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Satélites artificiais: como funcionam?

 

20/11/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferentes tipos de satélites artificiais
  • Identificar os componentes de um satélite artificial
  • Realizar experimento com simulação do movimento rotacional de um satélite artificial
Duração das atividades
03 AULAS ( 50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre Astronomia.  

Estratégias e recursos da aula

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000013477.jpg acesso feito dia 19/11/2010  

Cabe ao/a professor/a entregar os textos para os/as alunos/as e solicitar que os/as mesmos/as façam uma leitura em voz alta. Cada aluno/a pode fazer a leitura até um certo ponto dos textos para que todos/as participem. Caso o/a professor/a não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as façam a leitura. Em um segundo momento, o/a professor/a pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida solicitar que os/as alunos/as grifem as palavras desconhecidas.

 

TEXTO 1

 Satélites Artificiais

Fonte:http://www.brasilescola.com/fisica/satelites-artificiais.htm acesso feito dia 15/11/2010 

 

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/satelites-artificiais.htm acesso feito dia 15/11/2010 

TEXTO 2

Órbitas dos satélites

Fonte: http://fisicamaia.blogspot.com/2009/03/orbitas-dos-satelites.html  acesso feito dia 15/11/2010 

Fonte: http://fisicamaia.blogspot.com/2009/03/orbitas-dos-satelites.html acesso feito dia 05/10/2010  

1ª ATIVIDADE

Cabe ao/a professor/a apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.

 a) Qual é a origem da palavra satélite?_________________________________________________________________________________________

b) Qual é a diferença entre satélites naturais e satélites artificiais?____________________________________________________________________

c) Qual é a principal função dos satélites artificiais?_______________________________________________________________________________

d) O que são sondas espaciais e para que servem?________________________________________________________________________________

O/a professor/a pode pedir para que os/as alunos/as destaquem do texto as palavras desconhecidas e busquem seu significado no dicionário, ressaltando a importância de se ampliar o vocabulário através da leitura de textos.

 

2ª ATIVIDADE

EXPERIMENTO

Como girar um Satélite    

Esse momento da aula tem como objetivo demonstrar o princípio da ação e reação (3º Lei do Movimento de Newton) envolvido na rotação em um satélite no espaço. O/a professor/a pode problematizar o tema através de uma pergunta direcionada aos/as alunos/as, a saber: “Como é possível um satélite artificial consegue girar no espaço sem nenhum ponto de apoio?”.

O /a professor/a pode dividir a sala de aula em grupos de, no máximo, 4 alunos/as, para a elaboração de experimentos sobre o tema em questão. O/a professor/a pode envolver a turma na construção dos experimentos, pedindo para que os/as alunos/as tragam o material que será necessário para tanto. Caso os/as mesmos/as não tenham condições de trazer o material, será responsabilidade do/a professor/a disponibilizá-lo. Feita a distribuição do material, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.   

MATERIAIS:

  • Latas de alumínio (de refrigerantes) vazias, ainda com o anel de abertura (no mínimo 3 para cada grupo).

Fonte: Coleção explorando o ensino – Astronáutica

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000014727.jpg acesso feito dia 19/11/2010 

  • Linhas de pesca fina
  • 1 tesoura
  • 3 pregos de diferentes diâmetros (pequeno, médio e grande)
  • 1 balde de água Fita crepe
  • 1 caneta vermelha   

PROCEDIMENTOS:  

1 – Faça um furo próximo da base da lata (Figura A)

2 – Ainda com o prego no fundo, girar a sua parte superior para o lado para torcer o furo (Figura B)

Fonte: Coleção explorando o ensino – Astronáutica.

 Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000014726.jpg acesso feito dia 19/11/2010 

3 – Fazer outros 3 furos idênticos a aproximadamente 90 graus um do outro. Torcer os furos sempre na mesma direção.

4 – Amarrar meio metro de linha de pesca ao anel de abertura da lata.

5 – Colar um pedaço da fita crepe na lateral da lata e pintá-lo com tinta vermelha.

6 – Mergulhar a lata no balde de água até que ela fique cheia.

7 – Suspender a lata pela linha acima da superfície da água do balde.

8 – A lata será acelerada pela água que vaza pelos furos. Essa aceleração demonstra o princípio da ação e reação.

Fonte: Coleção explorando o ensino – Astronáutica.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000014728.jpg acesso feito dia 19/11/2010  

9 – Em uma segunda etapa, os alunos podem perfurar outras latas, variando o número de furos e o diâmetro dos pregos. Finalizando o experimento devem ser feitar medidas comparativas da aceleração resultados por meio da contagem das voltas.   

Possíveis desdobramentos:   

Esse experimento pode servir de base para outros estudos e aulas práticas que demonstrem conceitos como pressão, produção de movimento pelo uso da água e suas aplicações, funcionamento de uma caixa d’água, etc.    

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação à construção e desenvolvimento do experimento. Vale destacar que o experimento pode ser feito no laboratório de Ciências, mas caso a escola não disponha desse recurso, o/a professor/a pode reunir os grupos e trabalhar com os/as alunos/as nas mesas do pátio ou na quadra esportiva da escola

Referencia bibliográfica

Fonte: Coleção explorando o ensino – Astronáutica. Fronteira Espacial – Parte 2 Volume 12.

Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo ao/a professor/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

3ª ATIVIDADE

Nesse quarto momento da aula a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Geografia pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja trabalhando a identificação e interpretação de imagens de satélites. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Geografia.

Imagem da cidade de São José dos Campos

Fonte: Coleção explorando o ensino – Astronáutica (Figura 1)

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000014723.jpg    acesso feito dia 19/11/2010 

Fonte: Coleção explorando o ensino – Astronáutica (Figura 2)

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000098/0000014725.jpg    acesso feito dia 19/11/2010 

Cabe ao/a professor/a de Geografia entregar aos/as alunos/as as duas imagens apresentadas acima, as quais mostram áreas especificas a serem identificadas. Caso o/a professor/a não tenha recursos para a impressão das imagens, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as consigam fazer uma boa visualização. Posteriormente, cabe ao/a professor/a apresentar no quadro a questão abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.

- Qual imagem apresenta maior resolução espacial?

Por fim, o/a professor/a deve solicitar que os/as alunos/as identifiquem e destaquem com caneta vermelha os alvos A e B tanto na figura 1 quanto na figura 2. Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo ao/a professor/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Referencia bibliográfica

Fonte: Coleção explorando o ensino – Astronáutica. Fronteira Espacial – Parte 2 Volume 12.

Recursos Complementares

Fonte: http://www.astromador.xpg.com.br/satelite.htm acesso feito dia 05/10/2010   

Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,UNO- 2816,00.html acesso feito dia 05/10/2010    

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a leitura dos textos, na apresentação de comentários e questionamentos ou a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • Joana Lima, aluna , Bahia - disse:
    joanalima@hormail.com

    25/04/2013

    Cinco estrelas

    tanto o texto como as imagens são de facil interpretação e as atividades tambem. gostaria de encontrar exercicios ciativos como palavras cruzadas, criptograma e outros


  • mercia correa, particular , Minas Gerais - disse:
    merciacorreaol@bol.com.br

    01/03/2012

    Quatro estrelas

    É uma boa aula, se o professor seguir o planejamento terá condições de esclarecer de uma maneira bem criativa sobre os satélites. Agradeço o empenho e parabéns! Mércia


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