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Coordenadas Cartesianas

 

15/07/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Retas perpendiculares
Estratégias e recursos da aula

               Olá professor, veja como você poderá explorar os recursos para abordar o assunto coordenadas cartesianas com seus alunos. 
               Professor apresente a seus alunos o software Google Earth, http://dl.google.com/earth/client/branded/redirect/Google_Earth_BZXV.exe, que combina os sofisticados recursos de pesquisa do Google com imagens de satélite, mapas, terrenos e edificações em 3D para colocar informações geográficas do mundo todo à sua disposição. Comente sobre a relação que existe da localização de um ponto no sistema de coordenadas cartesianas com a localização geográfica das cidades, ou seja, latitude e longitude. Faça também um comentário sobre o que é o GPS, Sistema de Posicionamento Global (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento_Global), que é muito utilizado na aviação, viagens marítimas e que hoje em dia começa a ser utilizado também em automóveis de passeio para fornecer, através de mapas, a melhor rota para que um motorista possa se deslocar de um lugar a seu destino.
               Sobre as coordenadas geográficas, mostre que elas sempre são mostradas à esquerda e na parte inferior da imagem do local [Ponteiro], como na figura abaixo. Aproveite para explicar o que é latitude e longitude.
 

               É interessante que você elabore uma lista com alguns locais que eles poderiam visualizar no software, anotando alguns aspectos, como:

  • Tipo de vegetação;
  • Aglomeração de residências, para poder fazer alguma estimativa de densidade demográfica;
  • Coordenadas geográficas;
  • Tipo de estradas;
  • Leito dos rios;

               Já os locais para visualização, como sugestão, são:

  • A residência deles ou bairro onde moram;
  • Algum ponto na floresta Amazônica;
  • Um ponto no sertão da região nordeste;
  • O Estádio de futebol, Maracanã, no Rio de Janeiro;
  • A cidade de Pequim, próximo cenário das Olimpíadas;
  • Um ponto no Pólo Sul ou Pólo Norte dentre outros;

               Peça para os alunos construírem uma tabela com as coordenadas geográficas dos locais visualizados.
  

Local Ponteiro Latitude Ponteiro Longitude
     
     
     

                Após a observação, convide o(a) professor(a) de geografia para participar de um debate dos itens observados das cidades ou pontos de observação.
               Durante o debate levante algumas questões do tipo:
               Entre os locais que você visualizou existe algum que está mais ao sul do que o a cidade de Pequim? Qual?
               E mais a oeste do que o Maracanã? Qual?
               Neste momento professor você está construindo o significado das coordenadas de um ponto e está ajudando-os a perceberem que podem tirar conclusões sobre a posição de um determinado objeto por meio de suas coordenadas.
               Após o debate, entregue aos seus alunos uma folha de papel quadriculado e peça a eles que construam um sistema de eixos perpendiculares para localização dos pontos visualizados. Lembre-se de orientá-los que no eixo horizontal será marcada a latitude e no eixo vertical a longitude. Utilize uma escala padrão adequada aos locais visualizados. Neste momento, ajude os alunos, caso tenham dificuldade, explicando como fazer este tipo de marcação. Com o objetivo de mostr ar para os alunos uma outra forma de representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas e de observar se os alunos compreenderam como se dá a representação neste sistema, converse com eles de que forma é feita a de localização de objetos no jogo Batalha Naval
               Em seguida discuta com os alunos como é feita a representação de um ponto em um sistema de coordenadas cartesianas, introduza a nomenclatura (eixo x, eixo y). Conte para eles sobre a origem do nome “cartesiano” e quem foi Descartes. 
               Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/Algebra/coordenadas.htm  para que possam exercitar um pouco sobre a localização dos pontos.
               Agora que eles já exercitaram, retome a atividade do gráfico no papel quadriculado. Peça que construam um sistema de eixos perpendiculares e marquem os pontos escolhidos previamente por você como por exemplo, (13ºS, 55ºO), (11º S, 62º O), (15 ºS , 47 ºO), etc . Após a representação dos pontos peça que retornem ao Google Earth e identifiquem o que eles viram neste ponto anotando na folha de papel quadriculada. A representação no sistema cartesiano vai permitir a decisão de percorrer a tela para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo. Recolha o material e utilize como avaliação juntamente com a participação dos alunos nas discussões.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos, que é uma atividade de marcação de pontos em um sistema de coordenadas cartesianas e a identificação de lugares localizados por meio destes pontos no software Google Earth. Observe e avalie a exploração e os comentários de seus alunos.
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Três estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 2/7 - 28.57%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 4/7 - 57.14%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
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