Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ADOLESCÊNCIA: MOMENTO DE TRANSIÇÃO

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão que a adolescência é um momento de transição importante a ponto de muitas culturas estabelecerem insólitos ritos de passagem. Eles terão a oportunidade de, a partir do tema proposto, redigirem um texto coletivo, bem articulado e fundamentado em suas próprias experiências. Essa dinâmica permite, também, uma oportunidade de conhecer alguns poemas famosos cujo tema é adolescência.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa sequência didática é recomendável que os alunos saibam o que é um texto articulado e quais os principais mecanismos de coesão textual.

Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1:

Professor, exiba o vídeo ou execute a música Bola de meia, bola de gude (http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/102443/)  .  Após a execução, converse com os alunos sobre o tema: crescer e não deixar morrer a criança interior.  Pergunte-lhes se eles têm pressa em crescer e por quê. Pergunte-lhes, também, se eles gostariam de permanecer crianças para sempre.   Conte-lhes sobre o personagem Peter Pan, cuja característica principal é exatamente não querer crescer, não deixar de ser criança. Caso eles não conheçam essa história, conte-lhes a história  de Peter Pan (http://www.contandohistoria.com/peterpan.htm )   .

ETAPA 2: Professor, exiba ou distribua algumas imagens aos alunos e, após cada uma , vá pedindo-lhes que criem expectativas das condições de produção das mesmas, a partir da descrição do que vêem.

Ii 

Imagens disponíveis em http://hypescience.com/25866-10-bizarros-ritos-de-passagem-de-todo-o-mundo/ 

Após anotadas as expectativas de leitura, feitas pelos alunos, professor, descreva o contexto real de cada imagem:

IMAGEM 1:  os garotos solteiros da tribo Harmar na Etiópia devem pular  por cima de vacas emparelhadas. Eles devem estar nus e repetir o pulo quatro vezes, para que possam cumprir o rito de passagem da infância para  a vida adulta.

IMAGEM 2: Iniciação das moças da  tribo  amazonense Tukuna.  As garotas começam a participar da iniciação quando menstruam e ficam de 4 a 12 semanas em reclusão. Durante esse período, acredita-se que a menina está no submundo, correndo perigo na presença de um demônio conhecido como Noo. Ao final do ritual, outras pessoas utilizam máscaras e se tornam reencarnações do demônio e a garota fica durante dois dias com o corpo pintado de preto para se proteger do Noo. Na manhã do terceiro dia, ela pode sair da reclusão, e é levada por parentes para as festividades, em que dançam até o amanhecer. Nesse momento, a garota recebe uma lança de fogo e deve jogá-la sobre o demônio. Depois disso, a tribo considera que a mulher pode entrar para a vida adulta com segurança.

IMAGEM 3: Os garotos de 7 e 8 anos da tribo Vanuatu, no Oceano Pacífico, devem saltar de uma torre de 30 metros de altura, com cipós amarrados nos tornozelos. A velocidade atinge os 72Km/h e, se o cipó for mais comprido que o suficiente para que o garoto apenas resvale o chão, o acidente pode ser fatal.

Professor: sobre esse rito há vídeos disponíveis na internet. Um deles é http://www.youtube.com/watch?v=MdmbkeJe6zo 

ETAPA 3:

Professor: pergunte aos alunos se eles percebem que na nossa cultura há ritos de passagem da infância e da adolescência. Conte-lhes que em determinadas culturas o momento de transição da infância para a adolescência é tão importante que meninos e/ou meninas são submetidos a situações extremas, de modo que a percepção da mudança seja mais rápida e mais intensa. Leia com seus alunos o texto Os 10 mais bizarros ritos de passagem de todo o mundo (http://hypescience.com/25866-10-bizarros-ritos-de-passagem-de-todo-mundo/) . Perceba as reações dos alunos enquanto lêem o texto e, após terminada a leitura, questione essas reações: o que os chocou?  Qual o sentido dos rituais?

 Discuta com os alunos quais são as mudanças biopsicossociais que caracterizam a passagem da infância para a adolescência. Divida o quadro em colunas e vá anotando o que os alunos disserem.   Proponha aos alunos a tarefa de escreverem um texto coletivo com todos os questionamentos levantados por eles e que estão desarticulados no quadro negro.  Proponha o título “Crescer dói ou não dói ?”. Vá instruindo os alunos aos poucos sobre a tarefa que eles têm de cumprir. Siga as etapas:     

  1)      Peça-lhes que introduzam o assunto sobre o qual vão abordar no texto (os alunos deverão perceber que o tema do texto é a adolescência como fase de transição e as mudanças advindas dessa fase).

2)      Instrua-os a dividir o texto em parágrafos, reservando um parágrafo para cada tipo de mudança apontado por eles  (mudanças físicas, emocionais, sociais).

3)      Diga-lhes para concatenar todas as ideias semelhantes em um mesmo parágrafo.

4)      Após isso, escreva com eles os três parágrafos de desenvolvimento (mudanças físicas, emocionais e sociais da adolescência).

5)      Peça-lhes que pensem em um fechamento do tema discutido, considerando tudo que foi escrito nos parágrafos anteriores. Mostre-lhes a necessidade de concluir a sequência de raciocínios que foi iniciada. Alerte-os que, nesse momento, a pergunta-título “Crescer dói ou não dói?” deverá ser respondida.

6)      Redija a conclusão do texto.

7)      Peça que um aluno leia o texto coletivo em voz alta e vá aproveitando para fazer ajustes: repetições desnecessárias, pontuação mal colocada, elementos coesivos que faltaram, etc.

8)      Releia o texto em voz alta novamente.

ETAPA 4:

Professor, enquanto os alunos discutem sobre o texto coletivo criado, execute o vídeo ou a música Todo menino é um rei. (http://www.vagalume.com.br/roberto-ribeiro/tdo-menino-e-um-rei.html)    Formule algumas questões de interpretação da canção.

Distribua alguns poemas sobre o tema e peça aos alunos que os declamem. Algumas sugestões:  O adolescente (http://quintanaeterno.blogspot.com/2009/01/o-adolescente.html)  ; O espelho (Mário Quintana e Cecília Meireles), além de Manuel Bandeira ,Versos de Natal (http://www.algumapoesia.com.br/poesia3/poesianet261.htm) , Quando eu tiver setenta anos (Paulo Leminski- http://www.vidaempoesia.com.br/pauloleminski.htm)

Recursos Complementares
Avaliação

 Professor, divida os alunos em grupo e peça que eles montem um painel de imagens, intitulado “A vida é uma viagem”. A partir das discussões feitas em sala e do texto coletivo criado, peça-lhes que dividam uma cartolina ao meio e monte um painel de imagens. Do lado esquerdo, deverá ficar a representação da infância, do lado direito deverão estar as imagens da adolescência. Instrua os alunos a, sempre que possível, criar equivalências de um lado com outro, ou seja, se de um lado está um menino jogando bola, no outro deve estar um adolescente brincando de skate, por exemplo. Desafie os alunos a montarem um SARAU LITERARIO com o tema "Adolescência: momento de transição", a partir do poemas lidos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Diego André, EEB PROF NELSON HOROSTECKI , Santa Catarina - disse:
    diegodue106@hotmail.com

    18/08/2013

    Quatro estrelas

    Ótima aula, a ideia foi muito bem recebida pelos alunos, parabéns!! Abraços de Chapecó/SC.


  • Liberato Bande, Moçambique - disse:
    libdomingos@gmail.com

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    Bom dia, boa tarde ou boa noite e a minha saudacao visto que e bastante complicado fazer o controlo dos fusos horarios de um continente para o outro. apenas dizer que o site e o maximo. desejar mais forca e muito sucesso. as informacoes sao bastente interessantes, mesmo sendo pouco restritas. facto que e bom e cria curiosidade para mais buscas.


  • Edir Ramos de Freitas, Faculdade de Sabará , Minas Gerais - disse:
    edir-freitas@uol.com.br

    13/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Vou trabalhar estas sugestões com os meus alunos do Curso de Letras.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.