Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As diferentes durações temporais dos acontecimentos históricos.

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender que a história é constituída de acontecimentos com diferentes durações: breve, média e longa duração.

- Analisar acontecimentos históricos de diferentes durações temporais.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das medidas de tempo, década, século, milênio. Para isto é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula: "A contagem do tempo: século, ano, década, milênio", disponível no Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Conhecendo as diferentes durações temporais na história.

- Inicie a atividade pedindo para que cada aluno escreva no caderno um acontecimento que ele considera como sendo de  breve duração, outro de  média e um terceiro de longa duração.

- Após todos terem feito seu registro no caderno, peça para cada aluno ler sua resposta.

- Divida o quadro em 3 partes, uma parte para registrar os acontecimentos de breve duração, outra parte para os de média e outra para os de longa duração.

- Enquanto cada aluno lê a sua resposta vá anotando seus exemplos no quadro.

- Depois de registrar todas as respostas no quadro, discuta como todos os alunos se eles concordam que cada exemplo esteja na divisória correta, pedindo para eles justificarem as suas respostas e fazendo as modificações necessárias para que cada acontecimento levantado pelos alunos esteja no lugar adequado.

- Em seguida peça para os alunos registrarem no seu caderno a listagem corrigida.

- A partir dos exemplos corrigidos, construa com os alunos uma definição para acontecimentos de curta duração, de média duração e de longa duração e peça para todos copiarem em seus cadernos estas definições

Possibilidade de registro:

Os historiadores para facilitarem o seu trabalho de pesquisa e escrita da História dividiram as durações dos acontecimentos históricos em períodos de breve, média e longa duração. Para compreender essa divisão é necessário levarmos em consideração o tempo cronológico, aquele marcado pelos calendários e relógios que é diferente do tempo histórico que é demarcado por períodos históricos.

  • Acontecimento de breve ou curta duração: acontece em um tempo cronológico pequeno, por exemplo: uma partida de futebol; a realização de um show.
  • Acontecimento de média duração: acontece em um tempo cronológico que envolve alguns anos. Por exemplo: o período da Primeira e da Segunda Guerra Mundial; a carreira de um jogador de futebol; o governo de um presidente.
  • Acontecimento de longa duração: acontece em um tempo cronológico maior, de décadas, séculos, milênios. Por exemplo: os hábitos alimentares que passam de geração para geração.

Atenção professor! Essa é apenas uma sugestão de registro para os alunos visualizarem melhor como podemos definir as durações dos acontecimentos históricos. Você pode e deve extrapolar essa possibilidade de registro; a partir do debate estabelecido entre você e seus alunos.

Atividade 2 - Colocando ordem no tempo.

A partir das imagens  abaixo peça para os alunos classificarem os acontecimentos em períodos de breve, média e longa duração e justificarem a sua classificação.

Discuta as respostas dos alunos, analisando seus erros e acertos.

Breve Duração

                                                                                                                                                        

                                          Crianças jogando uma partida de futebol. Disponível em: www.google.com                                                            

Média Duração

                                                                 

Governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2011).Disponível em:http://tudoglobal.com/blog/capa/63142/blog-do-planalto-divulga-realizacoes-de-lula.html    

Longa Duração

                                                               

Mulher deitada na rede, um hábito adquirido dos índios.     Disponível em: http://iprodigo.com/textos/dia-do-senhor-dia-inutil.html

Atividade 3 - Acontecimentos históricos e suas durações temporais. 

- O objetivo desta atividade é trabalhar com acontecimentos históricos da região, localidade que aluno reside, além de acontecimentos históricos nacionais e mundiais para o aluno refletir e analisar historicamente esses acontecimentos e classificá-los de acordo com as durações dos tempos históricos (breve, média e longa duração).

- Nesta atividade o aluno também poderá refletir e localizar acontecimentos em linhas cronológicas e construir relações entre eles por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade; por isso a importância de trabalhar com acontecimentos da região onde moram.

- Peça para os alunos fazerem uma pesquisa sobre acontecimentos da região, de âmbito nacional e mundial. Importante ressaltar para os alunos que os acontecimentos escolhidos por eles devem ser datados, mesmo que com datas aproximadas.

- Após todos terem pesquisado, peça para classificarem os acontecimentos de acordo com as durações dos tempos históricos: breve, média e longa duração.

- Em seguida peça para eles refletirem quais dos acontecimentos vem antes, depois e quais ocorrem no mesmo período.

- Peça para cada aluno socializar a sua pesquisa e suas descobertas através da apresentação de cartazes para toda a turma.

Atividade 4 - Cruzadinha Histórica (Ordem no tempo).

- Solicite aos alunos que elaborem uma cruzadinha sobre as diferentes durações dos acontecimentos históricos.

- Instrua-os a fazerem em uma folha separada (o professor poderá distribuir uma folha de papel A4 para cada aluno), sem as respostas, apenas com as dicas e os quadradinhos.

- Após a formulação, peça para que os alunos troquem as cruzadinhas entre si para que que o colega possa responder.

- Após todos responderem, os alunos devem novamente trocar as cruzadinha (os alunos que elaboraram a cruzadinha irão corrigir o que o colega fez).

- Incentive os alunos a criarem dicas não só de acontecimentos nacionais ou mundiais, mas também regionais.

- As dicas formuladas pelos alunos podem ser acontecimentos para classificarem em períodos de breve, média ou longa duração.

Observação: esta atividade pode ser desenvolvida em conjunto nas aulas de Portugês e História.

Recursos Complementares

Segue abaixo um recurso midiático que pode ser utilizado como ponto de partida para as reflexões propostas, servindo de âncora para as discussões educativas no âmbito escolar. A partir desse documento é possível, fazer o aluno dialogar e refletir sobre a duração do tempo.

Música "Quanto tempo você tem?"  - Banda Dom: disponível em: http://letras.terra.com.br/banda-dom/205476/  

Neste endereço você encontra o vídeo e a letra da música. 

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem compreender as noções de temporalidade na história, as durações de determinados acontecimentos históricos: breve, curta ou longa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.