Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dos Contos de Fada à Idade Média

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, GILVÂNIA MAURÍCIO DIAS PONTES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula:

  • Escutar contos de fada, apreciando a leitura feita pelo professor.
  • Gostar de ler e ouvir contos de fada.
  • Perceber aspectos da vida cotidiana (alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, etc.) dos personagens dos contos de fada.
  • Perceber relações entre o modo de vida dos personagens dos contos e o período da Idade Média.
  • Registrar através da escrita e desenho os conhecimentos construídos acerca do tema estudado.
  • Realizar alguns jogos teatrais encenando um conto de fada.  
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante três semanas em aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estas aulas os alunos precisam  ter vivenciado situações didáticas envolvendo a contação de alguns contos de fada.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pelos tempos medievais

1º momento: Como sugestão, o professor  leva para a roda da conversa os contos de fada lidos para a turma e, juntos, relembram as histórias observando alguns aspectos do modo de vida dos seus personagens.

Fonte: http://www.google.com.br 

As observações podem ser registradas em um quadro como no exemplo abaixo:

2º momento: Após o registro da observação, o professor questiona a turma:

  • Pessoal, esse jeito de viver dos personagens é diferente ou igual ao nosso jeito de viver? Por quê?
  • Será que houve um tempo em que as pessoas viviam como esses personagens?
  • Sabia que lá na biblioteca da escola eu encontrei alguns livros que falam sobre esse tempo, em que as pessoas viviam como os personagens dessas histórias? Eu li alguns e descobri que esse tempo se chama Idade Média.
  • Que tal irmos lá para conhecermos estes livros e aprendermos sobre esse tempo?

ATIVIDADE 2 – Conhecendo o tempo dos personagens dos contos de fada

1º momento: O professor leva as crianças até a biblioteca da escola e, com ajuda da bibliotecária, identifica alguns livros sobre a Idade Média. É interesse que nesse momento as crianças sejam informadas acerca dos procedimentos necessários para localizar um livro na biblioteca.

2º momento: O professor organiza as crianças em pequenos grupos para folhearem os livros encontrados, orientando-as a observarem as suas imagens.

3º momento: Após a exploração do material o professor forma uma grande roda para as crianças socializarem o que descobriram sobre o a Idade Média. Em seguida, lê para as crianças alguns trechos dos livros e as legendas das imagens, chamando a atenção da turma para alguns aspectos da vida nessa época - alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, etc.

4º momento – De volta à sala o professor solicita às crianças que representem por meio do desenho e escrita o que aprenderam sobre a Idade Média, na consulta feita na Biblioteca.   

ATIVIDADE 3 – Ouvindo histórias sobre a Idade Média

1º momento: O professor traz para a roda da história livros sobre a Idade Média escritos para crianças e lê para a turma. Durante a leitura, ele deve destacar alguns aspectos relacionados a vida cotidiana das pessoas desta época - alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, etc.  Como sugestão de leitura indicamos as obras abaixo:

Autora: Fiona Macdonal

Editora: Scipione

Sinopse - Como os senhores e as damas, os camponeses e os sacerdotes passavam seus dias? O que os divertia e o que temiam? Como construíram magníficas catedrais e enfrentaram a fome, a guerra e as pestes? Por que seguiram em peregrinações ou lutaram nas Cruzadas? Esse livro resgata as diversas manifestações do cotidiano humano na Idade Média.

Fonte: http://www.travessa.com.br/scipione 

Autores: Maria Rius e Gloria E Oriol Verges.

 Editora: Scipione

Sinopse - As relações do homem com a terra, o poder da Igreja e o início da formação de cidades são características importantes para a compreensão da Idade Média. Este livro descreve as condições de vida de cada uma das classes sociais durante este período, permitindo à criança imaginar o dia-a-dia do homem medieval.

Fonte: http://www.americanas.com.br  

Durante a leitura o professor  faz alguns questionamentos para que as crianças possam estabelecer relações entre os aspectos abordados no livro, a vida dos personagens dos contos de fada e com as suas próprias vidas. Nesta conversa o professor deve conduzir a turma a percebe mudanças e permanências entre a vida das pessoas na Idade Média e o modo de viver dos tempos atuais.

2º momento: Após a leitura do livro, o professor organiza as crianças em pequenos grupos para escreverem, a partir de imagens, sobre alguns aspectos da vida cotidiana na Idade Média.          

MODELO DE ATIVIDADE

ATIVIDADE 4 – Assistindo filme sobre a Idade Média

1º momento: O professor exibe para a turma o filme que aborde a vida na Idade Média. Como sugestão indicamos o filme “A idade das trevas” que pode ser acessado no site http://tvescola.mec.gov.br/ (clicar no link videoteca, em seguida, no link Filmes/Programas, depois, clicar na letra I e selecionar o vídeo indicado) 

   

IDADE DAS TREVAS, A

Série: VIAJANTES DA HISTÓRIA

Faixa de Ensino: Fundamental

Disciplina: História; Arte; Ciência; Geografia   

Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea.

       Fonte:  http://tvescola.mec.gov.br/

Durante a exibição do vídeo o professor pode fazer algumas pausas para comentar a cena, buscando fazer relações com o que já foi lido, com os personagens dos contos de fada e com o modo de vida dos tempos atuais. Destacando sempre as semelhanças e diferenças, o que se transformou e o que permanece nesses modos de vida.

2º momento: Após a exibição do vídeo, o professor solicita que as crianças, individualmente, registrem por meio do desenho e escrita o que mais lhe chamou atenção no filme.

3º momento: Concluída a atividade, o professor solicita às crianças que socializem suas produções. Em seguida, organiza as produções em um painel intitulado “CENAS DO FILME A IDADE DAS TREVAS”.

ATIVIDADE 5 – Encenando um conto de fada para sistematizar as informações do estudo

 Para realização dessa atividade sugerimos o conto “O gato de botas” por abordar vários aspectos do cotidiano da Idade Média. Indicamos as versões do site http://www.educacional.com.br . No site http://youtube.com.br também é possível encontrar algumas versões em vídeo deste clássico.

1º momento: Após ouvirem a leitura e assistirem ao filme de uma das versões do Gato de Botas, o professor propõe ao grupo brincar de encenar esta história. Para organizar a brincadeira o professor elabora com a turma o seguinte quadro:

2º momento: Após essas definições, as crianças escolhem que personagem representarão e o professor propõe uma primeira brincadeira. A aula prossegue com uma avaliação dessa primeira brincadeira:

  • O que foi legal na brincadeira?
  • O que precisamos melhorar?
  • Alguém teve dificuldade de representar o seu personagem? Por quê?

A cada dia o professor propõe a realização da brincadeira sempre retomando com as crianças o que deu certo e o que precisa melhorar. É interessante que as crianças, durante a brincadeira, possam experimentar representar vários personagens e tenha oportunidade de justificar as suas escolhas.

3º momento: O professor propõe a turma introduzir o figurino na brincadeira, definindo o que as crianças podem trazer de casa, o que pode ser pego no faz-de-conta da sala e o que será confeccionado com elas. O professor lista as decisões tomadas conforme o quadro abaixo:

FIGURINO

Para ilustrar o quadro o professor solicita a criança que desenhe, como imagina que deve ser, a sua roupa na brincadeira.

4º momento: O professor conversa com as crianças acerca do cenário que será usado na brincadeira e propõe a confecção de cortinas com a pintura de cada local que será representado na peça (casa do moleiro, floresta, castelo, aldeia, etc.). Para a confecção das cortinas, sugerimos que as crianças sejam divididas em grupos para desenharem cada espaço. Em seguida, o professor, ou outro adulto da escola, amplia os desenhos das crianças em tecido para serem pintados por elas. À medida que as cortinas forem sendo concluídas o professor vai introduzindo-as na brincadeira.

5º momento: O professor propõe a turma a apresentação da brincadeira para toda a escola e familiares, conversando sobre como farão a divulgação (Neste portal, na aula Brincando de Baile Medieval, o professor encontra alguns encaminhamentos referentes a produção de cartazes com as crianças para a divulgação de uma peça de teatro).

6º momento: No dia da brincadeira, o professor inicia a aula montando o cenário com a participação das crianças. Em seguida, com ajuda de algum adulto (funcionário ou pais) arruma as crianças.

7° momento – Após as turmas convidadas e pais se acomodarem, o professor explica o motivo da brincadeira dando algumas informações sobre como era a vida na Idade Média.

8° momento – Após a apresentação e organização do material usado, o professor parabeniza a turma e realiza um momento de avaliação da brincadeira.

Recursos Complementares

http://www.google.com.br (Para acessar a imagem do primeiro momento da Atividade 1, ao entrar no site o professor digita o nome da obra e clica no link pesquisar.)

http://www.travessa.com.br/scipione    (Para acessar a imagem do livro Como seria a sua vida na Idade Média, o professor, ao entrar no site digita o nome da obra ou autora na caixa de pesquisa e clica no  link ok)

 http://www.americanas.com.br (Para acessar a imagem do livro A Idade Média, o professor, ao entrar no site, digita o nome da obra ou autora na caixa de pesquisa e clica no  link ok)

 http://tvescola.mec.gov.br/ (Para acessar o filme, o professor, ao entrar no site, clica no link videoteca e, em seguida, na letra  I. Depois é só clicar no título do filme sugerido)

 http://www.educacional.com.br (Para acessar O gato do botas, o professor, ao entrar no site, digita o nome da história na caixa de pesquisa e clica no  link ok. Em seguida é só clicar no link O gato de botas)

 http://youtube.com.br (Ao entrar no site, o professor digita O gato de botas na caixa de pesquisa e clica no  link pesquisar. Em seguida, clica no filme intitulado historinhas. Este filme foi editado em três partes.)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas  (Neste site professor encontrará diversas informações - origem, características, evolução etc. - acerca dos contos de fadas.)

http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/contos-fadas.htm  (Neste  site, o professor encontrará outras orientações para trabalhar com os contos de fada.)

Avaliação

A avaliação poderá ser realizada em função:

  • Da participação dos alunos ao longo das aulas;
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados;
  • Do envolvimento das crianças na composição do cenário, dos personagens e suas ações, confecção do figurino;
  • Da organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de avaliação das vivências.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.