22/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de pequenos textos. Faça uma sondagem para verificar o que eles conhecem sobre jornais.
Como o jornal é um suporte textual, ele apresenta várias seções, com textos que apresentam diferentes características, ou seja, tem finalidades diferentes.
Assim, o “suplemento” ou seção infantil possui um formato que atende ao seu público, da mesma forma outros suplementos são escritos levando-se em conta o seu público alvo, como a seção de esportes, cultura e outros.
Planejamos três momentos, tendo em vista os objetivos preestabelecidos, porém ao longo das atividades podem surgir novas demandas e ocorrer desdobramentos ou alterar o tempo previsto.
Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:
1º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
Professor, caso a sua turma seja de Ensino Fundamental Inicial selecione “cadernos”, seções ou suplementos infantis de jornais usados e leve para sala, mas se trabalha com EJA, selecione seções com temas relacionados ao cotidiano adulto, ou verifique o eixo de maior interesse da turma.
No dia anterior solicite aos alunos que tiverem jornais usados em casa para trazerem para sala.
MOTIVANDO: IMAGENS DO NOSSO COTIDIANO
Para despertar o interesse de seus alunos, discuta com eles sobre a importância das imagens no mundo atual.
Questione-os sobre onde encontramos imagens (elas estão em todos os lugares; nas propagandas, painéis, fachadas, livros, jornais, internet, televisão e outros).
Faça um exercício;
Questione se eles se lembram de alguma imagem marcante.
Por que ela lhe chamou a atenção.
Deixe que todos falem.
Fonte da imagem: CD Clipart-vol 5
MEMORIZANDO A IMAGEM
Professor, busque dosar as atividades, distribua ao longo da semana, assim não fica cansativo para os alunos.
Procure nos suplementos infantis, uma imagem que você considera ser interessante para os alunos do Ensino Fundamental Inicial, mas para as turmas da EJA, pesquise nos suplementos que trazem notícias diversas, com conteúdo para jovens e adultos.
TRABALHANDO EM GRUPO:
Organize os alunos em grupos heterogêneos, ou seja, compostos com alunos de diferentes níveis de desenvolvimento.
Distribua diversos jornais para os grupos e solicite que recortem uma imagem: desenhos, quadrinhos (tirinhas), caricaturas, charges ou fotos que considerarem interessante.
É fundamental entendermos a finalidade das imagens no contexto em que vivemos, por isso explique-lhes que a imagem (ilustração, foto ou outros) utiliza-se da linguagem visual, ou seja, por meio da imagem o autor comunica sua idéia como por exemplo:
vender um produto, denunciar, divulgar, ilustrar, chamar a atenção, despertar sentimentos dentre outras.
- Solicite que troquem as imagens que recortaram com os outros grupos, ou seja, quem selecionou a imagem não vai utilizá-la, assim não terá a interferência do texto escrito, caso tenha.
- Distribua folhas em branco para que eles colem a imagem selecionada e criem o seu texto a partir da interpretação dela. Eles poderão criar:
Depois que terminarem solicite que leiam para os colegas como se tivessem apresentando, observando: entonação de voz, postura, pontuação.
A socialização também é uma etapa muito importante, pois além de trabalhar a leitura, permite ao aluno avaliar sua produção, ou seja, perceber repetição de palavras, frases sem sentido, falta de pontuação e outros.
Os grupos que recortaram a imagem que tem o texto referente a ela, poderão apresentá-lo para a sala, assim os alunos poderão observar se as leituras das imagens que os colegas fizeram são diferentes do texto original, pois dependem do olhar, do conhecimento de mundo, da interpretação de quem as vê.
2º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
CARTA ENIGMÁTICA
1- A carta enigmática é uma atividade que permite associar a leitura de imagem com a leitura escrita.
1.1- Escolha uma notícia do jornal e retire a idéia principal.
1.2- Crie uma carta enigmática, utilizando desenhos ou figuras recortadas do jornal para expressar a notícia.
1.3- Reproduza para que eles possam decifrá-la.
2- Outra possibilidade e pedir que eles criem a sua própria carta enigmática, para isso devem escolher uma notícia do jornal e trocar algumas palavras por desenhos ou símbolos. Podem utilizar símbolos e desenhos recortados do próprio jornal, depois trocar entre si para que os colegas decifrem a sua carta.
Se for possível, leve seus alunos ao laboratório de informática e acesse o sítio do Menino Maluquinho, nele você encontra além de várias brincadeiras uma carta enigmática para os alunos decifrarem;
Acesso em 16/09/2010: http://www.meninomaluquinho.com.br/jogos/default.asp.
Se quiser poderá reproduzir algumas cartas enigmáticas para que eles entendam sua estrutura.
Veja alguns exemplos de cartas enigmáticas:
Fonte: http://sites.google.com/site/internalba/carta-enigmatica
Acesso em 16/09/2010.
Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com/2010/06/carta-enigmatica-copa.html
Acesso em 16/09/2010.
3º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
Professor, agora que os alunos conhecem melhor o jornal e como ele se organiza, proponha que eles criem o JORNAL MURAL, este jornal tem como objetivo socializar as notícias relativas ao cotidiano da escola; o que está acontecendo na sala e na escola.
- Você pode sugerir que sejam criadas algumas seções, tais como:
Fonte da imagem do jornal: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1276&bih=627&q=jornal&gbv=2&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=JORNAL&gs_rfai=
Acesso em 16/09/2010.
Este é um excelente recurso para desenvolver habilidades de leitura e de escrita e criar o habito de leitura, pois parte de situações reais e conta com o envolvimento dos alunos em todas as etapas. Esta atividade não se limita a uma aula, mas deve ser trabalhada ao longo do semestre ou enquanto tiver interesse do grupo.
ETAPAS IMPORTANTES PARA CRIAÇÃO DO JORNAL
Estabeleça equipes de trabalho e delegue funções;
Este vídeo apresenta uma breve introdução sobre a importância da leitura de imagem na sala de aula:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens-431334.shtml
Acesso em 16/09/2010.
http://www.slideshare.net/IrisE/linguagem-visual
Acesso em 16/09/2010.
Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe um acompanhamento no desenvolvimento das atividades, para isso é importante que você tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja observe na atividade em grupo se todos foram capazes de criar um texto para o jornal a partir da imagem que selecionaram.
Verifique também se conseguiram ler e apresentar a notícia que elaboraram. Ao elaborar o jornal mural verifique se eles conseguem relacionar a notícia com o cotidiano que eles vivem.
Observe a reescrita dos textos no mural, se estão usando este recurso para consolidar a aprendizagem da escrita.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/01/2013
Cinco estrelasmuito bem elaborada.
09/12/2011
Cinco estrelasTambém sou professora e gostei da aula.Hoje sou Historiadora, Pedagoga e Psicopedagoga.Trabalho com Ensino Médio,mas, já atuei no 1° segmento e com turmas do Curso Normal.Ah! estudei no Zélia Gisner, tuma de 1972.Beijos.