Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eletricidade: energia da natureza para o homem

 

20/11/2010

Autor e Coautor(es)

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as diferentes formas de eletricidade
  • Conhecer diferentes possibilidades de utilização da eletricidade como forma de energia
  • Reconhecer a importância da eletricidade para o homem
Duração das atividades
02 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre como funcionam os processos físicos de eletricidade.

Estratégias e recursos da aula

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/img/eletricidade.jpg acesso feito dia 19/11/2010 

Cabe ao/a professor/a dividir a turma em grupos de, no máximo, 6 alunos e entregar um texto diferente para cada grupo. O texto deve ser recortado em parágrafos para que os/as mesmo/as possam montá-lo. Feita a montagem, cada um dos grupos deverá ler o texto em voz alta e explicar para os demais grupos quais são as informações mais importantes trazidas pelo texto. O/a professor/a poderá, ainda, solicitar que os/as alunos/as, durante a leitura inicial dos textos, grifem as palavras desconhecidas e procurem o significado das mesmas no dicionário.

TEXTO 1   

Eletricidade...

Referência bibliográfica:

Enciclopédia Delta. V. 5 p. 1112 a 1115  

Fonte: http://www.cdcc.sc.usp.br/escolas/juliano/eletrica.html acesso feito dia 04/10/2010 

TEXTO 2   

  Tipos de Voltagens

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000014720.jpg   acesso feito dia 04/10/2010 

Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/eletricidade.html acesso feito dia 04/10/2010 

1ª ATIVIDADE

  

Nesse momento o/a professor/a pode dividir a sala de aula em grupos de, no máximo, 6 alunos/as, para a elaboração de experimentos sobre o tema em questão. O/a professor/a pode envolver a turma na construção dos experimentos pedindo para que os/as alunos/as tragam o material que será necessário para tanto. Caso os/as mesmos/as não tenham condições de trazer o material, será responsabilidade do/a professor/a disponibilizá-lo. Feita a distribuição do material, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.  

MATERIAL:   

• 1 lápis

• papel

• plástico, isopor

• 1 borracha

• 1 pedaço de grafite (se não tiver, use o miolo do lápis)

• 1 moeda

• 1 reostato com 3 tipos de fio: cobre, níquel-cromo fino e níquel-cromo grosso.

• 1 pedaço de lata

• 1 prego de ferro

• 1 lâmpada de 1,5 V

• 1 lâmpada de 220 V (ou 110 V) para observação

• 20 cm de barbante

• 20 cm de fio de arame

• 2 pedaços de fio “cabinho”    

 PROCEDIMENTO:

De posse da lâmpada de lanterna, da pilha e do pedaço de fio “cabinho”, ligue-os das seguintes maneiras:

Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010   

A lâmpada acende com alguma dessas montagens?

Descubra, pelo menos, duas montagens com as quais a lâmpada acende. Faça os correspondentes desenhos.   

Monte um dos circuitos em que a lâmpada acendeu, substituindo o fio “cabinho” por:

• Um fio de barbante;

• Um fio de arame.   

Em que situação a lâmpada acendeu?
__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010   

Condutores____________________________________________________________

Isolantes _____________________________________________________________  

Inspecione a lâmpada de 220 V e verifique, sem ligá-la, onde passa a corrente elétrica. Faça um desenho.  

Coloque a pilha no suporte ligado à lâmpada de 1,5V.   

• Acenda a lâmpada encostando um pino banana no lado A do fio nº1 do reostato e o outro pino banana no lado B.

Observe o brilho da lâmpada.    

Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010   

• Acenda a lâmpada usando os lados A e B do fio nº 2.

Observe o brilho da lâmpada. Compare os brilhos nos dois tipos de fios e explique qual a razão da diferença nos brilhos.

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

Acenda a lâmpada no fio nº 3. Observe o brilho da lâmpada.

Compare os brilhos da lâmpada nos fios nº 2 e nº 3. Explique a razão da diferença nos brilhos.

________________________________________________________________________________________________

 ________________________________________________________________________________________________

Coloque um dos pinos banana no lado A do fio n.1 e deslize o outro pino pelo mesmo fio.

Observe a intensidade do brilho da lâmpada. Explique por que ocorreu a variação no brilho da lâmpada.

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

Relacione os fatores que interferiram no brilho da lâmpada nesta experiência.   

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação à construção e desenvolvimento do experimento. Vale destacar que o experimento pode ser feito no laboratório de Ciências, mas caso a escola não disponha desse recurso, o/a professor/a pode reunir os grupos e trabalhar com os/as alunos/as nas mesas do pátio ou na quadra esportiva da escola.

Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010   

2ª ATIVIDADE

O/a professor/a de Ciências pode ainda entrar em contato com o/a professor/a de História e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão sobre a importância da eletricidade na vida do homem. O/a professor/a de História pode trabalhar com os/as alunos/as o Texto 3 ou outro texto que o/ mesmo/a considere pertinente, adotando, para tanto, os procedimentos já descritos. Desse modo, os/as alunos/as podem compreender e visualizar melhor a evolução da eletricidade através da história. Com isso, podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de História.   

TEXTO 3 (Sugestão)  

História da eletricidade

O célebre experimento da pipa de Benjamin Franklin.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010    

Benjamin Franklin

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010    

Thomas Edison

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010    

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010    

3º ATIVIDADE

Os recursos utilizados para esse momento da aula são um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos selecionados abaixo.

Observação:

Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.     

O invisível da eletricidade

Museu da Electricidade 

A eletricidade nossa de cada dia 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O invisível da eletricidade Vídeo
Museu da Electricidade Vídeo
A eletricidade nossa de cada dia Vídeo
Recursos Complementares

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/eletricidade.htm acesso feito dia 04/10/2010    

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/eletricidade.htm acesso feito dia 04/10/2010 

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a leitura do texto, a construção e a execução do experimento experimentos e a apresentação de comentários e questionamentos. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fº Lindemberg De Melo silva, caic:raimundo gomes de carfalho , Ceará - disse:
    bergvidalok@hotmail.com

    17/06/2011

    Cinco estrelas

    Eu adorei o site, e muito interessante. Essa e a primeira veiz que um assunto da internete ficou na minha mente perfeitamente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.