar na lousa as respostas;
  4. Organize-os em grupos e solicite que reconstruam a imagem que viram, com a ajuda de todos os componentes, mas não mostre novamente, pois eles tem que resgatar  a imagem que visualizaram e buscar representá-la;
  5. Depois que terminarem,  fixar os desenhos na lousa para que todos possam observar;
  6. Mostre a imagem novamente para que eles comparem com os desenhos que fizeram;
  7. Liste os elementos comuns às duas ilustrações;
  8. Discuta sobre a importância da percepção visual;   

TRABALHANDO EM GRUPO:

       Organize os alunos em grupos heterogêneos, ou seja, compostos com  alunos de diferentes níveis de desenvolvimento.

       Distribua diversos jornais para os grupos e solicite que recortem  uma imagem: desenhos, quadrinhos (tirinhas), caricaturas, charges ou fotos que considerarem interessante.

       É fundamental entendermos  a finalidade das imagens no contexto em que vivemos, por isso explique-lhes que a imagem (ilustração, foto ou outros) utiliza-se da  linguagem visual, ou seja, por meio da imagem o autor comunica sua idéia como por exemplo:
vender um produto, denunciar, divulgar, ilustrar, chamar a atenção, despertar sentimentos dentre outras.

- Solicite que troquem as imagens que recortaram  com os outros grupos, ou seja, quem selecionou a imagem não vai utilizá-la, assim não terá a interferência do texto escrito, caso tenha.

- Distribua folhas em branco para que eles colem a imagem selecionada e criem o seu texto a partir da interpretação dela.  Eles poderão criar:

  • Notícia;
  • História em quadrinhos;
  • História (narrativa);
  • Anúncio;
  • Propaganda ou outro.

      

 Depois que terminarem solicite que leiam para os colegas como se tivessem apresentando, observando: entonação de voz, postura, pontuação.
       A socialização também é uma etapa muito importante, pois além de trabalhar a leitura, permite ao aluno avaliar  sua produção, ou seja, perceber repetição de palavras, frases sem sentido, falta de pontuação e outros.

       Os grupos que recortaram a imagem que tem o texto referente a ela, poderão apresentá-lo para a sala, assim os alunos poderão observar se as leituras das imagens que os colegas fizeram são diferentes do texto original, pois dependem do olhar, do conhecimento de mundo, da interpretação de  quem as vê.

2º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

CARTA ENIGMÁTICA

1- A carta enigmática é uma atividade que permite associar a leitura de imagem com a leitura escrita.

       1.1- Escolha uma notícia do jornal e retire a idéia principal.

       1.2- Crie uma carta enigmática, utilizando desenhos ou figuras recortadas do jornal para expressar a notícia.

       1.3- Reproduza para que eles possam decifrá-la.

2- Outra possibilidade e pedir que eles criem a sua própria carta enigmática, para isso devem escolher uma notícia do jornal  e trocar algumas palavras por desenhos ou símbolos. Podem utilizar símbolos e desenhos recortados do próprio jornal, depois  trocar entre si para que os colegas decifrem a sua carta.

       Se for possível, leve seus alunos ao laboratório de informática e acesse o sítio do Menino Maluquinho, nele você encontra além de várias brincadeiras uma carta enigmática para os alunos decifrarem; 
Acesso em 16/09/2010: http://www.meninomaluquinho.com.br/jogos/default.asp.

       Se quiser poderá reproduzir algumas cartas enigmáticas para que eles entendam sua estrutura.
       Veja alguns exemplos de cartas enigmáticas:

Fonte: http://sites.google.com/site/internalba/carta-enigmatica 
Acesso em 16/09/2010.

  
Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com/2010/06/carta-enigmatica-copa.html 
Acesso em 16/09/2010.

3º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

       Professor, agora que os alunos conhecem melhor o jornal e como ele se organiza, proponha que eles criem o  JORNAL MURAL, este jornal  tem como objetivo socializar as notícias relativas ao cotidiano da escola; o que está acontecendo na sala e na escola.

       - Você pode sugerir que sejam criadas algumas seções, tais como:


Fonte da imagem do jornal: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1276&bih=627&q=jornal&gbv=2&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=JORNAL&gs_rfai= 
Acesso em 16/09/2010.

       Este é um excelente recurso para desenvolver habilidades de leitura e de escrita e criar o habito de leitura, pois parte de situações reais e conta com o envolvimento dos alunos em todas as etapas. Esta atividade  não se limita a uma aula, mas deve ser trabalhada ao longo do semestre ou enquanto tiver interesse do grupo.   

ETAPAS IMPORTANTES PARA CRIAÇÃO DO JORNAL   

Estabeleça equipes de trabalho e delegue funções;

  •        Cada equipe ficará responsável por uma seção do jornal, para isso deve investigar,  produzir e divulgar a notícia no jornal mural, mas antes deve ser lido por todos do grupo;
  •        Procure orientar a produção escrita dos alunos, buscando evitar problemas graves na tessitura textual, ou erros ortográficos sérios, pois será lido por diversas pessoas da escola, e mesmo sabendo que eles estão em processo de alfabetização e sabendo que muitos ainda não estão na fase ortográfica da escrita, não devemos expor  trabalhos com questões graves na escrita, isto pode causar constrangimentos para alguns alunos;
  •        Um recurso interessante para a consolidação da aprendizagem é a reescrita dos textos dos alunos, é o momento do confronto da tentativa da escrita, com a escrita convencional;
  •        Outra possibilidade também, é a criação do Jornal Mural com as notícias selecionadas pelos alunos a partir dos jornais, sem necessariamente os alunos criarem.
Recursos Complementares

Este vídeo apresenta uma breve introdução sobre a importância da leitura de imagem na sala de aula:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens-431334.shtml

 Acesso em 16/09/2010.

 http://www.slideshare.net/IrisE/linguagem-visual
Acesso em 16/09/2010.

Avaliação

              Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe um acompanhamento no desenvolvimento das atividades, para isso é importante que você tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja observe na atividade em grupo se todos foram capazes de criar um texto para o jornal a partir da imagem que selecionaram. 

       Verifique também se conseguiram ler e apresentar a notícia que elaboraram. Ao elaborar o jornal mural verifique se eles conseguem relacionar a notícia com o cotidiano que eles vivem.              

Observe a reescrita dos textos no mural, se estão usando este recurso para consolidar a aprendizagem da escrita.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • kenia, U.I.Japiaçu , Maranhão - disse:
    ariadnakenia@hotmail.com

    24/01/2013

    Cinco estrelas

    muito bem elaborada.


  • Alba Regina de Oliveira Moreira, C.E.Sérvulo Mello. Silva Jardim.R.J. , Rio de Janeiro - disse:
    alba.moreira@ig.com.br

    09/12/2011

    Cinco estrelas

    Também sou professora e gostei da aula.Hoje sou Historiadora, Pedagoga e Psicopedagoga.Trabalho com Ensino Médio,mas, já atuei no 1° segmento e com turmas do Curso Normal.Ah! estudei no Zélia Gisner, tuma de 1972.Beijos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.