28/10/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Desenvolver a noção do trabalho com estimativas.
Construir alternativas lógicas para fazer contas mentais.
Compreender as regras do jogo.
Calcular pequenas somas.
Para a aula o aluno precisa conhecer a sequência numérica até 12.
Recursos da aula:
Dados (quantidade referente ao número de alunos)
Folha para anotação dos pontos
Estratégias da aula:
Primeira atividade: Exploração do material
Organize sua turma em uma roda e mostre alguns dados.
Pergunte se já conhecem esse material?
Entregue um dado para cada aluno e faça algumas perguntas exploratórias:
Quantos lados tem o dado?
Qual a menor quantidade do dado? E a maior?
Onde eles já usaram o dado?
Após essa exploração inicial, comece a lançar alguns desafios juntando dois dados.
Pergunte aos seus alunos:
Qual a maior quantidade possível de pontos que se pode fazer quando se joga com dois dados?
E a menor quantidade possível?
Jogue algumas vezes dois dados juntos e some com a turma.
Observe os alunos que precisam contar as bolinhas do dado para descobrir a quantidade de cada face e os que já reconhecem visualmente.
Segunda atividade: Preparando para jogar, conhecendo as regras.
Anuncie que com os dados a turma vai aprender uma nova brincadeira que se chama a Batalha dos dados.
Mostre o material do jogo que é constituído de:
_Regras
_Dados
_Ficha para anotação dos pontos.
Leia com seus alunos as regras e discuta se conseguiram entender como se joga.
Mostre também a ficha de anotação dos pontos e explique como se preenche.
BATALHA DOS DADOS
JOGADOR |
PRIMEIRA RODADA |
SEGUNDA RODADA |
TERCEIRA RODADA |
TOTAL |
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Terceira atividade: O jogo
Depois de explicar e tirar as dúvidas, entregue os dados e a ficha de anotação dos pontos para as duplas e deixe que seus alunos joguem.
Circule pela sala, observando as duplas que apresentam mais autonomia, ajude quem estiver precisando.
Interfira no caso de acontecer desavenças entre os jogadores, o que ainda é normal em crianças pequenas.
Lembre seus alunos que embora seja uma brincadeira, esse jogo é uma atividade de aprendizagem.
Quarta atividade: Comparando resultados
Com o término das rodadas de todas as duplas, volte para a roda e verifique junto com o grupo, os resultados e quem ficou vitorioso na partida.
Esta atividade é muito importante para trabalhar com a leitura dos números e comparações de quantidades.
Deixe que cada aluno leia seu resultado para que as dúvidas possam aparecer e no grupo serem discutidas.
Nesse momento não se esqueça de valorizar a participação do grupo, mostrando que no jogo alguém precisa perder para haver um ganhador, e que o importante é a brincadeira e aprendizado que o jogo traz.
Faça uma rápida avaliação sobre o jogo com seus alunos perguntando:
Quem gostou?
Quem achou difícil?
O que foi difícil?
O que eles acham que o jogo ensina?
Envie para casa a regra do jogo e algumas fichas, sugerindo que as famílias brinquem com seus filhos.
Para mais informações sobre como a criança aprende matemática segundo a visão construtivista da aprendizagem sugiro a leitura do livro "DIDÁTICA DA MATEMÁTICA REFLEXÕES PSICOPEDAGOGICAS" PARRA, CECILIA / SAIZ, IRMA - ARTMED e das reportagens da Revista Escola online que poderá ser acessada através dos links abaixo:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, onde o professor poderá observar se os alunos desenvolveram a noção do trabalho com estimativas, construíram alternativas lógicas para fazer contas mentais, compreenderam as regras do jogo, resolveram pequenas adições e participaram com interesse do jogo.
Quatro estrelas 1 classificações
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09/11/2010
Quatro estrelasGostei dessa atividade, pois trabalha o raciocínio, o qual , faz a criança pensar nas possibilidades de cálculos matemáticos, fazendo com que ela construa seu conhecimento.