02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Capacidade de interpretar pequenos textos.
A linguagem figurada se caracteriza por dar maior expressividade ao texto, pois enfatiza os sentidos que o autor desejar expressar. Assim, usando a criatividade, o autor seleciona e explora palavras que, no contexto de sua produção, deixam suas ideias mais expressivas. Tais recursos linguísticos são comuns em obras literárias, poesias e letras de música.
1 – Linguagem figurada
OBJETIVOS:
Entender e reconhecer a linguagem figurada.
PROCEDIMENTOS:
- Selecione algumas frases da prática oral que apresentem o recurso da linguagem figurada. Confira alguns exemplos:
Organize as frases em cartazes, cole-os no quadro/lousa e solicite que as crianças observem. Leia cada uma em voz alta e dialogue sobre os seguintes itens:
É importante que percebam que há situações que nos valemos de uma palavra mais forte para explicitar com maior clareza um sentimento, um desejo, um sentido. Ao utilizar este recurso, estamos usando a linguagem figurada.
- Solicite que copiem no caderno as frases colorindo, em cada uma, a palavra que representa a figura de linguagem.
- Oriente um Para Casa no qual deverão conversar com outras pessoas solicitando que lhe falem duas ou três frases, do cotidiano, em que há linguagem figurada. Estas deverão ser registradas no caderno.
Dica: É interessante pedir também que, nesta pesquisa, encontrem uma poesia e/ou uma música que apresente linguagem figurada.
2 – Menino Maluquinho on-line
OBJETIVOS:
Reconhecer a linguagem figurada no livro “O menino maluquinho”, compreendê-la, reescrevê-la e ilustrá-la.
PROCEDIMENTOS:
- Consulte no site <http://www.meninomaluquinho.com.br/Online/default.asp> (Acesso em: 09/09/2010) a versão on-line de “O menino maluquinho”.
http://www.guanafake.info/wp-content/uploads/2010/10/capa_livro_menino_maluquinho.jpg (Acesso em: 23 de novembro de 2010).
ATENÇÃO
- Entregue a cada aluno quatro folhas de papel A4. Oriente que deverão trabalhar com a folha na posição horizontal.
Leia a primeira página do livro e verifique o que compreenderam. Quando a ideia da frase já estiver clara para todos, leia novamente, mas desta vez as crianças deverão copiar o texto na folha recebida. Ao lado do texto, deverão ilustrar com o desafio de expressar, na ilustração, o sentido de cada frase.
Somente após concluir a ilustração é que se deve passar para página seguinte do livro. Trabalhadas todas as páginas da história, reúna o material e forme o livro de cada criança.
Com os livros prontos, organize um momento de interação onde cada criança possa conhecer o trabalho dos outros colegas.
DICAS
- Prepare um computador com acesso a Internet e conecte-o a um retroprojetor. Você poderá, ainda, usar o laboratório de informática. Acesse o livro on-line de modo que, desta vez, em um único momento todos possam ler o livro e, sobretudo, observar as estratégias utilizadas na ilustração, para representar com ênfase a linguagem figurada que permeia a história.
DICAS
3 – Práticas com linguagem figurada
OBJETIVOS:
Trabalhar compreensão do texto, bem como identificar e ilustrar a linguagem figurada.
PROCEDIMENTOS:
- Selecione algumas frases apresentadas no Para Casa, indicado na atividade 1. Prepare folhas tipo A3 com estas frases e organize duplas. As crianças serão desafiadas a ilustrar a frase.
O material produzido deve ser exposto no mural da sala ou mesmo da escola.
- Verifique a seguir algumas atividades complementares a serem trabalhadas individualmente.
A – Leia atentamente a poesia a seguir:
Caixa mágica de surpresa
(Elias José)
Um livro
é uma beleza,
é caixa mágica
só de surpresa.
Um livro
parece mudo,
Mas nele a gente
descobre tudo.
Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.
Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.
Um livro é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.
É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata do mar,
um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.
B – Sublinhe na poesia os trechos onde encontramos linguagem figurada.
C – Ao lado da poesia, faça uma ilustração que corresponda à linguagem figurada que você identificou.
D- Crie três frases que apresentem linguagem figurada.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Sempre que trabalhamos um livro é importante apresentarmos o autor e características do seu trabalho, suas publicações, entre outros.
A criança deve apreender que: ·
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/10/2013
Cinco estrelasExcelente!!!
06/03/2012
Cinco estrelasESSE TIPO DE PESQUISA E DE GRANDE VALOR NAO SO PARA OS ALUNOS COMO PARA NOS PROFESSORES.ALEM DE DESNVOLVER O RACIOCINIO DO ALUNO COLOCA-OS EM UMA REALIDADE DE PESQUISA MODERNA.
27/07/2011
Cinco estrelasgostei muito, ficou mais fácil ensinar
06/04/2011
Cinco estrelasmuito bom somente assim o aluno aprende a sesenvolver a sua capacidade e seu conhecimento..