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Instalação - possibilidades de percepções táteis

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elaborar objetos bi e tridimensionais que possam ser percebidos pelo tato;
  • Construir objetos, utilizando diferentes texturas;
  • Apresentar os objetos em uma instalação;
  • Registrar as percepções dos visitantes;
  • Discutir e avaliar o percurso do trabalho e sua culminância na instalação.
Duração das atividades
• 5 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Instalação;
  • Bidimensional;
  • Tridimensional;
  • Textura.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Distribuir sobre as mesas da sala de aula alguns objetos para serem manipulados pelos alunos, tais como; lixas de parede, tecidos, cordões, couro, metais, caixas, areia, colas, tesouras, tampas de garrafa pet, tampas de vidros, tampas de metal, garrafas de cerveja e/ou refrigerantes, fita crepe, bolas de vidro, contas, correntes, argolas de plástico e ou metal, pedregulhos, massa para modelagem, argila, miniaturas de brinquedos, papéis, esponja de aço, esponja de espuma e outros materiais que possam contribuir para o exercício de explorações visual e tátil dos alunos;
  • Convidar aos alunos para manipularem os objetos, sentindo as diferentes texturas por meio do tato;
  • Dizer aos alunos que, após o reconhecimento das diferentes texturas, eles deverão construir objetos tridimensionais, utilizando os materiais distribuídos sobre as mesas;
  • Deixar os objetos secando.
  • Segue exemplo:

Fotografia de trabalho de aluno - Acervo da autora

 

 Aula 2 

  • Providenciar, para esta aula, faixas de tecidos para vedar os olhos dos alunos;
  • Distribuir, na sala de aula, os objetos criados na aula anterior;
  • Vedar os olhos dos alunos e pedir-lhes que explorem com o tato os objetos criados na aula anterior;
  • Perguntar aos alunos se pelo tato eles conseguem reconhecer os materiais com que foram construídos;
  • Socializar com os alunos as percepções que tiveram sobre  dificuldades e/ou facilidades sentidas na tentativa de identificar os objetos através de suas texturas;
  • Dizer aos alunos que pensem em como montar uma instalação onde as pessoas circulem e percebam, com o tato, os objetos expostos, tal como o exercício que acabaram de fazer;
  • Discutir com o grupo e elaborar em conjunto o lugar e as estratégias de apresentação da instalação.

   Aula 3 

  • Preparar uma sala de aula da escola para a montagem, pelos alunos, da instalação;
  • Iniciar a preparação da sala, pedindo para os alunos retirarem todos os mobiliários de seu interior;
  • Auxiliar a turma a:
  1. Tampar as janelas da sala com papel cartão preto ou sacos de lixo preto;
  2. Colocar, sobre as lâmpadas, papel celofane colorido, cuidar para que o papel fique longe da lâmpada, apenas interferindo na coloração da luz, de forma a proporcionar um ambiente de penumbra. Fixar este papel com fita crepe no teto da sala;
  3. Distribuir algumas mesas no ambiente e sobre as mesmas colocar os objetos tridimensionais;
  4. Providenciar uma cortina de tecido escuro para vedar a porta, de modo que quando a porta estiver aberta não seja possível visualizar a instalação do lado de fora da sala e, algumas faixas de tecido que servirão para vedar os olhos dos visitantes durante a visita `a instalação;
  5. Providenciar um som ambiente, para que durante a exposição da instalação o visitante tente se concentrar no objeto explorado, ouvindo o som produzido no ambiente;

 

 Aula 4 

  • Abrir a instalação ao publico;
  • Explicar que cada visitante terá seus olhos vedados antes de atravessar a cortina que veda a entrada na sala;
  • Pedir para alguns alunos encaminharem os visitantes até os objetos expostos, haja vista que estes estarão com os olhos vendados;
  • Requisitar que os visitantes sintam, pelo tato, os objetos expostos;
  • Dizer à turma que cada alunos deverá conversar com o visitante que acompanha, ouvindo-o em suas impressões sobre a sensação de perceber um objeto pelo tato e se o som interfere em sua percepção;
  • Retirar as vendas dos visitantes, após a exploração dos objetos com os olhos tampados, para que eles apreciem as peças e o ambiente da instalação;

   Aula 5 

  • Reservar esta aula para que os alunos socializem com a turma as percepções anotadas durante o acompanhamento dos visitantes na instalação;
  • Convidar os alunos a compararem as suas percepções quando passaram pela experiência exploratória dos objetos e as dos visitantes quando as sentiram  antes de  verem os objetos;
  • Encerrar a aula solicitando que os alunos escrevam um relatório sobre todo o processo vivido, ressaltando suas percepções particulares.    
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação será feita no final do trabalho, mais precisamente na aula 5, quando os alunos dirão suas impressões sobre  o processo de elaboração dos objetos tridimensionais, sobre a exploração das texturas, sobre a montagem da instalação e sobre a capacidade de cada um para estabelecer elos de ligação e de distanciamento entre a  sua percepção e a do visitante frente à exploração do objeto e sua textura.
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