20/11/2010
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Conhecimentos básicos sobre como funcionam os processos físicos de eletricidade.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/img/eletricidade.jpg acesso feito dia 19/11/2010
Cabe ao/a professor/a dividir a turma em grupos de, no máximo, 6 alunos e entregar um texto diferente para cada grupo. O texto deve ser recortado em parágrafos para que os/as mesmo/as possam montá-lo. Feita a montagem, cada um dos grupos deverá ler o texto em voz alta e explicar para os demais grupos quais são as informações mais importantes trazidas pelo texto. O/a professor/a poderá, ainda, solicitar que os/as alunos/as, durante a leitura inicial dos textos, grifem as palavras desconhecidas e procurem o significado das mesmas no dicionário.
Referência bibliográfica:
Enciclopédia Delta. V. 5 p. 1112 a 1115
Fonte: http://www.cdcc.sc.usp.br/escolas/juliano/eletrica.html acesso feito dia 04/10/2010
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000014720.jpg acesso feito dia 04/10/2010
Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/eletricidade.html acesso feito dia 04/10/2010
Nesse momento o/a professor/a pode dividir a sala de aula em grupos de, no máximo, 6 alunos/as, para a elaboração de experimentos sobre o tema em questão. O/a professor/a pode envolver a turma na construção dos experimentos pedindo para que os/as alunos/as tragam o material que será necessário para tanto. Caso os/as mesmos/as não tenham condições de trazer o material, será responsabilidade do/a professor/a disponibilizá-lo. Feita a distribuição do material, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.
MATERIAL:
• 1 lápis
• papel
• plástico, isopor
• 1 borracha
• 1 pedaço de grafite (se não tiver, use o miolo do lápis)
• 1 moeda
• 1 reostato com 3 tipos de fio: cobre, níquel-cromo fino e níquel-cromo grosso.
• 1 pedaço de lata
• 1 prego de ferro
• 1 lâmpada de 1,5 V
• 1 lâmpada de 220 V (ou 110 V) para observação
• 20 cm de barbante
• 20 cm de fio de arame
• 2 pedaços de fio “cabinho”
PROCEDIMENTO:
De posse da lâmpada de lanterna, da pilha e do pedaço de fio “cabinho”, ligue-os das seguintes maneiras:
Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010
A lâmpada acende com alguma dessas montagens?
Descubra, pelo menos, duas montagens com as quais a lâmpada acende. Faça os correspondentes desenhos.
Monte um dos circuitos em que a lâmpada acendeu, substituindo o fio “cabinho” por:
• Um fio de barbante;
• Um fio de arame.
Em que situação a lâmpada acendeu?
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Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010
Condutores____________________________________________________________
Isolantes _____________________________________________________________
Inspecione a lâmpada de 220 V e verifique, sem ligá-la, onde passa a corrente elétrica. Faça um desenho.
Coloque a pilha no suporte ligado à lâmpada de 1,5V.
• Acenda a lâmpada encostando um pino banana no lado A do fio nº1 do reostato e o outro pino banana no lado B.
Observe o brilho da lâmpada.
Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010
• Acenda a lâmpada usando os lados A e B do fio nº 2.
Observe o brilho da lâmpada. Compare os brilhos nos dois tipos de fios e explique qual a razão da diferença nos brilhos.
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Acenda a lâmpada no fio nº 3. Observe o brilho da lâmpada.
Compare os brilhos da lâmpada nos fios nº 2 e nº 3. Explique a razão da diferença nos brilhos.
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Coloque um dos pinos banana no lado A do fio n.1 e deslize o outro pino pelo mesmo fio.
Observe a intensidade do brilho da lâmpada. Explique por que ocorreu a variação no brilho da lâmpada.
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Relacione os fatores que interferiram no brilho da lâmpada nesta experiência.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação à construção e desenvolvimento do experimento. Vale destacar que o experimento pode ser feito no laboratório de Ciências, mas caso a escola não disponha desse recurso, o/a professor/a pode reunir os grupos e trabalhar com os/as alunos/as nas mesas do pátio ou na quadra esportiva da escola.
Fonte: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf acesso feito dia 03/10/2010
O/a professor/a de Ciências pode ainda entrar em contato com o/a professor/a de História e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão sobre a importância da eletricidade na vida do homem. O/a professor/a de História pode trabalhar com os/as alunos/as o Texto 3 ou outro texto que o/ mesmo/a considere pertinente, adotando, para tanto, os procedimentos já descritos. Desse modo, os/as alunos/as podem compreender e visualizar melhor a evolução da eletricidade através da história. Com isso, podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de História.
O célebre experimento da pipa de Benjamin Franklin.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010
Benjamin Franklin
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010
Thomas Edison
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_eletricidade acesso feito dia 03/10/2010
Os recursos utilizados para esse momento da aula são um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos selecionados abaixo.
Observação:
Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
A eletricidade nossa de cada dia
Nome | Tipo |
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O invisível da eletricidade | Vídeo |
Museu da Electricidade | Vídeo |
A eletricidade nossa de cada dia | Vídeo |
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/eletricidade.htm acesso feito dia 04/10/2010
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/eletricidade.htm acesso feito dia 04/10/2010
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a leitura do texto, a construção e a execução do experimento experimentos e a apresentação de comentários e questionamentos. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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17/06/2011
Cinco estrelasEu adorei o site, e muito interessante. Essa e a primeira veiz que um assunto da internete ficou na minha mente perfeitamente.