Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhar o cálculo mental através da brincadeira batalha dos dados.

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a noção do trabalho com estimativas.           

Construir alternativas lógicas para fazer contas mentais.           

Compreender as regras do jogo.

Calcular pequenas somas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a aula o aluno precisa conhecer a sequência numérica até 12.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:

Dados (quantidade referente ao número de alunos)

Folha para anotação dos pontos

Estratégias da aula:

Primeira atividade: Exploração do material

Organize sua turma em uma roda e mostre alguns dados.

Pergunte se já conhecem esse material?

Entregue um dado para cada aluno e faça algumas perguntas exploratórias:

Quantos lados tem o dado?

Qual a menor quantidade do dado? E a maior?

Onde eles já usaram o dado?

Após essa exploração inicial, comece a lançar alguns desafios juntando dois dados. 

Pergunte aos seus alunos:

Qual a maior quantidade possível de pontos que se pode fazer quando se joga com dois dados?

E a menor quantidade possível?

Jogue algumas vezes dois dados juntos e some com a turma.

Observe os alunos que precisam contar as bolinhas do dado para descobrir a quantidade de cada face e os que já reconhecem visualmente.

Segunda atividade: Preparando para jogar, conhecendo as regras.

Anuncie que com os dados a turma vai aprender uma nova brincadeira que se chama a Batalha dos dados.

Mostre o material do jogo que é constituído de:

_Regras

_Dados

_Ficha para anotação dos pontos.

Leia com seus alunos as regras e discuta se conseguiram entender como se joga.

Mostre também a ficha de anotação dos pontos e explique como se preenche.

                                                                                                   BATALHA  DOS DADOS

JOGADOR

PRIMEIRA RODADA

SEGUNDA RODADA

TERCEIRA RODADA

TOTAL

Terceira atividade: O jogo

Depois de explicar e tirar as dúvidas, entregue os dados e a ficha de anotação dos pontos para as duplas e deixe que seus alunos joguem.

Circule pela sala, observando as duplas que apresentam mais autonomia, ajude quem estiver precisando.

Interfira no caso de acontecer desavenças entre os jogadores, o que ainda é normal em crianças pequenas.

Lembre seus alunos que embora seja uma brincadeira, esse jogo é uma atividade de aprendizagem.            

Quarta atividade: Comparando resultados

Com o término das rodadas de todas as duplas, volte para a roda e verifique junto com o grupo, os resultados e quem ficou vitorioso na partida.

Esta atividade é muito importante para trabalhar com a leitura dos números e comparações de quantidades.

Deixe que cada aluno leia seu resultado para que as dúvidas possam aparecer e no grupo serem discutidas. 

Nesse momento não se esqueça de valorizar a participação do grupo, mostrando que no jogo alguém precisa perder para haver um ganhador, e que o importante é a brincadeira e aprendizado que o jogo traz.

Faça uma rápida avaliação sobre o jogo com seus alunos perguntando:

Quem gostou?

Quem achou difícil?

O que foi difícil?

O que eles acham que o jogo ensina?

Envie para casa a regra do jogo e algumas fichas, sugerindo que as famílias brinquem com seus filhos.

Recursos Complementares

 Para mais informações sobre como a criança aprende matemática segundo a visão construtivista da aprendizagem sugiro a leitura do livro "DIDÁTICA DA MATEMÁTICA REFLEXÕES PSICOPEDAGOGICAS" PARRA, CECILIA / SAIZ, IRMA - ARTMED e das reportagens da Revista Escola online que poderá ser acessada através dos links abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml 

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/resenha-trecho-livro-didatica-matematica-reflexoes-psicopedagogicas-568298.shtml  

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/assim-turma-aprende-mesmo-panoramas-perspectivas-427209.shtml  

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, onde o professor poderá observar se os alunos desenvolveram a noção do trabalho com estimativas, construíram alternativas lógicas para fazer contas mentais, compreenderam as regras do jogo, resolveram pequenas adições e participaram com interesse do jogo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Manoelita Alves Peruchi, EEEFM"Sao Joao do Sobrado" , Espírito Santo - disse:
    manuperuchi@yahoo.com.br

    09/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei dessa atividade, pois trabalha o raciocínio, o qual , faz a criança pensar nas possibilidades de cálculos matemáticos, fazendo com que ela construa seu conhecimento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.