01/10/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
§ Conhecer a fauna da África e do Brasil;
§ Diferenciar os animais entre categorias: domésticos, selvagens e silvestres;
§ Confeccionar animais com objetos da natureza;
§ Trabalhar habilidades plásticas;
§ Exercitar e avançar na linguagem escrita.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Atividade número 1:
Para iniciar esse tema, faça um levantamento prévio dos animais que as crianças têm mais contato – Numa rodinha converse com as crianças sobre o tema animais. Para instigar a conversa, você pode levar de presente um bichinho de pelúcia ou até um bichinho de verdade – pode ser um peixe, uma tartaruga pequena ou outro bichinho que a turma possa ficar cuidando por um tempo em sala. Faça com as crianças uma lista dos animais que elas já conhecem. Essa lista pode ser feita de forma individual com tentativa livre de escrita ou com escrita coletiva. Depois que as crianças fizerem a escrita livre, faça com elas, individualmente, a reescrita das palavras. Enquanto você atende cada criança individualmente, as demais podem ficar em cantos da sala – canto dos jogos, canto da leitura, canto dos brinquedos, canto das artes etc. Exponha as listas feitas pelas no mural da sala.
Atividade número 2:
Leve para a sala revistas que tenham imagens de bichos de diferentes espécies. Deixe as crianças folhearem e conversarem entre si. Depois peça que recortem as gravuras desses animais para montarem um mural. Para confeccionar o mural, você professor leva as informações sobre os diferentes tipos de animais classificados em: domésticos, selvagens, silvestres. É claro que você professor, precisa ter estudado antes as definições de cada classificação para conduzir melhor a atividade. Nada impede porém, que surjam algumas dúvidas no momento da construção do mural. Essas dúvidas podem ser esclarecidas com pesquisas feitas pela turma posteriormente.
Atividade número 3:
Convide as crianças para fazerem um passeio em um parque ou zoológico da cidade ou mesmo nas redondezas da cidade – caso seja uma cidade pequena - para observar os diferentes tipos de animais. Aproveite o dia para fazer um delicioso piquenique com as crianças.
Acervo da Autora com autorização para uso de fotos das crianças em minha aulas no portal do professor. Setembro de 2010.
Atividade número 4:
No retorno do passeio retome o mural feito pelas crianças e converse sobre os bichos que viram, relembrando a classificação que vocês fizeram no mural. Retome a discussão sobre os lugares de origem de cada animal e converse sobre os habitats naturais de cada animal e sobre a situação dos animais que viram em cativeiro no parque. Explique às crianças porque eles estão “presos”. Na maioria das vezes são animais que não sobreviveriam soltos nas matas, por isso, com o objetivo de protegê-los, criam-se parques para que morem e sobrevivam. Nesse dia, você professor pode utilizar algum recurso multimídia como vídeo o slides feitos por você sobre os habitat de animais que vivem em nosso país e na África, fazendo comparações sobre os lugares e suas possibilidades de vida para os animais.
A sugestão é o seguinte vídeo: “África Selvagem” no endereço : http://www.youtube.com/watch?v=SlYye_UNYVs
Você pode escolher ainda o vídeo: “Animais Selvagens” - http://www.youtube.com/watch?v=1eCI_28Cx2c
Atividade número 5:
Convide as crianças para fazerem um passeio pelo pátio da escola, procurando pedras que se pareçam com algum animal específico. Peça que recolham as pedras e leve para a sala. Forneça tinta de acordo com os animais escolhidos pelas crianças para que possam pintá-las. Faça o acabamento com massa de biscuit colocando os detalhes dos bichinhos. Antenas, patas, olhos, nariz e todos os outros detalhes podem ser feitos com retalhos de E V A ou outro tipo de material. Essa sugestão de atividade está na revista do professor Sassá da Editora Minuano.
Para a massa do biscuit você vai precisar de:
Receita de massa fria para biscuit I -
2 xícaras de chá de amido de milho -
1 xícara de chá de cola branca -
1 colher de sopa de vaselina líquida ou óleo de cozinha -
1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco -
1 colher de sopa de creme para as mãos (não gorduroso)
Misture tudo e está pronto. Use o creme de mãos para sovar a massa. Durabilidade: 1 mês no saquinho plástico sem ar e fora da geladeira Depois de pronto e seco, faça uma exposição dos trabalhos das crianças e convide a comunidade para prestigiar as produções dos pequenos. Esse trabalho ainda pode ser desdobrado em muitas atividades como: registro de escrita do nome do bichinho, lista de materiais necessários para a confecção do bichinho dentre muitas outras possibilidades.
Percebemos com essa aula, que existem diferentes tipos de categorização dos animais, por isso é importante pesquisar em livros, revistas, e com pessoas da área de ciências da escola para levar as informações mais precisas. Para saber mais sobre essa classificação visite o site:
http://www.slideshare.net/PedroRecoba/os-animais?src=related_normal&rel=1459116
http://www.slideshare.net/guest95dd02/animais-domsticos-e-selvagens-1677807
http://www.slideshare.net/Carolinapessanha/os-animais-carol?src=related_normal&rel=36780
http://patinhasebigodes.blogspot.com/2009/04/o-que-sao-os-animais-domesticos.html
Depois de pesquisar, monte você mesmo a classificação que quiser trabalhar com as crianças.Professor retome os objetivos iniciais da aula e observe se as crianças identificam alguns habitats naturais dos animais. Observe se as crianças compreenderam a diferença entre animais domésticos, selvagens e silvestres. A imaginação e a criatividade apareceram nos momentos de registros? Como está o nível de escrita de cada um? Observe e intervenha sempre que necessário para fazer com que as crianças avancem. Professor retome os objetivos iniciais da aula e observe se as crianças identificam alguns habitats naturais dos animais. Observe se as crianças compreenderam a diferença entre animais domésticos, selvagens e silvestres. A imaginação e a criatividade apareceram nos momentos de registros? Como está o nível de escrita de cada um? Observe e intervenha sempre que necessário para fazer com que as crianças avancem.
Professor retome os objetivos iniciais da aula e observe se as crianças identificam alguns habitats naturais dos animais. Observe se as crianças compreenderam a diferença entre animais domésticos, selvagens e silvestres. A imaginação e a criatividade apareceram nos momentos de registros? Como está o nível de escrita de cada um? Observe e intervenha sempre que necessário para fazer com que as crianças avancem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!