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Higiene ambiental e saúde

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável;

Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental.

Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva;

Produzir cartilhas para divulgar na escola e comunidade sobre hábitos saudáveis de higiene ambiental.

Duração das atividades
6h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES  

Introdução: uma abordagem para o professor   

Antes de iniciar propriamente a aula se torna necessário discutir alguns conceitos essenciais para compreensão do tema a ser explorado. Inicialmente é importante esclarecer que em se tratando de higiene ambiental vamos priorizar atividades que remetam a qualidade da água, do ar e do solo e aos principais problemas decorrentes da poluição desses componentes de um ambiente.

Antes, porém, é imprescindível abordar os conceitos de saúde e de ambiente que serviram de subsídios para o planejamento desta aula.

Para isso, transcrevo trecho do documento Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Tantas vezes citado, o conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido. Remete à idéia de uma “saúde ótima”, possivelmente inatingível e utópica já que a mudança, e não a estabilidade é predominante na vida. Saúde não é um “estado estável”, que uma vez atingido possa ser mantido.

A própria compreensão de saúde tem também alto grau de subjetividade e determinação histórica, na medida em que indivíduos e sociedades consideram ter mais ou menos saúde dependendo do momento, do referencial e dos valores que atribuam a uma situação.

Diversas tentativas vêm sendo feitas a fim de se construir um conceito mais dinâmico, que dê conta de tratar a saúde, não como imagem complementar da doença, e sim, como construção permanente de cada indivíduo e da coletividade. Ela deve se expressar na luta pela ampliação do uso das potencialidades de cada pessoa e da sociedade, refletindo sua capacidade de defender a vida.

Assumido o conceito da OMS, nenhum ser humano (ou população) será totalmente saudável ou totalmente doente. Ao longo de sua existência, viverá condições de saúde/doença, de acordo com suas potencialidades, suas condições de vida e sua interação com elas.

Além disso, os enfoques segundo os quais a condição de saúde individual é determinada unicamente pela realidade social ou pela ação do poder público, tanto quanto a visão inversa, nem por isso menos determinista, que coloca todo peso no indivíduo, em sua herança genética e em seu empenho pessoal, precisam ser rompidos. Interferir sobre o processo saúde/doença está ao alcance de todos e não é uma tarefa a ser delegada, deixando ao cidadão ou à sociedade o papel de objeto da intervenção “da natureza”, do poder público, dos profissionais de saúde ou, eventualmente, de vítima do resultado de suas ações. (...)

A escola, sozinha, não levará os alunos a adquirirem saúde. Pode e deve, entretanto, fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável.

Não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural.  

Intrincados mecanismos determinam as condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas vivências em saúde e doença. Entre os inúmeros fatores determinantes da condição de saúde, incluem-se os condicionantes biológicos (idade, sexo, características pessoais eventualmente determinadas pela herança genética), o meio físico (que abrange condições geográficas, características da ocupação humana, fontes de água para consumo, disponibilidade e qualidade dos alimentos, condições de habitação), assim como o meio socioeconômico e cultural, que expressa os níveis de ocupação e renda, o acesso à educação formal e ao lazer, os graus de liberdade, hábitos e formas de relacionamento interpessoal, a possibilidade de acesso aos serviços voltados para a promoção e recuperação da saúde e a qualidade da atenção por eles prestada.(....)

(...) O conceito de “Cidade Saudável”, originado no Canadá na década de 80, serve hoje como parâmetro para nortear projetos de saúde que vêm se desenvolvendo em diversas partes do mundo, a partir da sua incorporação pela OMS. Considera-se que uma “Cidade Saudável” deve ter:  

• uma comunidade forte, solidária e constituída sobre bases de justiça social, na qual ocorre alto grau de participação da população nas decisões do poder público;  

• ambiente favorável à qualidade de vida e saúde, limpo e seguro; satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, incluídos a alimentação, a moradia, o trabalho, o acesso a serviços de qualidade em saúde, à educação e à assistência social;   

• vida cultural ativa, sendo promovido o contato com a herança cultural e a participação numa grande variedade de experiências;   

• economia forte, diversificada e inovadora.

Nesse contexto, falar de saúde implica levar em conta, por exemplo, a qualidade da água que se consome e do ar que se respira; as condições de fabricação e uso de equipamentos nucleares ou bélicos; o consumismo desenfreado e a miséria; a degradação social ou a desnutrição; estilos de vida pessoais e formas de inserção das diferentes parcelas da população no mundo do trabalho; envolve aspectos éticos relacionados ao direito à vida e à saúde, direitos e deveres, ações e omissões de indivíduos e grupos sociais, dos serviços privados e do poder público. (...)

De acordo com esse documento espera-se que os alunos sejam capazes de:

.compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano;   

• compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;   

• conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade;   

• conhecer formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde;   

• adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.  

Por outro lado, de acordo com o PCN entende-se que o conceito de meio ambiente ainda vem sendo construído. Por enquanto, ele é definido de modo diferente por especialistas de diferentes ciências. (...)

(...) De qualquer forma, o termo “meio ambiente” tem sido utilizado para indicar um “espaço” (com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações) em que um ser vive e se desenvolve, trocando energia e interagindo com ele, sendo transformado e transformando-o. No caso do ser humano, ao espaço físico e biológico soma-se o “espaço” sociocultural. Interagindo com os elementos do seu ambiente, a humanidade provoca tipos de modificação que se transformam com o passar da história. E, ao transformar o ambiente, o homem também muda sua própria visão a respeito da natureza e do meio em que vive. (...)

Dentro deste contexto esperamos que esta aula contribua para que o aluno perceba a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável e que reconheça que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar, da água e do espaço, assumindo por meio de atitudes cotidianas a valorização da qualidade do ambiente, inclusive demonstrando uma postura crítica diante da própria realidade.  

Para ler o documento na integra acesse os links a seguir:  

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf PCN Meio ambiente e saúde acesso em 08 de setembro de 2010-09-07   

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf  PCN Saúde acesso em 08 de setembro de 2010-09-07   

Estratégia:   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:   

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o que é higiene pessoal e ambiental, refletindo sobre a relação entre a higiene pessoal e coletiva e a saúde das pessoas, por meio das atividades desenvolvidas para explorar o assunto da aula.   

Como o professor irá ativar esse processo:   

Levantando situações – problema em que os alunos serão estimulados a emitir suas ideias sobre o que é ambiente e saúde buscando estabelecer  relação entre higiene pessoal e coletiva. Através das discussões e atividades desenvolvidas esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos e sistematização do estudo.

Atividade 1  

 Inicie a aula apresentando para os alunos imagens como as sugeridas abaixo, explorando-as com a turma.  

 http://www.geologiadobrasil.com.br/images/Cena%20enchente%20SP_2.jpg 

http://www.dialogosuniversitarios.com.br/UserFiles/91/Image/Responsabilidade/lixo.jpg  

 Sugestão de diálogo:  

. Como é o ambiente representado em cada imagem?

. Que situações elas representam? Quem são os responsáveis pelas situações apresentadas?

. Quais as possíveis causas das enchentes?

. Que prejuízos elas podem trazer para o ambiente e o ser humano?

. Que relação existe entre enchentes e doenças?

. Quais são as possíveis causas da poluição do ar?

. Que prejuízos a poluição do ar pode trazer para o ambiente e o ser humano?

. Que relação existe entre a poluição do ar e doenças?

. Como o lixo prejudica o ambiente e o ser humano?

. Que doenças as pessoas podem adquirir através do contato com o lixo?

Explique para os alunos que a higiene pessoal contribui para uma vida saudável. Retome com a turma quais são os hábitos de higiene pessoal que devem fazer parte do nosso dia a dia.  

Os alunos podem citar hábitos relacionados a higiene pessoal como escovar os dentes, tomar banho diariamente, lavar as mãos antes das refeições e sempre que necessário, e aquelas relacionadas ao ambiente como colocar o lixo para ser recolhido no dia certo, deixar nossas casas e quintais limpos, dentre outras.

Questione os alunos sobre situações que prejudicam o ambiente e consequentemente a nossa saúde. Oriente a discussão de forma que eles citem as situações apresentadas nas fotos. Explique que a poluição ambiental influi de maneira decisiva e negativa para uma vida saudável e que podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros. 

A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde. Por isso, nesta aula serão estudadas as consequências da poluição para o ambiente e o ser humano e medidas pessoais e coletivas que contribuem para a saúde do ambiente e das pessoas.

Para melhor se informar sobre o tema da aula leia os textos dos links sugeridos a seguir.

http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/  acesso em 6 de setembro de 2010.   http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/ acesso em 6 de setembro de 2010.     

http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_dos_solos.htm acesso em 6 de setembro de 2010. 

Atividade 2   

A seguir sugerimos vídeos relacionados a poluição da água, do ar e do solo e as consequências dessa poluição para o ambiente e as pessoas. Sugerimos algumas questões para discussão com os alunos. Outras poderão ser levantadas por você de acordo com sua turma. Para isso, assista aos vídeos, e anote as questões antes de apresentá-los para os alunos. Projete-os um de cada vez e mais de uma vez. Ao término da projeção organize os alunos em semicírculo e proponha a discussão sugerida.  

 Poluição da água

http://www.youtube.com/watch?v=F_73B2rziRY vídeo poluição da água 6: 35 min.   

http://www.youtube.com/watch?v=1p0YytRv31g&feature=related vídeo poluição da água solução 3:25 min.   

 Itens para discussão 

 Video 1

. O que causa a poluição do rio Tiete em Santana do Parnaíba?

. Como fica a água poluida?

. Por que o esgoto não é tratado nesta cidade?

. O que o governo e as pessoas precisam fazer para não poluir o rio?

Vídeo 2

. Qual a solução encontrada para despoluir as águas do Tiete?

. Por que o paulistano não reconhece o rio Tiete como um cartão postal?

. Para que serve o flutuador colocado no rio?

Poluição do ar  

http://www.youtube.com/watch?v=biW-bBAstoQ&feature=related vídeo poluição do ar em 6 capitais do Brasil    

Itens para discussão 

. Quais os maiores responsáveis pela poluição atmosférica?

. Como a poluição afeta a saúde das pessoas?

. Em que capitais a pesquisa foi realizada?  Na sua opinião porque essas capitais foram escolhidas?

Poluição do solo   

http://www.youtube.com/watch?v=JNsfiIxg97c 2:41 Lixo no Rio de Janeiro    

http://www.youtube.com/watch?v=CiO32gj_bVg&feature=related  reciclar o lixo: alternativas já colocadas em prática jornal nacional rede globo 4:30 min.     

 Itens para discussão 

Vídeo 1

. Como o solo pode ser poluído?

. Que relação existe entre lixo e enchente?

. E entre enchente e a saúde das pessoas?

Vídeo 2

. Que atitudes contribuem para aumentar a recligem do lixo?

. Por que é importante a participação de todos para o aumento da reciclagem?

. Por que reciclar é importante para o ambiente e a saúde das pessoas?

Atividade 3   

Proponha aos alunos uma pesquisa para conhecer as principais doenças de veiculação hídrica e aquelas relacionadas ao solo e ao ar. Os alunos deverão fazer o registro das informações obtidas e apresentá-las para a turma, em dia previamente combinado. O professor organiza se possível, a turma em círculo e propõe a apresentação em forma de seminário.

Como são várias doenças de veiculação hídrica ou relacionadas ao solo e ao ar sugerimos que a atividade seja realizada em duplas. Organize os alunos de maneira que cada dupla investigue sobre uma doença. Ensine-os se preciso a utilizar o buscador Google e palavras chave para localizar o assunto que se deseja investigar. Neste caso as palavras chave são os nomes das doenças sugeridas para a pesquisa.      

Sugestão de roteiro para orientar a pesquisa:

Nome da doença

Agente causador

Como se contrai

Sinais e sintomas

Como tratar

Como evitar

Destacamos algumas doenças e sugerimos alguns sites para pesquisa. Outros recursos poderão se usados com livros, folhetos, revistas etc.  

Doenças de veiculação hídrica: Gastrenterite Amebíase Giardíase Febre tifóide Cólera Leptospirose Verminoses (esquistossomose ou xistose)

ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/hidrica/doc/dta09_pergresp.pdf  -  doenças relacionadas à água ou de transmissão hídrica -  perguntas e respostas e dados estatísticos –  consultado em agosto de 2010   

http://sitesms.curitiba.pr.gov.br/saude/areastematicas/saude_ambiental/veiculacaohidrica.htm quadro resumo de algumas doenças de veiculação hídrica. consultado em agosto de 2010      

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/doencas-relacionadas-com-a-agua/doencas-relacionadas-com-a-agua-4.php acesso em 08 de setembro de 2010.   

http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-importancia-da-agua-na-historia-do-homem acesso em 08 de setembro de 2010-09-07   

Doenças relacionadas ao solo: Tétano e Verminoses (ascaridíase, teníases, cisticerco, oxiurose, ancilostomose o amarelão)  

http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/o-solo-e-a-agua-transmitem-doencas acesso em 08 de setembro de 2010-09-07   

http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/SBER3.html doenças relacionadas aos dejetos no meio rural acesso em 08 de setembro de 2010-09-07   

http://www.youtube.com/watch?v=PhAu5fDfKzY vídeo doenças relacionadas ao solo 4: 00min.  acesso em 08 de setembro de 2010-09-07   

Doenças relacionadas ao ar

.Doenças alérgicas (bronquite, rinite e asma)

.Causados por vírus (resfriado, gripe), outras viroses (caxumba, sarampo, rubéola, poliomielite, catapora)

.Causadas por bactérias (tuberculose, meningite meningocócica, pneumonia bacteriana, coqueluche)

O ar poluído pode conter materiais capazes de causar sérios danos a saúde humana. Além de materiais poluentes, o ar também pode conter diferentes tipos de microorganismos causadores de doenças. Neste caso dizemos que o ar está contaminado. Por isso, incluímos doenças causadas por vírus e bactérias.  

 http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_do_ar.htm acesso em 08 de setembro de 2010-09-07 

 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/viroses/ acesso em 14 de setembro de 2010-09-07 

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/ acesso em 14 de setembro de 2010-09-07   

Atividade 4   

Oriente os alunos na elaboração de um folheto sobre as doenças de veiculação hídrica e aquelas relacionadas ao solo e ao ar. Explique-lhes que esse folheto será distribuído na escola para informar as pessoas sobre as doenças e medidas gerais de proteção.

Veja orientações de como fazer folhetos utilizando o computador. Esse folheto poderá ser feito com a ajuda do setor de informática da escola e ser digitalizado e impresso. Depois do trabalho realizado, exponha na escola e distribua os folhetos para a comunidade.

Sugestão de como fazer um folheto informativo: http://www.scribd.com/doc/18341076/Como-Fazer-Um-Folheto-No-Publisher - embora a sugestão seja para folheto virtual, as ideias se aplicam na elaboração de um folheto impresso. – consultado em agosto de 2010. 

Caso decida pela elaboração do folheto manuscrito segue uma sugestão para ser apresentada a turma. Peça aos alunos para trazer para a sala de aula, em dia previamente combinado, modelos de folheto obtidos em unidades de saúde, distribuídos pela prefeitura, dentre outros.  A análise desse material auxilia no planejamento de como será o folheto a ser elaborado. Discuta com a turma como as palavras e os desenhos são apresentados neste tipo de portador (letras grandes, de cores fortes e bem visíveis).   

http://www.slideshare.net/asspais/gripe-a-folheto-informativo - sugestão de folheto informativo sobre a gripe A (H1N1). 

http://www.ct.gov/ctfluwatch/lib/ctfluwatch/h1n1/h1n1_talking_to_children_portuguese_brazil.pdf sugestão de folheto informativo sobre a gripe A (H1N1).   

Atividade 5   

Distribua para os alunos uma lista com várias medidas que contribuem para evitar as doenças de veiculação hídricas e aquelas relacionadas ao ar e ao solo. Peça aos alunos que numerem de acordo com o título:

1. Medidas que dependem das famílias

2. Medidas que são de responsabilidade do governo

3. Medidas que dependem da família e do governo  

A numeração indicada é apresentada como sugestão de resposta. Sabemos que a participação da comunidade é essencial na fiscalização do trabalho realizado pelos órgãos governamentais.

Ferver ou filtrar a água.   1

Não entrar em águas paradas ou onde existam caramujos. 1 

Manter hábitos de higiene sanitária, pessoal, com os alimentos e utensílios usados em seu preparo.  1 

Manter hábitos de higiene onde as pessoas vivem e trabalham.  1

 Ter condições de saneamento básico.   2

Ter acesso a educação e informação contínua.  2 

Medicina preventiva (vacinas, educação sanitária, orientação nutricional).   2

Atendimento médico.  2

 Repasse de renda a famílias carentes.  2

Proteção dos mananciais, inclusive medidas de controle de poluição das águas.  3 

Tratamento adequado da água, com operação continuamente satisfatória.   2

Sistema de distribuição da água bem projetado, construído, mantido e operado.  2 

Controle permanente da qualidade bacteriológica e química da água da rede de distribuição, ou, preferivelmente, na torneira do consumidor.   2

Solução sanitária para o problema da coleta e da disposição dos esgotos e, em particular dos dejetos humanos, tendo sempre como uma das finalidades a proteção do abastecimento de água potável.  2

Observar, na zona rural, as medidas indicadas para a proteção dos poços, nascentes e mananciais de superfície, inclusive a construção de sistema mais aconselháveis para o destino satisfatório dos dejetos, evitando a poluição direta da superfície, do solo ou das coleções líquidas. 3

Melhoria da qualidade da água suprida às pequenas comunidades, auxiliando-as técnicas e financeiramente a utilizarem métodos simples e pouco dispendiosos de tratamento, inclusive desinfecção, quando necessário.   2

Acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e/ou disposição final de lixo.   3

Controle de artrópodes, notadamente moscas domésticas e das baratas.   3

Evitar o desperdício de água.  1

Usar carros abastecidos a álcool em lugar da gasolina.  3

 Mudar os modos de produção reduzindo o uso de recursos naturais.  2 

Fazer a reciclagem de plásticos, latas de alumínio e de papéis.   3

Reduzir o consumo.   1

Discuta com os alunos os itens acima e peça que justifiquem a numeração proposta.  

    

Recursos Complementares

Os recursos sugeridos abaixo podem ser utilizados para enriquecer a aula. Escolha aqueles que se adequarem a turma que você leciona.  

http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Meio-ambiente/ameacas-ao-nosso-planeta/poluicao-da-agua texto infantil  acesso 17 de setembro de 2010 

http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Meio-ambiente/ameacas-ao-nosso-planeta/poluicao-do-ar texto infantil  acesso 17 de setembro de 2010 

http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Reportagens_publicadas/lixo-um-problema-de-todos texto infantil  acesso 17 de setembro de 2010 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula, o seu envolvimento e participação nas diferentes atividades realizadas. A proposta das atividades sugeridas para o desenvolvimento do tema higiene ambiental e saúde, por si só já lhe ofereceu muitos dados para que possa avaliar o aprendizado dos alunos tanto em relação aos conhecimentos conceituais como os comportamentais e atidutinais trabalhados.

Como avaliação final proponha a seguinte atividade: Crie uma história em quadrinhos em que você dialogue com um colega menino ou menina, comentando o que você aprendeu ao desenvolver as atividades propostas sobre os temas trabalhados:

.Importância da higiene pessoal e ambiental;

.Os prejuízos da poluição para a saúde das pessoas e do ambiente;

.Atitudes que contribuem para a saúde do ambiente e das pessoas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

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Opiniões

  • Barbara, Newton Paiva , Minas Gerais - disse:
    banutri@yahoo.com.br

    13/07/2014

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Cíntia, cba , Mato Grosso - disse:
    cintiassc@hotmail.com

    20/03/2014

    Cinco estrelas

    Amei!Ajudou-me muito com o projeto da escola vida e saúde.


  • Cristina Oliveira, A.E.S.F , Amazonas - disse:
    cristina_made@hotmail.com

    30/10/2012

    Cinco estrelas

    muito bom o assunto e irá me ajudar muito cm minha turma pra feira cultural que falaremos sobre higiene ambiental


  • gessy, insjjt , Bahia - disse:
    gsbyoung@hotmail.com

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Goetei bantante do assunto, é de suma importância para o aprendizado sobre saúde e foi muito importante para o meu trabalho sobre higiene ambiental.


  • jordeni mendes, colegio sagra interrativo , Piauí - disse:
    jordenimendes@hotmail.com

    14/01/2012

    Cinco estrelas

    gosteiiiiiiii muito.. pois ajudou muito em meu trabalho de enfermagem,ficou muito + claro e ampliou + meus conhecimentos..o que sabia e agora o que seii,me propocionou um saber a+..


  • Furiati, CESAP , Rio de Janeiro - disse:
    vitoclaudio@pop.com.br

    14/04/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo material. Ajudou muito a enriquecer minha aula.


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