21/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável;
Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental.
Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva;
Produzir cartilhas para divulgar na escola e comunidade sobre hábitos saudáveis de higiene ambiental.
Não são necessários conhecimentos prévios.
EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
Introdução: uma abordagem para o professor
Antes de iniciar propriamente a aula se torna necessário discutir alguns conceitos essenciais para compreensão do tema a ser explorado. Inicialmente é importante esclarecer que em se tratando de higiene ambiental vamos priorizar atividades que remetam a qualidade da água, do ar e do solo e aos principais problemas decorrentes da poluição desses componentes de um ambiente.
Antes, porém, é imprescindível abordar os conceitos de saúde e de ambiente que serviram de subsídios para o planejamento desta aula.
Para isso, transcrevo trecho do documento Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília
“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Tantas vezes citado, o conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido. Remete à idéia de uma “saúde ótima”, possivelmente inatingível e utópica já que a mudança, e não a estabilidade é predominante na vida. Saúde não é um “estado estável”, que uma vez atingido possa ser mantido.
A própria compreensão de saúde tem também alto grau de subjetividade e determinação histórica, na medida em que indivíduos e sociedades consideram ter mais ou menos saúde dependendo do momento, do referencial e dos valores que atribuam a uma situação.
Diversas tentativas vêm sendo feitas a fim de se construir um conceito mais dinâmico, que dê conta de tratar a saúde, não como imagem complementar da doença, e sim, como construção permanente de cada indivíduo e da coletividade. Ela deve se expressar na luta pela ampliação do uso das potencialidades de cada pessoa e da sociedade, refletindo sua capacidade de defender a vida.
Assumido o conceito da OMS, nenhum ser humano (ou população) será totalmente saudável ou totalmente doente. Ao longo de sua existência, viverá condições de saúde/doença, de acordo com suas potencialidades, suas condições de vida e sua interação com elas.
Além disso, os enfoques segundo os quais a condição de saúde individual é determinada unicamente pela realidade social ou pela ação do poder público, tanto quanto a visão inversa, nem por isso menos determinista, que coloca todo peso no indivíduo, em sua herança genética e em seu empenho pessoal, precisam ser rompidos. Interferir sobre o processo saúde/doença está ao alcance de todos e não é uma tarefa a ser delegada, deixando ao cidadão ou à sociedade o papel de objeto da intervenção “da natureza”, do poder público, dos profissionais de saúde ou, eventualmente, de vítima do resultado de suas ações. (...)
A escola, sozinha, não levará os alunos a adquirirem saúde. Pode e deve, entretanto, fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável.
Não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural.
Intrincados mecanismos determinam as condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas vivências em saúde e doença. Entre os inúmeros fatores determinantes da condição de saúde, incluem-se os condicionantes biológicos (idade, sexo, características pessoais eventualmente determinadas pela herança genética), o meio físico (que abrange condições geográficas, características da ocupação humana, fontes de água para consumo, disponibilidade e qualidade dos alimentos, condições de habitação), assim como o meio socioeconômico e cultural, que expressa os níveis de ocupação e renda, o acesso à educação formal e ao lazer, os graus de liberdade, hábitos e formas de relacionamento interpessoal, a possibilidade de acesso aos serviços voltados para a promoção e recuperação da saúde e a qualidade da atenção por eles prestada.(....)
(...) O conceito de “Cidade Saudável”, originado no Canadá na década de 80, serve hoje como parâmetro para nortear projetos de saúde que vêm se desenvolvendo em diversas partes do mundo, a partir da sua incorporação pela OMS. Considera-se que uma “Cidade Saudável” deve ter:
• uma comunidade forte, solidária e constituída sobre bases de justiça social, na qual ocorre alto grau de participação da população nas decisões do poder público;
• ambiente favorável à qualidade de vida e saúde, limpo e seguro; satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, incluídos a alimentação, a moradia, o trabalho, o acesso a serviços de qualidade em saúde, à educação e à assistência social;
• vida cultural ativa, sendo promovido o contato com a herança cultural e a participação numa grande variedade de experiências;
• economia forte, diversificada e inovadora.
Nesse contexto, falar de saúde implica levar em conta, por exemplo, a qualidade da água que se consome e do ar que se respira; as condições de fabricação e uso de equipamentos nucleares ou bélicos; o consumismo desenfreado e a miséria; a degradação social ou a desnutrição; estilos de vida pessoais e formas de inserção das diferentes parcelas da população no mundo do trabalho; envolve aspectos éticos relacionados ao direito à vida e à saúde, direitos e deveres, ações e omissões de indivíduos e grupos sociais, dos serviços privados e do poder público. (...)
De acordo com esse documento espera-se que os alunos sejam capazes de:
.compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano;
• compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;
• conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade;
• conhecer formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde;
• adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
Por outro lado, de acordo com o PCN entende-se que o conceito de meio ambiente ainda vem sendo construído. Por enquanto, ele é definido de modo diferente por especialistas de diferentes ciências. (...)
(...) De qualquer forma, o termo “meio ambiente” tem sido utilizado para indicar um “espaço” (com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações) em que um ser vive e se desenvolve, trocando energia e interagindo com ele, sendo transformado e transformando-o. No caso do ser humano, ao espaço físico e biológico soma-se o “espaço” sociocultural. Interagindo com os elementos do seu ambiente, a humanidade provoca tipos de modificação que se transformam com o passar da história. E, ao transformar o ambiente, o homem também muda sua própria visão a respeito da natureza e do meio em que vive. (...)
Dentro deste contexto esperamos que esta aula contribua para que o aluno perceba a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável e que reconheça que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar, da água e do espaço, assumindo por meio de atitudes cotidianas a valorização da qualidade do ambiente, inclusive demonstrando uma postura crítica diante da própria realidade.
Para ler o documento na integra acesse os links a seguir:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf PCN Meio ambiente e saúde acesso em 08 de setembro de 2010-09-07
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf PCN Saúde acesso em 08 de setembro de 2010-09-07
Estratégia:
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o que é higiene pessoal e ambiental, refletindo sobre a relação entre a higiene pessoal e coletiva e a saúde das pessoas, por meio das atividades desenvolvidas para explorar o assunto da aula.
Como o professor irá ativar esse processo:
Levantando situações – problema em que os alunos serão estimulados a emitir suas ideias sobre o que é ambiente e saúde buscando estabelecer relação entre higiene pessoal e coletiva. Através das discussões e atividades desenvolvidas esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos e sistematização do estudo.
Atividade 1
Inicie a aula apresentando para os alunos imagens como as sugeridas abaixo, explorando-as com a turma.
http://www.geologiadobrasil.com.br/images/Cena%20enchente%20SP_2.jpg
http://www.dialogosuniversitarios.com.br/UserFiles/91/Image/Responsabilidade/lixo.jpg
Sugestão de diálogo:
. Como é o ambiente representado em cada imagem?
. Que situações elas representam? Quem são os responsáveis pelas situações apresentadas?
. Quais as possíveis causas das enchentes?
. Que prejuízos elas podem trazer para o ambiente e o ser humano?
. Que relação existe entre enchentes e doenças?
. Quais são as possíveis causas da poluição do ar?
. Que prejuízos a poluição do ar pode trazer para o ambiente e o ser humano?
. Que relação existe entre a poluição do ar e doenças?
. Como o lixo prejudica o ambiente e o ser humano?
. Que doenças as pessoas podem adquirir através do contato com o lixo?
Explique para os alunos que a higiene pessoal contribui para uma vida saudável. Retome com a turma quais são os hábitos de higiene pessoal que devem fazer parte do nosso dia a dia.
Os alunos podem citar hábitos relacionados a higiene pessoal como escovar os dentes, tomar banho diariamente, lavar as mãos antes das refeições e sempre que necessário, e aquelas relacionadas ao ambiente como colocar o lixo para ser recolhido no dia certo, deixar nossas casas e quintais limpos, dentre outras.
Questione os alunos sobre situações que prejudicam o ambiente e consequentemente a nossa saúde. Oriente a discussão de forma que eles citem as situações apresentadas nas fotos. Explique que a poluição ambiental influi de maneira decisiva e negativa para uma vida saudável e que podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.
A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde. Por isso, nesta aula serão estudadas as consequências da poluição para o ambiente e o ser humano e medidas pessoais e coletivas que contribuem para a saúde do ambiente e das pessoas.
Para melhor se informar sobre o tema da aula leia os textos dos links sugeridos a seguir.
http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/ acesso em 6 de setembro de 2010. http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/ acesso em 6 de setembro de 2010.
http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_dos_solos.htm acesso em 6 de setembro de 2010.
Atividade 2
A seguir sugerimos vídeos relacionados a poluição da água, do ar e do solo e as consequências dessa poluição para o ambiente e as pessoas. Sugerimos algumas questões para discussão com os alunos. Outras poderão ser levantadas por você de acordo com sua turma. Para isso, assista aos vídeos, e anote as questões antes de apresentá-los para os alunos. Projete-os um de cada vez e mais de uma vez. Ao término da projeção organize os alunos em semicírculo e proponha a discussão sugerida.
Poluição da água
http://www.youtube.com/watch?v=F_73B2rziRY vídeo poluição da água 6: 35 min.
http://www.youtube.com/watch?v=1p0YytRv31g&feature=related vídeo poluição da água solução 3:25 min.
Itens para discussão
Video 1
. O que causa a poluição do rio Tiete em Santana do Parnaíba?
. Como fica a água poluida?
. Por que o esgoto não é tratado nesta cidade?
. O que o governo e as pessoas precisam fazer para não poluir o rio?
Vídeo 2
. Qual a solução encontrada para despoluir as águas do Tiete?
. Por que o paulistano não reconhece o rio Tiete como um cartão postal?
. Para que serve o flutuador colocado no rio?
Poluição do ar
http://www.youtube.com/watch?v=biW-bBAstoQ&feature=related vídeo poluição do ar em 6 capitais do Brasil
Itens para discussão
. Quais os maiores responsáveis pela poluição atmosférica?
. Como a poluição afeta a saúde das pessoas?
. Em que capitais a pesquisa foi realizada? Na sua opinião porque essas capitais foram escolhidas?
Poluição do solo
http://www.youtube.com/watch?v=JNsfiIxg97c 2:41 Lixo no Rio de Janeiro
http://www.youtube.com/watch?v=CiO32gj_bVg&feature=related reciclar o lixo: alternativas já colocadas em prática jornal nacional rede globo 4:30 min.
Itens para discussão
Vídeo 1
. Como o solo pode ser poluído?
. Que relação existe entre lixo e enchente?
. E entre enchente e a saúde das pessoas?
Vídeo 2
. Que atitudes contribuem para aumentar a recligem do lixo?
. Por que é importante a participação de todos para o aumento da reciclagem?
. Por que reciclar é importante para o ambiente e a saúde das pessoas?
Atividade 3
Proponha aos alunos uma pesquisa para conhecer as principais doenças de veiculação hídrica e aquelas relacionadas ao solo e ao ar. Os alunos deverão fazer o registro das informações obtidas e apresentá-las para a turma, em dia previamente combinado. O professor organiza se possível, a turma em círculo e propõe a apresentação em forma de seminário.
Como são várias doenças de veiculação hídrica ou relacionadas ao solo e ao ar sugerimos que a atividade seja realizada em duplas. Organize os alunos de maneira que cada dupla investigue sobre uma doença. Ensine-os se preciso a utilizar o buscador Google e palavras chave para localizar o assunto que se deseja investigar. Neste caso as palavras chave são os nomes das doenças sugeridas para a pesquisa.
Sugestão de roteiro para orientar a pesquisa:
Nome da doença
Agente causador
Como se contrai
Sinais e sintomas
Como tratar
Como evitar
Destacamos algumas doenças e sugerimos alguns sites para pesquisa. Outros recursos poderão se usados com livros, folhetos, revistas etc.
Doenças de veiculação hídrica: Gastrenterite Amebíase Giardíase Febre tifóide Cólera Leptospirose Verminoses (esquistossomose ou xistose)
ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/hidrica/doc/dta09_pergresp.pdf - doenças relacionadas à água ou de transmissão hídrica - perguntas e respostas e dados estatísticos – consultado em agosto de 2010
http://sitesms.curitiba.pr.gov.br/saude/areastematicas/saude_ambiental/veiculacaohidrica.htm quadro resumo de algumas doenças de veiculação hídrica. consultado em agosto de 2010
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/doencas-relacionadas-com-a-agua/doencas-relacionadas-com-a-agua-4.php acesso em 08 de setembro de 2010.
http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-importancia-da-agua-na-historia-do-homem acesso em 08 de setembro de 2010-09-07
Doenças relacionadas ao solo: Tétano e Verminoses (ascaridíase, teníases, cisticerco, oxiurose, ancilostomose o amarelão)
http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/o-solo-e-a-agua-transmitem-doencas acesso em 08 de setembro de 2010-09-07
http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/SBER3.html doenças relacionadas aos dejetos no meio rural acesso em 08 de setembro de 2010-09-07
http://www.youtube.com/watch?v=PhAu5fDfKzY vídeo doenças relacionadas ao solo 4: 00min. acesso em 08 de setembro de 2010-09-07
Doenças relacionadas ao ar
.Doenças alérgicas (bronquite, rinite e asma)
.Causados por vírus (resfriado, gripe), outras viroses (caxumba, sarampo, rubéola, poliomielite, catapora)
.Causadas por bactérias (tuberculose, meningite meningocócica, pneumonia bacteriana, coqueluche)
O ar poluído pode conter materiais capazes de causar sérios danos a saúde humana. Além de materiais poluentes, o ar também pode conter diferentes tipos de microorganismos causadores de doenças. Neste caso dizemos que o ar está contaminado. Por isso, incluímos doenças causadas por vírus e bactérias.
http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_do_ar.htm acesso em 08 de setembro de 2010-09-07
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/viroses/ acesso em 14 de setembro de 2010-09-07
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/ acesso em 14 de setembro de 2010-09-07
Atividade 4
Oriente os alunos na elaboração de um folheto sobre as doenças de veiculação hídrica e aquelas relacionadas ao solo e ao ar. Explique-lhes que esse folheto será distribuído na escola para informar as pessoas sobre as doenças e medidas gerais de proteção.
Veja orientações de como fazer folhetos utilizando o computador. Esse folheto poderá ser feito com a ajuda do setor de informática da escola e ser digitalizado e impresso. Depois do trabalho realizado, exponha na escola e distribua os folhetos para a comunidade.
Sugestão de como fazer um folheto informativo: http://www.scribd.com/doc/18341076/Como-Fazer-Um-Folheto-No-Publisher - embora a sugestão seja para folheto virtual, as ideias se aplicam na elaboração de um folheto impresso. – consultado em agosto de 2010.
Caso decida pela elaboração do folheto manuscrito segue uma sugestão para ser apresentada a turma. Peça aos alunos para trazer para a sala de aula, em dia previamente combinado, modelos de folheto obtidos em unidades de saúde, distribuídos pela prefeitura, dentre outros. A análise desse material auxilia no planejamento de como será o folheto a ser elaborado. Discuta com a turma como as palavras e os desenhos são apresentados neste tipo de portador (letras grandes, de cores fortes e bem visíveis).
http://www.slideshare.net/asspais/gripe-a-folheto-informativo - sugestão de folheto informativo sobre a gripe A (H1N1).
http://www.ct.gov/ctfluwatch/lib/ctfluwatch/h1n1/h1n1_talking_to_children_portuguese_brazil.pdf sugestão de folheto informativo sobre a gripe A (H1N1).
Atividade 5
Distribua para os alunos uma lista com várias medidas que contribuem para evitar as doenças de veiculação hídricas e aquelas relacionadas ao ar e ao solo. Peça aos alunos que numerem de acordo com o título:
1. Medidas que dependem das famílias
2. Medidas que são de responsabilidade do governo
3. Medidas que dependem da família e do governo
A numeração indicada é apresentada como sugestão de resposta. Sabemos que a participação da comunidade é essencial na fiscalização do trabalho realizado pelos órgãos governamentais.
Ferver ou filtrar a água. 1
Não entrar em águas paradas ou onde existam caramujos. 1
Manter hábitos de higiene sanitária, pessoal, com os alimentos e utensílios usados em seu preparo. 1
Manter hábitos de higiene onde as pessoas vivem e trabalham. 1
Ter condições de saneamento básico. 2
Ter acesso a educação e informação contínua. 2
Medicina preventiva (vacinas, educação sanitária, orientação nutricional). 2
Atendimento médico. 2
Repasse de renda a famílias carentes. 2
Proteção dos mananciais, inclusive medidas de controle de poluição das águas. 3
Tratamento adequado da água, com operação continuamente satisfatória. 2
Sistema de distribuição da água bem projetado, construído, mantido e operado. 2
Controle permanente da qualidade bacteriológica e química da água da rede de distribuição, ou, preferivelmente, na torneira do consumidor. 2
Solução sanitária para o problema da coleta e da disposição dos esgotos e, em particular dos dejetos humanos, tendo sempre como uma das finalidades a proteção do abastecimento de água potável. 2
Observar, na zona rural, as medidas indicadas para a proteção dos poços, nascentes e mananciais de superfície, inclusive a construção de sistema mais aconselháveis para o destino satisfatório dos dejetos, evitando a poluição direta da superfície, do solo ou das coleções líquidas. 3
Melhoria da qualidade da água suprida às pequenas comunidades, auxiliando-as técnicas e financeiramente a utilizarem métodos simples e pouco dispendiosos de tratamento, inclusive desinfecção, quando necessário. 2
Acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e/ou disposição final de lixo. 3
Controle de artrópodes, notadamente moscas domésticas e das baratas. 3
Evitar o desperdício de água. 1
Usar carros abastecidos a álcool em lugar da gasolina. 3
Mudar os modos de produção reduzindo o uso de recursos naturais. 2
Fazer a reciclagem de plásticos, latas de alumínio e de papéis. 3
Reduzir o consumo. 1
Discuta com os alunos os itens acima e peça que justifiquem a numeração proposta.
Os recursos sugeridos abaixo podem ser utilizados para enriquecer a aula. Escolha aqueles que se adequarem a turma que você leciona.
http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Meio-ambiente/ameacas-ao-nosso-planeta/poluicao-da-agua texto infantil acesso 17 de setembro de 2010
http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Meio-ambiente/ameacas-ao-nosso-planeta/poluicao-do-ar texto infantil acesso 17 de setembro de 2010
http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Reportagens_publicadas/lixo-um-problema-de-todos texto infantil acesso 17 de setembro de 2010
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula, o seu envolvimento e participação nas diferentes atividades realizadas. A proposta das atividades sugeridas para o desenvolvimento do tema higiene ambiental e saúde, por si só já lhe ofereceu muitos dados para que possa avaliar o aprendizado dos alunos tanto em relação aos conhecimentos conceituais como os comportamentais e atidutinais trabalhados.
Como avaliação final proponha a seguinte atividade: Crie uma história em quadrinhos em que você dialogue com um colega menino ou menina, comentando o que você aprendeu ao desenvolver as atividades propostas sobre os temas trabalhados:
.Importância da higiene pessoal e ambiental;
.Os prejuízos da poluição para a saúde das pessoas e do ambiente;
.Atitudes que contribuem para a saúde do ambiente e das pessoas.
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/07/2014
Cinco estrelasExcelente
20/03/2014
Cinco estrelasAmei!Ajudou-me muito com o projeto da escola vida e saúde.
30/10/2012
Cinco estrelasmuito bom o assunto e irá me ajudar muito cm minha turma pra feira cultural que falaremos sobre higiene ambiental
03/03/2012
Cinco estrelasGoetei bantante do assunto, é de suma importância para o aprendizado sobre saúde e foi muito importante para o meu trabalho sobre higiene ambiental.
14/01/2012
Cinco estrelasgosteiiiiiiii muito.. pois ajudou muito em meu trabalho de enfermagem,ficou muito + claro e ampliou + meus conhecimentos..o que sabia e agora o que seii,me propocionou um saber a+..
14/04/2011
Cinco estrelasÓtimo material. Ajudou muito a enriquecer minha aula.