Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Inclusion and diversity

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Falar sobre discriminação em contextos diversos
  • Expandir o vocabulário sobre formas de discriminação
  • Contrastar sons em palavras que rimam
  • Aplicar estratégias de leitura: poema
Duração das atividades
4 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio específico para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Essa aula foi adaptada da atividade Celebr8 by Levi Tafari do site da BBC:

http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit/celebr8-levi-tafari - acesso em 20/11/10

Para essa aula você precisará imprimir as atividades disponíveis no link abaixo. Selecione o arquivo chamado Celebr8_Kit.pdf e faça uma cópia para cada grupo de quatro alunos. Você irá distribuir as páginas desse arquivo gradativamente.

 http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit/celebr8-levi-tafari - acesso em 20/11/10

Organize os alunos em grupos de quatro pessoas e distribua a primeira página do arquivo de atividades.

Escreva no quadro a palavra:

DISCRIMINAÇÃO 

Na primeira atividade leia a lista de temas que são possíveis causadores de discriminação entre pessoas e certifique-se de que os alunos entenderam o significado de todos. Agora peça aos grupos que discutam as formas de discriminação existentes na nossa sociedade.

Agora leia juntamente aos alunos as frases nos balões da atividade quatro e certifique-se de que eles entenderam todas. Em seguida peça aos grupos que decidam qual o tipo de discriminação está sendo expressado nessas frases. Após alguns minutos peça aos grupos que comparem suas respostas e então abra a discussão para a classe toda compartilhar sua opinião.

Distribua a segunda página do arquivo de atividades e oriente os grupos a relacionarem o vocabulário dado na primeira coluna da atividade um à segunda coluna de acordo com o significado dessas palavras. Explique que metade das palavras já está relacionada corretamente, mas que eles deverão encontrar a metade que está incorreta e corriji-la. Monitore e ajude à medida que for necessário.

Os alunos poderão usar um dicionário online para olhar as palavras desconhecidas.

Sugestão de dicionário inglês-português:

http://translation.babylon.com/

Sugestão de dicionário inglês/inglês:

http://www.thefreedictionary.com/

(ambos acessados em 20/11/10)

Para a chave de respostas dessa e das próximas atividades imprima o arquivo chamado Celebr8_Key.pdf disponível em:

 http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit/celebr8-levi-tafari - acesso em 20/11/10

Aula 2

Nessa aula iremos trabalhar com um poema sobre diversidade e inclusão chamado CELEBR8. Esse poema foi escrito por Levi Tafari, um escritor de Liverpool que tem origens Jamaicanas. Para isso peça aos alunos que se agrupem como na aula anterior e peguem a segunda folha de atividades. Iremos fazer a segunda atividade que é de ouvir o poema sendo recitado e identificar entre duas palavras a que é dita.

Professor, ouça a gravação com antecedência e certifique-se de que você saberá pronunciar todas as palavras da atividade. Você precisará fazer uma repetição dessas palavras com os alunos antes da atividade para que eles sejam capazes de identificá-las enquanto ouvem o poema ser recitado. Leia as palavras em voz alta e peça aos alunos que repitam depois de você.

Agora toque a gravação do poema sendo recitado disponível em:

http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit/celebr8-levi-tafari - acesso em 20/11/10

Toque quantas vezes for necessário para que os alunos consigam identificar a palavra certa. Peça aos alunos que comparem suas respostas e em seguida corrija com a turma.

Distribua a terceira folha de atividades. Agora que os alunos já ouviram o poema algumas vezes é possível que saibam reconstruir seu refrão. Peça aos grupos que tentem lembrar das palavras que estão faltando na atividade três. Após alguns minutos peça aos grupos que comparem suas respostas às de outro grupo de forma que a turma consiga reconstruir o máximo possível desse refrão.

Em seguida corrija com a turma.

Aula 3

Comece a aula perguntando aos alunos se eles consideram nossa sociedade inclusiva. Para que eles visualizem mais claramente o assunto a ser discutido mostre-lhes o seguinte vídeo sobre exclusão e inclusão:

http://www.youtube.com/watch?v=FFO72IGBsNE - acesso em 20/11/10

Para dar sequência às atividades sobre o tema inclusão, exclusão e diversidade iremos propor uma discussão baseada em anúncios de emprego na Inglaterra. Nas páginas 4 à 8 você encontra anúncios de emprego de nove instituições inglesas os quais você deverá cortar de forma que cada anúncio fique em uma folha separada. Organize a classe em nove grupos e entregue um anúncio para cada. A página 9 do arquivo de atividades é um quadro de perguntas sobre os anúncios o qual você deverá imprimir e entregar um a cada grupo.

Link para o arquivo de atividades chamado Celebr8_Kit.pdf:

http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit/celebr8-levi-tafari - acesso em 20/11/10

Os grupos deverão analisar cuidadosamente seus anúncios para em seguida responder às perguntas no quadro que você distribuiu. Essa atividade será feita de forma colaborativa, ou seja, cada grupo irá responder às perguntas do quadro considerando as informações da sua instituição e no final os grupos irão decidir entre as instituições aquela que pode ser considerada mais inclusiva.

Aula 4

Leve para a sala de aula folhas de papel craft, pincéis coloridos e revistas velhas para serem recortadas. Nessa aula iremos fazer um mural sobre diversidade e inclusão.

Imprima o poema CELEBR8 de Levi Tafari disponível no arquivo celebr8_text.pdf no link abaixo:

http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit/celebr8-levi-tafari - acesso em 20/11/10

Distribua uma cópia para cada grupo de quatro alunos que deverão trabalhar juntos para fazer um cartaz ilustrando o poema. Peça aos alunos que leiam o poema silenciosamente circulando as palavras desconhecidas. Em seguida oriente-os a pesquisarem essas palavras em um dicionário online.

Sugestão de dicionário inglês-português:

http://translation.babylon.com/

Sugestão de dicionário inglês/inglês:

http://www.thefreedictionary.com/   

(ambos acessados em 20/11/10)

Você pode tocar o áudio do poema sendo recitado mais uma vez e pedir que os alunos acompanhem enquanto ouvem. Áudio disponível em:

http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit/celebr8-levi-tafari - acesso em 20/11/10

Encoraje os grupos a buscarem imagens que remetam à inclusão e diversidade nas revistas ou até mesmo a fazerem desenhos. Eles deverão colar essas imagens e selecionar trechos que mais gostaram do poema para escrever em seus cartazes. Ao final, escreva o título do mural e disponha os cartazes na parede com a ajuda dos estudantes.

 

Recursos Complementares

Para mais informações sobre inclusão social, acesse:

http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-social.htm

http://www.meuartigo.brasilescola.com/sociologia/acoes-afirmativas-politicas-publicas-inclusao-social.htm

Para mais informações sobre diversidade cultural brasileira, acesse:

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm

(todos os sites foram acessados em 20/11/10)

Avaliação

Avalie o interesse e participação dos alunos nas discussões e os cartazes produzidos na aula 4.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • clodoaldo , Colégio Castro Alves , Paraná - disse:
    clogabigea@hotmail.com

    09/10/2011

    Quatro estrelas

    very good! that's great. it's a very good class to work diversity.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.