Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A classificação e diversidade dos seres vivos

 

30/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer a diversidade de seres vivos que temos em nosso planeta.

2. Identificar as diferenças e semelhanças existentes entre os seres vivos, enumerar critérios para a classificação nos diferentes reinos.

3. Caracterizar os cinco reinos: Protista, Monera, Fungi, Plantas, Animais.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Desvendando a diversidade dos seres vivos e os segredos dos nomes científicos

O professor deverá discutir com os alunos sobre a diversidade de seres vivos que existem, pedindo que citem os nomes que conhecem ou já ouviram falar. Em seguida, o professor poderá explicar sobre a importância do nome científico dos seres vivos, citando alguns exemplos e demonstrando as regras que devem ser seguidas para a escrita.

Ao término da explicação o professor poderá propor um jogo de erro e acerto. Como irá funcionar? O professor poderá preparar placas com nomes científicos, durante a escrita deverá colocar alguns erros como (iniciar os dois nomes com letra minúscula, esquecer de sublinhar ou colocar em itálico). Há uma série de erros que podem ser cometidos!

O professor inicia a atividade mostrando as placas, uma a uma, com os nomes científicos. A medida em que o professor mostra a placa, os alunos terão que apontar se está certo ou errado a forma de escrever. Se a escrita estiver errada, os alunos terão que fazer a correção. Não esqueça de indicar abaixo do nome científico o nome popular, assim os alunos já começarão a associar.  A intenção desse jogo não é gerar competição entre os alunos, mas despertá-los para identificar os erros existentes nos nomes científicos. No final dessa atividade os alunos terão interagido durante o apontamento dos erros e das correções dos nomes científicos apresentados pelo professor.

*Professor quer saber mais sobre os nomes científicos?

http://dicasdeciencias.com/2009/09/29/qual-e-a-importancia-de-se-usar-o-nome-cientifico/

Atividade 2 - Descobrindo a importância dos critérios de classificação

Professor agora que os alunos já reconhecem a diversidade de seres vivos que existem e a importância dos nomes científicos podemos avançar! Para isso, o professor poderá organizar os alunos em círculo. Em seguida, lançar alguns questionamentos que irá introduzir a discussão sobre os critérios de classificação e sua importância:

  1. Quem já foi a um supermercado?
  2. Como estão dispostos os produtos no supermercado?
  3. Quais são os motivos que levam os proprietários dos supermercados a agruparem os produtos nas prateleiras?   

*Sugestão: Se for possível organize uma visita a um supermercado próximo a escola, para que os alunos observem como se dá a organização dos produtos. As perguntas acima podem ser reformuladas utilizando como exemplo o guarda-roupa; as bibliotecas; os arquivos de empresas.

Professor dê oportunidade para que todos os alunos participem da atividade expondo suas ideias, opiniões ou dúvidas, se necessário faça intervenções durante as colocações dos alunos. Solicite que anotem suas respostas. Ao término dessa atividade os alunos terão conhecido os critérios de seleção sugeridos pela turma e poderão apontar falhas ou contribuições de cada um.

Importante: O professor também deverá anotar as respostas dos alunos. Na atividade número três eles precisarão criar critérios, tendo essas respostas anotadas você poderá comparar ou mesmo formular perguntas que instigue-os a pensar sobre critérios para classificação dos seres vivos.      

Atividade 3: Classificando os seres vivos

Ainda na discussão sobre organização de objetos obedecendo a critérios, o professor deverá convidar os alunos para classificar os seres vivos. Para isso contará com um jogo intitulado Classificando os seres vivos (detalhado abaixo). O professor deverá relembrar a diversidade de seres vivos que existem e a importância de classificá-los.

Objetivo:

- Classificar os seres vivos das figuras de acordo com critérios de livre escolha e critérios usualmente estabelecidos para a classificação dos 5 reinos.   

Material:

- Figuras de representantes dos 5 reinos (Monera, Protista, Fungo, Animal e Plantas).   

Procedimentos:

  1. Permitir que os alunos formem pequenos grupos.
  2. Distribuir figuras dos representantes dos 5 reinos para todos os grupos.
  3. Solicitar que os alunos elaborem critérios para agrupar as figuras. Os alunos deverão nomear cada grupo formado e anotar quais foram os critérios utilizados para o agrupamento. Em seguida deverão apresentar para os demais alunos da turma.
  4. Para finalizar o professor deverá fazer intervenções apresentando as categorias taxonômias existentes, os critérios que foram obedecidos para a criação dessas categorias. Após a intervenção do professor, os alunos deverão ser convidados a novamente agruparem as figuras, agora utilizando as informações que foram discutidas.

*Sugestão: Se o professor preferir a atividade poderá ser realizada individualmente. Mas, terá que providenciar as figuras para todos os alunos.   

Dica: Os alunos deverão apresentar para a turma a classificação que fizeram com as figuras e citar quais foram os critérios utilizados para o agrupamento. Então, é indicado que o professor faça uma rodada de apresentação ao término da etapa 3 do procedimento, pedindo sempre que os alunos façam o registro no caderno. Em seguida, o professor deverá fazer intervenções apresentando as categorias taxonômicas e as características de cada um dos 5 reinos existentes (Monera, Protista, Fungo, Planta e Animal). Em seguida, o professor solicitará que os alunos classifiquem novamente as figuras.

Importante: Durante a apresentação dos alunos o debate deve ser aberto, permitindo assim que os integrantes dos demais grupos possam questionar sobre o que está sendo apresentado, sugerir alterações, fazer correções.

Fonte: http://remediosdomar.paginas.sapo.pt/images/polvo.jpg

http://www.vivaterra.org.br/pinheiro_do_parana_1.1.jpg

http://cintia1971.files.wordpress.com/2008/11/borboleta.jpg

http://www.reinaldoribela.pro.br/imgs/biologia_vol_II/virus.gif 

http://4.bp.blogspot.com/_sLQEhH5uyJc/TCvslZtxtYI/AAAAAAAAABA/MZ5to-A93RM/s1600/peixe.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_rmqO-9W_R4o/Rcd33m1ovDI/AAAAAAAAABo/6MJooQB88A8/s320/paramecio.jpg

http://tubaroes.com.sapo.pt/greatwhite3.jpg

http://profs.ccems.pt/David/imagens/musgo.jpg 

http://cmota.no.sapo.pt/Hot/5/DivAnimais/1FormaCorpo/minhoca.jpg

http://insetcontrol.com.br/inset/adm/imagens/noticias/escorpi%C3%A3o.jpg

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/pteridofitas1.jpg

http://www.isi.edu/robots/self_heal_html/hydra.JPG

http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Ce/5932/2149.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_k13Dgph6BIk/SJ4dsNlwrqI/AAAAAAAAA_A/TQ0YMBaeEYE/s400/pinguim2.jpg

http://manifesto.aos.excluidos.zip.net/images/ticotico.jpg

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/lombriga.jpg

http://www.crendices.com.br/hps/fotos/serpente.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_nxOBrJopowE/THTSqkP30jI/AAAAAAAAAO8/ZEAgOKO9nT4/s1600/mosca.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_uTDxBeFWwzQ/S70WD12H5dI/AAAAAAAAAFA/LyYbBDndLUg/s1600/c23c2.jpg

http://farm1.static.flickr.com/91/272965538_f1aa16449e.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_HwxB51wkeTE/S_p04TwZe0I/AAAAAAAAEMQ/npgcKmdbzvM/s400/cogumelo.jpg

http://tenicis.zip.net/images/Tenia_solium_scolex.jpg

http://www.apodi.info/bbc-2008/zom/especies-marinhas/002.jpg

http://animais.bicodocorvo.com.br/blog/wp-content/gallery/ameba/foto-ameba-01.jpg

http://animais.com.sapo.pt/Tigre2.jpg 

http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/08/foto-zebra.jpg

http://www.ecologiaonline.com/wp-content/uploads/2009/01/elefante-africano.jpg

http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/gif_animal/estrela_do_mar1.jpg

http://www.saudeanimal.com.br/imagens/esponja-de-vidro-001.jpg

http://w3.ualg.pt/~madias/geopesca/Gamba-b.jpg

*Sugestão: se o professor preferir poderá escolher imagens de outros seres vivos, preocupando-se apenas em colocar representantes dos cinco reinos. 

Atividade 4 - Organizando os conhecimentos construídos

Agora que os alunos já conhecem a diversidade de seres vivos, as categorias taxonômicas e seus representantes. Peça para que eles construam um quadro enumerando: os cinco reinos; as singularidades e os representantes de cada um. 

Professor proponha  a construção coletiva desse quadro. Peça para que os alunos tragam as anotações das atividades anteriores para que possam consultar. Desenhe na lousa o mesmo quadro que os alunos irão utilizar, a partir disso comece a resgatar os conhecimentos construídos nas atividades anteriores. À medida que os alunos forem mencionando os itens solicitados no quadro os escreva na lousa. Professor questione, instigue, mas não preencha o quadro para os alunos. Ao término dessa atividade os alunos terão revisado todos os itens abordados nessa aula.

*Modelo de quadro:

REINOS

REPRESENTANTES

CARACTERÍSTICAS

Sugestões de para trabalho interdisciplinar:

Artes: o professor poderá ajudar na confecção das figuras para o jogo.   

Língua Portuguesa: o professor poderá juntamente com o professor de Ciências trabalhar questões referentes aos nomes científicos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá acontecer em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. O professor também poderá avaliar o material entregue referente às atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.