23/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
• Conceituar uma reação de neutralização;
• Identificar algumas reações de neutralização de ácido e de bases.
• Propriedades dos ácidos e das bases.
Professor, providencie os seguintes materiais:
• Solução diluída de hidróxido de sódio (NaOH);
• Solução diluída de ácido clorídrico (HCl);
• Água;
• Dois recipientes transparentes.
Aula 1:
Inicie a aula com o experimento descrito abaixo:
Procedimentos:
1 – Coloque no recipiente um pouco da solução de hidróxido de sódio e algumas gotas de fenolftaleína. A solução ficará com uma coloração levemente rosa. Esse será o recipiente I.
2 – No outro recipiente coloque um pouco da solução de ácido clorídrico, esta solução deve estar mais concentrada do que a solução de hidróxido de sódio. Esse será o recipiente II.
3 – Chame um aluno e peça para que derrame lentamente a solução do recipiente I no recipiente II.
4 – Coloque algumas gotas da solução I até que a solução volte a ser rosa.
Peça para que os alunos façam um relatório do que foi feito em sala de aula respondendo às questões a seguir:
Relatório
1 – Quais foram os materiais e os reagentes utilizados no experimento?
2 – Descreva como foi feito o experimento.
3 – O que você observou?
4 – Ocorreu uma reação química?
Aula 2:
Deixe aproximadamente quarenta minutos da aula para que os alunos terminem o relatório. Após a conclusão do relatório, recolha-os para futura avaliação.
Em seguida explique aos alunos que o experimento ilustrou uma reação de neutralização em que um ácido reage com uma base para formar sal e água:
Após a explicação conduza os alunos para o laboratório de informática.
Divida os alunos em função da quantidade de computadores. Peça para que abram a simulação abaixo:
Trapalhadas da vovó Mafalda
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17416
Os alunos deverão ver a simulação e responder uma questão no final:
Depois disso, peça para que os alunos expliquem o que é uma reação de neutralização. Por fim, os alunos deverão fazer um relatório com as informações encontradas na simulação.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula. Outra alternativa é o professor baixar a simulação e converter para um formato que seja possível reproduzir em um aparelho que reproduz DVD.
Nome | Tipo |
---|---|
Trapalhadas da vovó Mafalda | Animação/simulação |
O professor poderá avaliar os alunos através dos relatórios produzidos no experimento e na simulação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/10/2010
Cinco estrelasGostei das propostas de aulas com experimentos. Trabalho com laboratório de ciências na minha UE, e em sala de aula.Auas com experimentos facilitam a aprendizagem e incentivam para a pesquisa.