19/11/2010
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
- Compreender que a história é constituída de acontecimentos com diferentes durações: breve, média e longa duração.
- Analisar acontecimentos históricos de diferentes durações temporais.
O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das medidas de tempo, década, século, milênio. Para isto é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula: "A contagem do tempo: século, ano, década, milênio", disponível no Portal do Professor.
Atividade 1 - Conhecendo as diferentes durações temporais na história.
- Inicie a atividade pedindo para que cada aluno escreva no caderno um acontecimento que ele considera como sendo de breve duração, outro de média e um terceiro de longa duração.
- Após todos terem feito seu registro no caderno, peça para cada aluno ler sua resposta.
- Divida o quadro em 3 partes, uma parte para registrar os acontecimentos de breve duração, outra parte para os de média e outra para os de longa duração.
- Enquanto cada aluno lê a sua resposta vá anotando seus exemplos no quadro.
- Depois de registrar todas as respostas no quadro, discuta como todos os alunos se eles concordam que cada exemplo esteja na divisória correta, pedindo para eles justificarem as suas respostas e fazendo as modificações necessárias para que cada acontecimento levantado pelos alunos esteja no lugar adequado.
- Em seguida peça para os alunos registrarem no seu caderno a listagem corrigida.
- A partir dos exemplos corrigidos, construa com os alunos uma definição para acontecimentos de curta duração, de média duração e de longa duração e peça para todos copiarem em seus cadernos estas definições
Possibilidade de registro:
Os historiadores para facilitarem o seu trabalho de pesquisa e escrita da História dividiram as durações dos acontecimentos históricos em períodos de breve, média e longa duração. Para compreender essa divisão é necessário levarmos em consideração o tempo cronológico, aquele marcado pelos calendários e relógios que é diferente do tempo histórico que é demarcado por períodos históricos.
Atenção professor! Essa é apenas uma sugestão de registro para os alunos visualizarem melhor como podemos definir as durações dos acontecimentos históricos. Você pode e deve extrapolar essa possibilidade de registro; a partir do debate estabelecido entre você e seus alunos.
Atividade 2 - Colocando ordem no tempo.
A partir das imagens abaixo peça para os alunos classificarem os acontecimentos em períodos de breve, média e longa duração e justificarem a sua classificação.
Discuta as respostas dos alunos, analisando seus erros e acertos.
Crianças jogando uma partida de futebol. Disponível em: www.google.com
Governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2011).Disponível em:http://tudoglobal.com/blog/capa/63142/blog-do-planalto-divulga-realizacoes-de-lula.html
Mulher deitada na rede, um hábito adquirido dos índios. Disponível em: http://iprodigo.com/textos/dia-do-senhor-dia-inutil.html
Atividade 3 - Acontecimentos históricos e suas durações temporais.
- O objetivo desta atividade é trabalhar com acontecimentos históricos da região, localidade que aluno reside, além de acontecimentos históricos nacionais e mundiais para o aluno refletir e analisar historicamente esses acontecimentos e classificá-los de acordo com as durações dos tempos históricos (breve, média e longa duração).
- Nesta atividade o aluno também poderá refletir e localizar acontecimentos em linhas cronológicas e construir relações entre eles por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade; por isso a importância de trabalhar com acontecimentos da região onde moram.
- Peça para os alunos fazerem uma pesquisa sobre acontecimentos da região, de âmbito nacional e mundial. Importante ressaltar para os alunos que os acontecimentos escolhidos por eles devem ser datados, mesmo que com datas aproximadas.
- Após todos terem pesquisado, peça para classificarem os acontecimentos de acordo com as durações dos tempos históricos: breve, média e longa duração.
- Em seguida peça para eles refletirem quais dos acontecimentos vem antes, depois e quais ocorrem no mesmo período.
- Peça para cada aluno socializar a sua pesquisa e suas descobertas através da apresentação de cartazes para toda a turma.
Atividade 4 - Cruzadinha Histórica (Ordem no tempo).
- Solicite aos alunos que elaborem uma cruzadinha sobre as diferentes durações dos acontecimentos históricos.
- Instrua-os a fazerem em uma folha separada (o professor poderá distribuir uma folha de papel A4 para cada aluno), sem as respostas, apenas com as dicas e os quadradinhos.
- Após a formulação, peça para que os alunos troquem as cruzadinhas entre si para que que o colega possa responder.
- Após todos responderem, os alunos devem novamente trocar as cruzadinha (os alunos que elaboraram a cruzadinha irão corrigir o que o colega fez).
- Incentive os alunos a criarem dicas não só de acontecimentos nacionais ou mundiais, mas também regionais.
- As dicas formuladas pelos alunos podem ser acontecimentos para classificarem em períodos de breve, média ou longa duração.
Observação: esta atividade pode ser desenvolvida em conjunto nas aulas de Portugês e História.
Segue abaixo um recurso midiático que pode ser utilizado como ponto de partida para as reflexões propostas, servindo de âncora para as discussões educativas no âmbito escolar. A partir desse documento é possível, fazer o aluno dialogar e refletir sobre a duração do tempo.
Música "Quanto tempo você tem?" - Banda Dom: disponível em: http://letras.terra.com.br/banda-dom/205476/
Neste endereço você encontra o vídeo e a letra da música.
A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem compreender as noções de temporalidade na história, as durações de determinados acontecimentos históricos: breve, curta ou longa.
Cinco estrelas 2 classificações
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18/03/2013
Cinco estrelasmuito obg adorei a aula me ajudou,muito.:)
09/01/2013
Cinco estrelasMuito bom! Vou adaptar sua aula na escola onde trabalho.