Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vulcões

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  • Compreender a origem do vulcão;
  • Localizar os países onde há vulcão em atividade;
  • Destacar os danos que a erupção de um vulcão pode trazer a natureza.
Duração das atividades
6 horas e 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve perguntar e registrar o que as crianças querem aprender sobre vulcões como no exemplo citado a seguir.

Estratégias e recursos da aula

O QUE DESEJAMOS SABER:

- Por que os vulcões destroem casas?

- Por que os vulcões matam tantas pessoas?

- Por que os vulcões soltam lavas?

- Por que os vulcões explodem?

- Se os vulcões explodirem a terra desaparece?

- Os vulcões mataram os dinossauros?

- Os vulcões são diferentes?

Atividade 01 – Pesquisa na biblioteca.

O/A professor/a iniciará o estudo sobre o vulcão, pesquisando com os alunos na biblioteca. Para tanto deverá selecionar com ajuda ou não da bibliotecária, vários livros, enciclopédias, revistas, sobre esse assunto.  Formará grupos de leitura com os referidos materiais e incluirá pelo menos um aluno que já saiba ler em cada grupo. Entreguerá a cada grupo, uma orientação por escrito, explicando o que cada um deles deverá ler, para depois responder e registrar sobre o tema. Determine um tempo para a realização dessa atividade. Em seguida, solicite que os alunos se organizem em um grande círculo para que socializem o que descobriram e aprenderam sobre vulcão.   

Foto da Profa. Ms. Ruth Regina.

Atividade 02 – Entrevista com um geólogo.

Os alunos, acompanhados com o/a professor/a, realizarão uma “aula passeio” ao Departamento de Geologia da Universidade da sua cidade para entrevistar um geólogo que possa responder as seguintes questões: Qual a origem e características dos vulcões. Essa atividade propiciará o surgimento de perguntas, troca e a ampliação dos conhecimentos.

Atividade 03 – Apreciação de vídeos.

O/a professor/a propõe que os alunos assistam um vídeo sobre vulcões. Antes de verem o comentário, é interessante que seja lido a sinopse sobre o vídeo (do que será visto) e levantar algumas situações problemas para que os alunos pensem e apontem possíveis soluções com as citadas a seguir:

  • Como devem proceder as pessoas que moram em regiões onde existem vulcões em erupção?
  •  Qual deve ser a atitude das pessoas quando um vulcão entra em erupção?
  • Existe uma maneira das autoridades alertarem a população das regiões onde os vulcões estão em atividade?
  • Como fica uma cidade após uma erupção vulcânica?

Vídeo sobre Vulcões: http://www.youtube.com/watch?v=b7iBTliX54A 

Atividade 04 – Debate em torno de uma situação problema.

Após os alunos assistirem o documentário acerca dos vulcões, abre-se um debate. Nesse momento os alunos expressarão suas ideias acerca dos vulcões, apresentando sugestões para os problemas enfrentados pela população que moram em regiões onde esse fenômeno natural acontece. 

Atividade 05 – Experiência

Professor/a e alunos organizarão uma experiência para simular a erupção de um vulcão. Para fazer essa experiência você precisa:

-Argila.

-Folha de Isopor grossa.

-Fermento biológico em pó.

-Água oxigenada.

-Detergente.

-Corante de alimento na cor vermelha e laranja.

Modo de construir o vulcão: Faça um cone de cartolina. Cole o cone sobre a folha de isopor com a base (boca) para cima. Pegue argila e modele ao redor do cone até que ganhe uma forma arredondada, parecida com uma montanha. Em seguida, construa nos arredores desse vulcão, uma pequena cidade com casas, prédios, animais, pessoas e um rio. Por último, coloque o corante na boca do vulcão, o fermento, a água oxigenada e pingue algumas gotas de detergente. Espere! Observe o que acontece. Chame alunos de outra sala para ver a experiência. Peça para os alunos descreverem como foi cada momento e peça para fazerem um desenho.

Atividade 06 - Produção textual.   

O/A professora solicitarã que os alunos produzam individualmente ou em duplas, um texto sobre os conhecimentos aprendidos acerca vulcões. Para exemplificar, apresentamos o texto abaixo.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados se:

  • Compreenderam a origem do vulcão.
  • Destacam alguns danos causados pela explosão e erupção do vulcão.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vanda, polo estrella , Rio de Janeiro - disse:
    vanda_biovida@yahoo.com.br

    15/06/2011

    Cinco estrelas

    adoreiiiiiiiii ! parabéns...essa aula foi simplesmente espetacular!!!!!!!!!


  • Gildete Rodrigues do Nascimento Almeida, Escola Municipal Dinarte de Medeiros Mariz , Rio Grande do Norte - disse:
    gildete2009@yahoo.com.br

    28/05/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo planejamento da aula, pois com o mesmo foi possível conseguiu organizar um conteúdo de díficel entendimento para os alunos desta faixa etária, em algo fácil de ser trabalhado. Tenho pretenção de aplicar esta experiência em minha turma porque achei muito interessante.


  • Danilo Nascimento dos Santos, ESCOLA MUNICIPAL MARIA SAMPAIO LUCENA , Pernambuco - disse:
    d.danilo8@gmail.com

    20/05/2011

    Quatro estrelas

    Olá, estive lendo as propostas, deste plano de aula e confesso que gostei muito, pretendo aplica-lo na escola onde tenho atuado. Quero dar meus parabéns a autora desta aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.