Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Elaborar objetos bi e tridimensionais que possam ser percebidos pelo tato;
Construir objetos, utilizando diferentes texturas;
Apresentar os objetos em uma instalação;
Registrar as percepções dos visitantes;
Discutir e avaliar o percurso do trabalho e sua culminância na instalação.
Duração das atividades
• 5 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Instalação;
Bidimensional;
Tridimensional;
Textura.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Distribuir sobre as mesas da sala de aula alguns objetos para serem manipulados pelos alunos, tais como; lixas de parede, tecidos, cordões, couro, metais, caixas, areia, colas, tesouras, tampas de garrafa pet, tampas de vidros, tampas de metal, garrafas de cerveja e/ou refrigerantes, fita crepe, bolas de vidro, contas, correntes, argolas de plástico e ou metal, pedregulhos, massa para modelagem, argila, miniaturas de brinquedos, papéis, esponja de aço, esponja de espuma e outros materiais que possam contribuir para o exercício de explorações visual e tátil dos alunos;
Convidar aos alunos para manipularem os objetos, sentindo as diferentes texturas por meio do tato;
Dizer aos alunos que, após o reconhecimento das diferentes texturas, eles deverão construir objetos tridimensionais, utilizando os materiais distribuídos sobre as mesas;
Deixar os objetos secando.
Segue exemplo:
Fotografia de trabalho de aluno - Acervo da autora
Aula 2
Providenciar, para esta aula, faixas de tecidos para vedar os olhos dos alunos;
Distribuir, na sala de aula, os objetos criados na aula anterior;
Vedar os olhos dos alunos e pedir-lhes que explorem com o tato os objetos criados na aula anterior;
Perguntar aos alunos se pelo tato eles conseguem reconhecer os materiais com que foram construídos;
Socializar com os alunos as percepções que tiveram sobre dificuldades e/ou facilidades sentidas na tentativa de identificar os objetos através de suas texturas;
Dizer aos alunos que pensem em como montar uma instalação onde as pessoas circulem e percebam, com o tato, os objetos expostos, tal como o exercício que acabaram de fazer;
Discutir com o grupo e elaborar em conjunto o lugar e as estratégias de apresentação da instalação.
Aula 3
Preparar uma sala de aula da escola para a montagem, pelos alunos, da instalação;
Iniciar a preparação da sala, pedindo para os alunos retirarem todos os mobiliários de seu interior;
Auxiliar a turma a:
Tampar as janelas da sala com papel cartão preto ou sacos de lixo preto;
Colocar, sobre as lâmpadas, papel celofane colorido, cuidar para que o papel fique longe da lâmpada, apenas interferindo na coloração da luz, de forma a proporcionar um ambiente de penumbra. Fixar este papel com fita crepe no teto da sala;
Distribuir algumas mesas no ambiente e sobre as mesmas colocar os objetos tridimensionais;
Providenciar uma cortina de tecido escuro para vedar a porta, de modo que quando a porta estiver aberta não seja possível visualizar a instalação do lado de fora da sala e, algumas faixas de tecido que servirão para vedar os olhos dos visitantes durante a visita `a instalação;
Providenciar um som ambiente, para que durante a exposição da instalação o visitante tente se concentrar no objeto explorado, ouvindo o som produzido no ambiente;
Pedir aos alunos que providenciem, para a próxima aula, cartazes, anunciando a abertura da instalação;
Fazer um convite especial aos pais.
Aula 4
Abrir a instalação ao publico;
Explicar que cada visitante terá seus olhos vedados antes de atravessar a cortina que veda a entrada na sala;
Pedir para alguns alunos encaminharem os visitantes até os objetos expostos, haja vista que estes estarão com os olhos vendados;
Requisitar que os visitantes sintam, pelo tato, os objetos expostos;
Dizer à turma que cada alunos deverá conversar com o visitante que acompanha, ouvindo-o em suas impressões sobre a sensação de perceber um objeto pelo tato e se o som interfere em sua percepção;
Retirar as vendas dos visitantes, após a exploração dos objetos com os olhos tampados, para que eles apreciem as peças e o ambiente da instalação;
Aula 5
Reservar esta aula para que os alunos socializem com a turma as percepções anotadas durante o acompanhamento dos visitantes na instalação;
Convidar os alunos a compararem as suas percepções quando passaram pela experiência exploratória dos objetos e as dos visitantes quando as sentiram antes de verem os objetos;
Encerrar a aula solicitando que os alunos escrevam um relatório sobre todo o processo vivido, ressaltando suas percepções particulares.
A avaliação será feita no final do trabalho, mais precisamente na aula 5, quando os alunos dirão suas impressões sobre o processo de elaboração dos objetos tridimensionais, sobre a exploração das texturas, sobre a montagem da instalação e sobre a capacidade de cada um para estabelecer elos de ligação e de distanciamento entre a sua percepção e a do visitante frente à exploração do objeto e sua textura.