15/07/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Olá professor, veja como você poderá explorar os recursos para abordar o assunto coordenadas cartesianas com seus alunos.
Professor apresente a seus alunos o software Google Earth, http://dl.google.com/earth/client/branded/redirect/Google_Earth_BZXV.exe, que combina os sofisticados recursos de pesquisa do Google com imagens de satélite, mapas, terrenos e edificações em 3D para colocar informações geográficas do mundo todo à sua disposição. Comente sobre a relação que existe da localização de um ponto no sistema de coordenadas cartesianas com a localização geográfica das cidades, ou seja, latitude e longitude. Faça também um comentário sobre o que é o GPS, Sistema de Posicionamento Global (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento_Global), que é muito utilizado na aviação, viagens marítimas e que hoje em dia começa a ser utilizado também em automóveis de passeio para fornecer, através de mapas, a melhor rota para que um motorista possa se deslocar de um lugar a seu destino.
Sobre as coordenadas geográficas, mostre que elas sempre são mostradas à esquerda e na parte inferior da imagem do local [Ponteiro], como na figura abaixo. Aproveite para explicar o que é latitude e longitude.
É interessante que você elabore uma lista com alguns locais que eles poderiam visualizar no software, anotando alguns aspectos, como:
Já os locais para visualização, como sugestão, são:
Peça para os alunos construírem uma tabela com as coordenadas geográficas dos locais visualizados.
Local | Ponteiro Latitude | Ponteiro Longitude |
Após a observação, convide o(a) professor(a) de geografia para participar de um debate dos itens observados das cidades ou pontos de observação.
Durante o debate levante algumas questões do tipo:
Entre os locais que você visualizou existe algum que está mais ao sul do que o a cidade de Pequim? Qual?
E mais a oeste do que o Maracanã? Qual?
Neste momento professor você está construindo o significado das coordenadas de um ponto e está ajudando-os a perceberem que podem tirar conclusões sobre a posição de um determinado objeto por meio de suas coordenadas.
Após o debate, entregue aos seus alunos uma folha de papel quadriculado e peça a eles que construam um sistema de eixos perpendiculares para localização dos pontos visualizados. Lembre-se de orientá-los que no eixo horizontal será marcada a latitude e no eixo vertical a longitude. Utilize uma escala padrão adequada aos locais visualizados. Neste momento, ajude os alunos, caso tenham dificuldade, explicando como fazer este tipo de marcação. Com o objetivo de mostr ar para os alunos uma outra forma de representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas e de observar se os alunos compreenderam como se dá a representação neste sistema, converse com eles de que forma é feita a de localização de objetos no jogo Batalha Naval
Em seguida discuta com os alunos como é feita a representação de um ponto em um sistema de coordenadas cartesianas, introduza a nomenclatura (eixo x, eixo y). Conte para eles sobre a origem do nome “cartesiano” e quem foi Descartes.
Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/Algebra/coordenadas.htm para que possam exercitar um pouco sobre a localização dos pontos.
Agora que eles já exercitaram, retome a atividade do gráfico no papel quadriculado. Peça que construam um sistema de eixos perpendiculares e marquem os pontos escolhidos previamente por você como por exemplo, (13ºS, 55ºO), (11º S, 62º O), (15 ºS , 47 ºO), etc . Após a representação dos pontos peça que retornem ao Google Earth e identifiquem o que eles viram neste ponto anotando na folha de papel quadriculada. A representação no sistema cartesiano vai permitir a decisão de percorrer a tela para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo. Recolha o material e utilize como avaliação juntamente com a participação dos alunos nas discussões.
Três estrelas 7 classificações
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09/12/2014
Três estrelasUtilizou uma boa contextualização.
26/03/2010
Três estrelasPrecisamos de aulas como esta para que o educando teme gosto para aprender matemática.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ muito bom quando vemos a matemática num trabalho interdisciplinar , fica mais fácil para o aluno aprender de verdade.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da aula, pela interdisciplinaridade que o professor usou com a geografia demonstrando a importância da matemática na localização de pontos
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sugestão, bem criativa, parabens.
24/03/2010
Três estrelasolá, Professor, achei excelente sua aula pois o aluno ao mesmo tempo que estuda matemática ele esta interdiciplinando com geografia, e tecnologias, formando uma noção bem sólida do que seja Coodenadas Cartesianas. Meus Parabéns.
24/03/2010
Três estrelasOlá Professor, veja também a seguinte aula: Distância entre dois pontos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=478