07/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Deslocar-se utilizando os quatro tipos de nados: Borboleta, Costas, Peito e Crawl.
Compreender as dificuldades e facilidades encontradas em cada estilo de nado.
Identificar o nado que permite imprimir um ritmo mais veloz no deslocamento na água.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Figura 1: Revezamento Nado Medley.
Atividade 1: “Pique rodízio de estilos”.
Nesta atividade os alunos deverão estar dentro da piscina, distribuídos por toda a sua extensão. O professor deverá escolher dois alunos para serem os pegadores, os outros alunos da turma serão os fugitivos. Neste “pique” todas as vezes que um aluno for pego, ele passará a ser o pegador e o estilo de nado deverá ser modificado. Os alunos seguirão esta sequência; primeiro nadarão costas, depois crawl, borboleta e por último peito. Por exemplo, todos os alunos estão nadando crawl, no momento em que um aluno for pego, todos passarão a nadar o estilo borboleta inclusive o pegador.
Nesta atividade o aluno terá a oportunidade de por em pratica os quatro estilos de nado, que serão desenvolvidos por meio de uma atividade lúdica. Os alunos deverão refletir sobre quais as dificuldades encontradas no deslocamento de cada um dos estilos de nado.
Dica: Permita que o aluno que estiver na função de pegador, e que tenha uma grande dificuldade em realizar um determinado estilo de nado, que ele possa escolher outro estilo de nado para realizar o deslocamento na piscina.
Figura 2: Saída do Nado de Costas.
Atividade 2 : “A prancha da sorte”.
Professor, organize a turma em quatro grupos mistos com o mesmo número de alunos em cada grupo. Nesta aula será preciso utilizar um número de pranchas pequenas igual ao número de alunos na turma, para que cada aluno realize a atividade com uma prancha. Os grupos deverão estar fora da piscina a aproximadamente três metros da borda. O professor se posicionará na borda oposta com todas as pranchas ao seu lado. Na parte inferior das pranchas deverá ser colada uma tira adesiva com uma das quatro cores escolhidas previamente para representar um estilo de nado. Por exemplo; cor vermelha corresponde ao nado costas, cor azul ao nado peito, cor verde ao nado crawl e a cor preta ao nado borboleta.
O professor deverá lançar na piscina, quatro pranchas de cada vez para que o primeiro aluno de cada grupo nade até a prancha e a leve de volta para a borda de onde ele partiu. O aluno poderá escolher em que estilo de nado ele se deslocará até a prancha, no momento em que pegar a prancha deverá observar na parte inferior dela, qual a cor da tira adesiva, em seguida deverá retornar para o ponto de partida realizando o deslocamento na água através do estilo indicado na prancha. A cada rodada o aluno que conseguir voltar mais rápido para a borda, marcará um ponto para a sua equipe.
Dica: Professor organize os grupos para que alunos com um nível de desenvolvimento semelhante participem da competição na mesma "bateria".
Figura 3: Nado Borboleta.
Atividade 3:“Aprendendo o revezamento medley”.
Nesta atividade os alunos realizarão uma competição de revezamento medley.
Professor, faça uma breve explanação sobre a maneira como se organiza uma equipe de revezamento no nado medley, qual a sequência de estilos nesta prova, e qual o posicionamento de saída para os nadadores de cada um dos estilos. A turma deverá ser dividida em grupos de quatro alunos, representando a organização oficial de uma equipe de revezamento do nado medley. Os outros alunos da turma serão divididos em dois grupos; os cronometristas que serão responsáveis por anotar os tempos realizados por cada um dos nadadores e o tempo geral por equipe, e os árbitros de prova responsáveis por fiscalizar a saída e a chegada dos nadadores.
Professor, promova um rodízio entre os alunos para que todos possam ter as mesmas oportunidades durante a aula.
Dica: Professor, permita que os alunos com maior dificuldade utilizem um flutuador no momento da competição.
http://www.youtube.com/watch?v=api1kB5K_lY
http://www.youtube.com/watch?v=eorjVs8rajQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=dYUHv2FNWHA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cKJaJfR4Gaw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0Igw9hu2vt4&feature=related
Artigos para a leitura complementar:
http://www.fgda.com.br/arbitragem/regrasinftecnicasarbitragem.htm
Atividade para a próxima aula:
Os alunos deverão construir uma planilha com os resultados da prova de revezamento no nado medley, identificando quais foram os estilos que permitiram um deslocamento em maior velocidade. Peça que os alunos apontem algumas características do estilo de nado mais veloz, que possam auxiliar na compreensão dos motivos que fazem os estilos de nado permitir deslocamentos em velocidades diferenciadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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06/05/2014
Cinco estrelasótimo!!!! Muito organizado.