21/10/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:
Conhecer a causa da extinção de algumas aves;
Conhecer o modo de vida de algumas aves;
Desenvolver atitudes de preservação da vida no planeta.
O/a professor/a mostra a foto de uma ave em extinção e pergunta às crianças: o que significa a palavra extinção? O que vocês sabem e desejam aprender sobre as aves em extinção?
Atividade 01- Pesquisando sobre aves em extinção.
1º momento
- Após o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças, inicie o estudo realizando com elas uma pesquisa em enciclopédias, internet, revistas, jornais, vídeos e outros suportes textuais.
Sugestão de livros:
-> 100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil - Sávio Freire Bruno
-> Livro Vermelho da Fauna brasileira - Ministério do Meio Ambiente
-> Animais Brasileiros: Ameaçados de Extinção - Glaucia Lombardi
2º momento
- Inicie o estudo selecionando e lendo os textos que tratam da temática.
Atividade 02 – Produção de uma lista
1º momento
– Organize com as crianças uma lista contendo o nome de algumas aves em extinção.
2º momento
- Após a escrita e leitura da lista das aves em extinção, solicitar que as crianças se organizem em grupos de três.
- Proponha aos grupos a escolha de uma ave em extinção para pesquisar o seu modo de vida.
- Produza com elas uma ficha sobre a ave a ser pesquisada.
- Essa ficha pode conter o nome da ave, características físicas, a classe que pertence, o habitat, alimentação, reprodução, peso, tempo de vida, tamanho e algumas curiosidades.
Fotos das aves em extinção. http://www2.petrobras.com.br/meio_ambiente/portugues/posters/posters/aves_ameacadas/picapau_coleira.htm
PICA PAU DE COLEIRA - Tamanho: 27 cm. Vive em florestas de planícies, a até quinhentos metros de altitude.
Atividade 03 – Socializando os conhecimentos com o grupo e com a comunidade escolar
1º momento
– Depois de terem realizado o registro sobre as aves, as crianças apresentam para o grupo a ficha sobre a ave que o grupo estudou.
2º momento
– O/a professor/a com as crianças organizam um mural para expor as descobertas feitas pelo grupo.
Foto Ararinha azul - http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=2121
Atividade 04 – Produção de um folheto ou cartaz para alertar e conscientizar a comunidade sobre a extinção de algumas aves da fauna brasileira.
1º momento
– O/a professor/a traz um folheto, mostra para as crianças e pergunta: vocês já viram este tipo de cartaz em algum lugar? Como se chama? Qual é a função desses textos?
2º momento
- Professor/a exibirá um video sobre as aves em extinção. Logo em seguida, discutirão sobre as causas da extinção destas aves.
http://www.youtube.com/watch?v=bzEkvQRhW9E
3º momento: Leitura, caracterização e elaboração de panfleto.
– Professor/a e crianças pensam e produzem um panfleto para realizarem uma campanha junto à comunidade alertando e convencendo a não aprisionarem e denunciarem a criação e venda de animais que não se reproduzem em cativeiro.
1º- Escolha um panfleto impresso e apresente-o aos alunos. Após todos terem observado, pergunte: Voces já viram isso em algum lugar? Como se chama? Para que serve (usos e função)?
2º- Leia o panfleto. Em seguida explique que um panfleto ou folheto é um pequeno cartaz, acompanha um produto, anunciando suas características principais ou é um suporte para divulgação de uma mensagem, apresentação de campanhas de informação sobre um determinado tema, acompanhada por um pequeno texto.
3º- Levante com elas as principais características que definem um panfleto. Ajude-os a organizarem essas caracteristicas (aspectos visuais, linguísticos etc.). Apresente outro panfleto, divida a sala em grupos e solicite que cada grupo leia, comente e anote as características do panfleto. Convide os alunos para observarem as caracteristicas desse tipo de suporte textual que circulam nas ruas da cidade, chamando a atenção deles para o que deve conter um panfleto. Depois que os grupos apresentarem complemente: Um panfleto deve conter uma parte de texto e outra de imagem que ilustre o tema. A redação/escrita deve ser objetiva em relação ao tema. A ilustração deve ser adequada ao tema e ao espaço disponível. O tema deve ser destacado em negrito ou em letras do tamanho maior.
4º- Divida os alunos em grupos e proponha a eles que criem, sob a sua orientação, um panfleto para uma campanha educativa visando alertar a população sobre a comercialização, caça predatória, e criação de aves em cativeiro. Sugira que eles pensem e escrevam um texto breve/curto, de letras grandes e chamativas, que cause impacto, com imagens chamativas e poucas informações. Diga-lhes que a mensagem/frase deve conscientizar, alertar e despertar na população sentimentos de preservação da vida.
5º- Entregue os seguintes materiais para os alunos produzirem/elaborarem o panfleto: Folha de ofício peso 40, lápis grafite, coleção de madeira, giz de cera e coleção de hidrocor. Se os alunos souberem utilizar o computador podem digitar e inserir imagens. Após a elaboração, discuta, avalie e escolha coletivamente o panfleto que melhor atende aos objetivos da campanha.
6º- Combine com os alunos o dia e o horário em que será realizada a campanha com a comunidade escolar: pais, professores, funcionários, alunos.
7º-Avalie com os alunos o resultado da campanha e do estudo sobre as aves em extinção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Panfleto
http://www2.petrobras.com.br/meio_ambiente/portugues/posters/posters/aves_ameacadas/gaveaoreal.htm
http://www.youtube.com/watch?v=roz2l0EHdyc
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=217982
http://videos.sapo.pt/WhrLfnSOANjlNWHzJzfQ
http://360graus.terra.com.br/ecologia/?did=6632&action=reportagem
Conheceram a causa da extinção de algumas aves;
Conheceram o modo de vida de algumas aves;
Desenvolveram atitudes de preservação da vida no planeta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!