Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O reino Plantae: características e classificação

 

29/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer a diversidade de plantas que existem e enumerar as diferenças existentes entre elas.
  2. Classificar as plantas a partir de suas diferenças.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber identificar o que caracteriza os seres vivos. Além disso, conhecer os critérios de classificação dos seres vivos nos 5 reinos (Monera, Protista, Fungo, Planta e Animal).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Laboratório de Sensações

Primeiramente o professor deverá proporcionar um momento de sensibilização aos alunos. Para isso sugerimos que utilize a atividade prática descrita abaixo, que permitirá que os alunos utilizem dos 5 sentidos (tato, olfato, paladar, audição, visão) para entrar em contato com as plantas.   

Objetivo: Conhecer e identificar as plantas utilizando os 5 (cinco sentidos) que são: olfato, paladar, visão, tato e audição.   

Material:

  • Ervas ‘in natura’ - Alecrim - Erva Cidreira - Hortelã
  • Copos descartáveis
  • Vendas para os olhos Garrafas térmicas
  • Garrafa Pet transparente
  • Papel e lápis para anotações
  • Bancada ou mesa para exposição dos materiais   

Procedimentos: Preparo do material

  1. Fazer um chá com cada uma das ervas, totalizando 3 chás. Colocar cada um em uma garrafa térmica e identificar com letras A, B, C.
  2.  Colocar os chás também nas garrafas pet transparentes, identificando com as letras A, B, C. Importante: não pode ser a mesma sequência utilizada nas garrafas térmicas.
  3. Sobre uma mesa ou bancada disponibilizar amostras das 3 ervas, identificando com as letras A, B, C. Disponibilizar também as garrafas térmicas e pet com chás, as vendas para os olhos e os copinhos descartáveis.   ·        

A dinâmica da atividade:

  1. Os alunos deverão percorrer a bancada ou mesa tendo em mãos uma folha em branco, lápis e borracha.
  2. Primeiramente o aluno deve ver as ervas ‘in natura’. Nesse momento o professor deve estimular o aluno a cheirar e tocar as folhas, permitindo assim que ele tente descobrir qual é a erva. As anotações deverão ser realizadas em todos os momentos da atividade.
  3. Em seguida, o aluno poderá observar as garrafas pet com os chás e tentar associar a cor observada com as ervas que foram tocadas e cheiradas.
  4. Para encerrar a atividade, o aluno com os olhos vendados e com a ajuda do professor experimentará os chás e tentará associar com as etapas anteriores. Lembrando sempre de anotar para depois conferirem as combinações de letras das três etapas.  

 Importante:

*O professor deverá ter anotado a sequência que utilizou em cada etapa, para que depois apresente aos alunos e confiram com os resultados obtidos por eles.

*Na etapa três os alunos estarão de olhos vendados por isso o professor deverá servir os chás, impedindo assim que incidentes ocorram. O chá pode estar em temperatura ambiente.

*As ervas sugeridas podem ser alteradas de acordo com a disponibilidade do local onde a atividade será realizada. O professor deve estar atento a utilizar ervas que sejam conhecidas dos alunos. Faça uma pesquisa antes!   

Atividade adaptada do trabalho: FARIA, R. L.; CUSTÓDIO, L. N.; RODRIGUES, F. F. S; JACOBUCCI, D. F. C.; OLIVEIRA-CARMO, R. Aprendendo Botânica Através dos Cinco Sentidos. In: 59º CONGRESSE NACIONAL DE BOTÂNICA, 2008.  

Atividade disponível em: http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/erratas/Errata_Ensino_de_Botanica.pdf. Acesso em: 20/10/2010.

Atividade 2: Investigando as plantas

  • Pátio ou jardins da escola

Depois do primeiro contato dos alunos com as plantas realizado na atividade do Laboratório das Sensações (atividade 1), o professor poderá  organizar visitas de observações no pátio e jardins da escola para que emerjam discussões sobre a diversidade de plantas e suas características. Durante as visitas poderão ser elencados pelo professor alguns questionamentos.

Sugestão de questionamentos:

  1. Quais são as plantas que vocês estão vendo?
  2. Todas possuem as mesmas cores, tamanhos? O que muda?
  3. Vocês já conheciam algumas dessas plantas?  

*Dica: professor incentive o seu aluno a ser um investigador. Peça aos alunos que registrem todas as observações utilizando desenhos, esquemas ou textos.

Para encerrar a visita de observação o professor poderá propor aos alunos que façam um círculo para apresentarem os dados coletados. Nesse momento também poderão surgir curiosidades sobre as plantas observadas na escola ou outras que os alunos têm contato no cotidiano.

*Sugestão: professor antes de realizar essa atividade faça uma visita de reconhecimento ao espaço que será utilizado. Assim, durante a visita você estará preparado para responder as dúvidas dos alunos ou despertá-los para fatores despercebidos.    

  • Na sala de aula

Retornando a sala de aula o professor deverá resgatar a discussão sobre as plantas, será o momento de colocá-los para pensar na importância das plantas. Sugerimos que o professor faça duas perguntas aos alunos:

1)   Qual a importância dos vegetais no seu dia-a-dia?

2)   Cite exemplos de vegetais que você conhece, diferentes do que observamos durante a visita.  

Essas questões deverão ser respondidas individualmente no caderno. Em seguida, o professor poderá pedir aos alunos que leiam suas respostas. Diante das respostas dos alunos, que certamente trarão informações relevantes, o professor poderá fazer as intervenções que julgar necessário. Acreditamos que essa atividade despertará o reconhecimento dos alunos para a diversidade de plantas existentes e sua importância.

*Sugestão: professor se precisar utilize os vídeos indicados abaixo para enriquecer ainda mais o debate.

Fitoterapia

http://www.youtube.com/watch?v=IqVALhKxvqs&feature=related  

Plantas do Cerrado

http://www.youtube.com/watch?v=CGGxcDdEe_4 

  • Compartilhando conhecimentos

Professor organize os alunos em equipes com 5 integrantes. Peça aos alunos que consultando os registros e observações das atividades anteriores elaborem 5 afirmações que podem ser verdadeiras ou falsas. O jogo terá 5 rodadas, em cada uma 1 aluno será o líder. O líder tem a função de ler a afirmação para as outras equipes. Após a leitura da afirmação o professor poderá dar sinal para que as equipes levantem a mão. A equipe que levantar a mão primeiro terá o direito de responder se a afirmação é falsa ou verdadeira, se for falsa terá que corrigi-la. O professor será o juiz e indicará quem tem o direito de resposta. A equipe que ao término das afirmações tiver o maior número de acertos será a vencedora. Se a equipe que responder a questão não souber corrigi-la, outro grupo poderá responder.  

Atividade 3

Para finalizar a temática "O reino Planta: características e classificação" o professor poderá organizar uma bancada com representantes dos quatro grupos de vegetais identificando todos eles com o nome popular e o científico. Tentando expor na bancada no mínimo dois representantes de cada grupo vegetal, no caso das Angiospermas o professor poderá expor um número maior de representantes.

*Dica: se não for possível expor representantes de todos os grupos, leve imagens para que os alunos possam observar e identificar as semelhanças e diferenças com os representantes dos demais grupos vegetais.

Representantes de Briófitas

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_zPp3zxa3eTc/TCz4-OivrDI/AAAAAAAAAJE/0Yll9SlZruk/s1600/multiflorafernandopolis,+briofitas+1.jpg 

Representantes de Pteridófitas

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_VXy1GKYtDQo/TAlOcpBtleI/AAAAAAAACQM/f6n4P3qYg-4/s320/pteridofitas1.jpg

Representante de Gimnospermas

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/imagens/pinus-sylvestris.jpg

Representante de Angiospermas 

Fonte: http://rosinhamonkees.com/wp-content/images/macieira.jpg 

É importante que os alunos possam caminhar e tocar em todo o material exposto na bancada. Professor instrua seus alunos a terem cuidado para não danificar o material.

O professor poderá construir um quadro (modelo abaixo) para ser utilizado pelos alunos durante a atividade. Sugerimos que o mesmo quadro seja impresso nos dois lados da folha A4. Por que imprimir nos dois lados da folha? Inicialmente os alunos deverão percorrer a bancada e preencherem o quadro resgatando seus conhecimentos prévios, sem a intervenção do professor. Depois de preencherem o quadro, o professor poderá solicitar que socializem as respostas, nesse momento é importante dar espaço para que os alunos façam sugestões, correções, etc.

Durante a socialização dos alunos e mesmo depois o professor deverá fazer intervenções sobre as características dos representantes expostos nas bancadas e suas classificações. Em seguida, o professor poderá solicitar aos alunos que preencham novamente o quadro (em branco) agora resgatando além dos conhecimentos prévios, as discussões feitas em sala de aula e as intervenções do professor. O professor se preferir poderá desenhar o quadro na lousa e preencher juntamente com seus alunos. 

*Modelo de quadro:

Grupos Vegetais

Briófitas     

Pteridófitas

Gimnospermas

Angiospermas

*Sugestão: que os alunos façam desenhos no primeiro espaço do quadro e observações escritas no segundo quadro.  

Grupos Vegetais

Briófitas      

Briófitas      

Pteridófitas

Angiospermas

Os alunos deverão guardar o material produzido por eles para estudos ou consultas posteriores.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções. O professor acompanhará a leitura das produções dos alunos, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.