Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aves em Extinção

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  Conhecer a causa da extinção de algumas aves;

 Conhecer o modo de vida de algumas aves;

 Desenvolver atitudes de preservação da vida no planeta.

Duração das atividades
6 horas e 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O/a professor/a mostra a foto de uma ave em extinção e pergunta às crianças: o que significa a palavra extinção? O que vocês sabem e desejam aprender sobre as aves em extinção?

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01- Pesquisando sobre aves em extinção.

1º momento

- Após o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças, inicie o estudo realizando com elas uma pesquisa em enciclopédias, internet, revistas, jornais, vídeos e outros suportes textuais. 

Sugestão de livros:

-> 100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil - Sávio Freire Bruno

-> Livro Vermelho da Fauna brasileira - Ministério do Meio Ambiente

-> Animais Brasileiros: Ameaçados de Extinção - Glaucia Lombardi

2º momento

 - Inicie o estudo selecionando e lendo os textos que tratam da temática.

Atividade 02 – Produção de uma lista  

1º momento

– Organize com as crianças uma lista contendo o nome de algumas aves em extinção.  

2º momento

- Após a escrita e leitura da lista das aves em extinção, solicitar que as crianças se organizem em grupos de três.

- Proponha aos grupos a escolha de uma ave em extinção para pesquisar o seu modo de vida.  

- Produza com elas uma ficha sobre a ave a ser pesquisada.

- Essa ficha pode conter o nome da ave, características físicas, a classe que pertence, o habitat, alimentação, reprodução, peso, tempo de vida, tamanho e algumas curiosidades.

 Fotos das aves em extinção.    http://www2.petrobras.com.br/meio_ambiente/portugues/posters/posters/aves_ameacadas/picapau_coleira.htm 

http://www2.petrobras.com.br/meio_ambiente/portugues/posters/posters/aves_ameacadas/picapau_coleira.htm

PICA PAU DE COLEIRA - Tamanho: 27 cm.  Vive em florestas de planícies, a até quinhentos metros de altitude.

Atividade 03 – Socializando os conhecimentos com o grupo e com a comunidade escolar

1º momento

– Depois de terem realizado o registro sobre as aves, as crianças apresentam para o grupo a ficha sobre a ave que o grupo estudou.

2º momento

– O/a professor/a com as crianças organizam um mural para expor as descobertas feitas pelo grupo.

Foto Ararinha azul - http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=2121 

Atividade 04 – Produção de um folheto ou cartaz para alertar e conscientizar a comunidade sobre a extinção de algumas aves da fauna brasileira.

1º momento

 – O/a professor/a traz um folheto, mostra para as crianças e pergunta: vocês já viram este tipo de cartaz em algum lugar? Como se chama? Qual é a função desses textos?

2º momento

- Professor/a exibirá um video sobre as aves em extinção. Logo em seguida, discutirão sobre as causas da extinção destas aves.

http://www.youtube.com/watch?v=bzEkvQRhW9E 

fonte: http://sistemas.sefaz.am.gov.br/reuniao-orca2010//images/amazonas/biodiversidade-08-galo_da_serra.jpg 

3º momento: Leitura, caracterização e elaboração de panfleto.

– Professor/a e crianças pensam e produzem um panfleto para realizarem uma campanha junto à comunidade alertando e convencendo a não aprisionarem e denunciarem a criação e venda de animais que não se reproduzem em cativeiro.

1º- Escolha um panfleto impresso e apresente-o aos alunos. Após todos terem observado, pergunte: Voces já viram isso em algum lugar? Como se chama? Para que serve (usos e função)?

2º- Leia o panfleto. Em seguida explique que um panfleto ou folheto é um pequeno cartaz, acompanha um produto, anunciando suas características principais ou é um suporte para divulgação de uma mensagem, apresentação de campanhas de informação sobre um determinado tema,  acompanhada por um pequeno texto.

3º- Levante com elas as principais características que definem um panfleto. Ajude-os a organizarem essas caracteristicas (aspectos visuais, linguísticos etc.).  Apresente outro panfleto, divida a sala em grupos e solicite que cada grupo leia, comente e anote as características do panfleto. Convide os alunos para observarem as caracteristicas desse tipo de suporte textual que circulam nas ruas da cidade, chamando a atenção deles para o que deve conter um panfleto. Depois que os grupos apresentarem complemente: Um panfleto deve conter uma parte de texto e outra de imagem que ilustre o tema. A redação/escrita deve ser objetiva em relação ao tema. A ilustração deve ser adequada ao tema e ao espaço disponível. O tema deve ser destacado em negrito ou em letras do tamanho maior.

4º- Divida os alunos em grupos e proponha a eles que criem, sob a sua orientação, um panfleto para uma campanha educativa visando alertar a população sobre a comercialização, caça predatória, e criação de aves  em cativeiro. Sugira que eles pensem e escrevam um texto breve/curto, de letras grandes e chamativas, que cause impacto, com imagens chamativas e poucas informações. Diga-lhes que a mensagem/frase deve conscientizar, alertar e despertar na população sentimentos de preservação da vida.

5º- Entregue os seguintes materiais para os alunos produzirem/elaborarem o panfleto: Folha de ofício peso 40, lápis grafite, coleção de madeira, giz de cera e coleção de hidrocor. Se os alunos souberem utilizar o computador podem digitar e inserir imagens. Após a elaboração, discuta, avalie e escolha coletivamente o panfleto que melhor atende aos objetivos da campanha. 

6º- Combine com os alunos o dia e o horário em que será realizada a campanha com a comunidade escolar: pais, professores, funcionários, alunos.

7º-Avalie com os alunos o resultado da campanha e do estudo sobre as aves em extinção.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Panfleto 

 

http://www2.petrobras.com.br/meio_ambiente/portugues/posters/posters/aves_ameacadas/gaveaoreal.htm 

Recursos Complementares
Avaliação

Conheceram a causa da extinção de algumas aves;

Conheceram o modo de vida de algumas aves;

Desenvolveram atitudes de preservação da vida no planeta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.