Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual o significado de vida saudável?

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Refletir sobre atitudes que podem favorecer uma vida saudável;

Produzir textos informativos em forma de cartazes, para apresentação em sala.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o ser humano tem necessidades básicas relacionadas à nutrição, atividades físicas, bem estar físico, social e emocional para se manter saudável.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Vida Saudável * Por Dr. José Alexandre Portinho

Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive, o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Bem-estar significa a pessoa estar bem consigo mesma. Essa sensação depende de muitos fatores. A predisposição genética de cada pessoa é um desses fatores, além do ambiente em que se vive, dos cuidados que se tem com a saúde e da disposição psicológica para enfrentar a vida.  

Para que a pessoa possa ter um bem-estar físico, é necessário aprender como prevenir doenças, quais os hábitos saudáveis que devem ser praticados, ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos. É importante aprender a preparar o básico de pratos nutritivos com alimentos saudáveis e os hábitos e horários corretos da boa alimentação e não menos importante, a boa mastigação. 

O bem-estar mental pode ser obtido pelo equilíbrio emocional e o bom convívio familiar. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O laser é parte fundamental no processo do bem-estar mental. 

O bem-estar social é alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, condições de trabalho e renda satisfatórios. 

Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião. Outras pessoas alcançam a espiritualidade quando estão em contato mais próximo com a natureza ou praticando a meditação. Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade. O importante é ter paz interior, para que dessa forma, as decisões, para um direcionamento da vida, sejam tomadas de forma mais clara e sensata. Nessa oportunidade do bem-estar espiritual, a pessoa passa a ter um raciocínio para proporcionar o bem-estar coletivo, começando por abranger as pessoas mais próximas de seu relacionamento. 

Muitas pessoas não sabem, mas a plenitude da vida saudável só é alcançada através de decisões pessoais, ou seja, é necessário querer, buscar e se empenhar para conseguir a boa saúde. Alcançar a vida saudável pode ser uma tarefa simples desde que se tenha o desejo, se faça um planejamento, direcionando as prioridades e mudança de hábitos. 

A mudança para uma vida saudável não é urgente, mas é prioritário. A prática da vida saudável irá pavimentar o crescimento e aperfeiçoamento individual em busca da felicidade. Ela pode ser praticada por todos, em qualquer fase da vida, inclusive por pessoas que já tiveram algum tipo de doença anterior. 

A vida saudável, portanto, vai muito além de se ter uma alimentação adequada, boa disposição e o controle do estresse. As relações afetivas estáveis têm grande influência na saúde, assim como a realização profissional e a segurança.

A herança genética, geralmente não pode ser alterada. Nossos genes trazem informações arquivadas desde o nascimento como a possibilidade de uma vida longa ou curta e a incidência de enfermidades que muitas vezes não podemos evitar. Entretanto, com a aplicação dos conhecimentos atualizados da medicina ou mesmo através da mudança do local em que vivemos, evitando, por exemplo, locais com poluição, podem influir e modificar a trajetória de um determinado tipo de doença. 

Existem vários fatores nocivos a saúde que temos a capacidade de transformar para hábitos saudáveis. Essa capacidade de transformação pode ser determinante para uma vida mais longa e saudável.

A preocupação com a nossa saúde deve ser passada de mãe para filho, mostrando quão importante é praticar a boa alimentação, o bem-estar físico, mental, social e espiritual. Além disso, é importante fazer avaliações com o médico e realizar exames complementares para um mapeamento da saúde.

Muitos detalhes estão envolvidos para alcançar uma vida saudável, devido a isto, somente com um planejamento o sucesso é obtido. 

Inicialmente, como qualquer projeto de planejamento, você pode pensar que irá necessitar de tempo, recursos e dinheiro. Muitas pessoas podem alegar que não possui nenhum desses pré-requisitos para começar esse projeto. Entretanto, mudança de atitudes e de hábitos para a boa saúde não exigem gastos de dinheiro, pelo contrário, pode até ser economizado. Pois, a pessoa saudável tem mais tempo para viver e economiza dinheiro porque previne doenças, evitando tratamento médico que envolve a compra de remédio, por exemplo. Portanto, a vida saudável pode gerar mais tempo, recursos e dinheiro para se viver ainda melhor. Na realidade, esse planejamento é um investimento na vida, com sucesso quando praticado de maneira adequada.

Muitas pessoas têm vários tipos de preocupações, o trabalho, a família, os relacionamento, mas esquecem de pensar na sua saúde ou na prevenção de doenças. Sabemos que as pessoas que conseguem chegar à maturidade correm um risco muito maior de adoecer, principalmente as que não fizeram prevenção de doenças no passado. Muitas doenças iniciam na juventude, mas só vão se manifestar na idade madura. 

A saúde começa na gestação, dentro do útero, através do bom acompanhamento pré-natal. A vida saudável na maturidade é a repercussão da vivência durante a juventude com boa alimentação, prática de exercícios e hábitos saudáveis da mente e do corpo. 

Se cada pessoa fizer o seu planejamento de vida saudável desde a infância, passando pela adolescência, os índices elevados das doenças cardíacas e cânceres, por exemplo, serão reduzidos na vida adulta e maturidade.

A nutrição correta é importantíssima nos períodos iniciais da vida que começa com a fase intra-uterina seguindo com a infância e adolescência. A ingestão de alimentação adequada que contém magnésio, vitamina D, potássio, além de leite e derivados que são ricos em cálcio, irá proporcionar um esqueleto com mais reserva de massa óssea para uma pessoa viver muitos anos, sendo crucial para a prevenção da osteoporose que é muito freqüente após a menopausa.

Podemos dizer que a osteoporose é uma doença pediátrica com conseqüências geriátricas. Isto porque 90% da massa óssea do esqueleto adulto é formado até o final da adolescência. O pico da massa óssea é alcançado entre as idades de 20 e 30 anos. A partir dessa idade a massa óssea já esta constituída e a pessoa deverá se preocupar em evitar a perda de cálcio do osso.

Os estudos demonstram que a ingestão de alimentos ricos em cálcio na adolescência modela uma massa óssea ótima e mais resistente contra fratura durante toda a vida. O exercício físico também contribui para o fortalecimento ósseo.

Os adolescentes devem estar sempre fisicamente ativos e afastar hábitos perigosos como fumo, excesso de bebidas alcoólicas, uso de drogas e comportamento sexual de risco para as doenças sexualmente transmissíveis.

O resultado de todo esse esforço do bem-estar diário é o que chamamos de FELICIDADE. A felicidade não é o objetivo final. A felicidade é todo esse caminho, o dia a dia, a trajetória de toda a nossa vida.

Dr. José Alexandre Portinho é médico formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Completou o Mestrado e o Doutorado também pela UFRJ e concluiu o MBA em Gerenciamento na Saúde pelo IBMEC do Rio de Janeiro.

Texto com recortes. Para conhecer o texto na íntegra consulte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=6573 – consultado em 15/09/2010.   

 http://portal.uninove.br/marketing/cartilhainfant/indice.htm - consultado em 16/09/2010. - HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS SAUDÁVEIS. 

Estratégia:   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o que é vida saudável, refletindo sobre a relação entre o bem estar pessoal e coletivo e saúde. E por meio das atividades desenvolvidas para explorar o assunto da aula.   

Como o professor irá ativar esse processo:   

Levantando situações – problema em que os alunos serão estimulados a emitir suas ideias sobre vida saudável buscando estabelecer  relação entre o bem estar pessoal e coletivo, como condição necessária à vida saudável. Através das discussões e atividades desenvolvidas esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos conceituais, comportamentais  e atitudinais, bem como a sistematização do estudo.

Atividade 1 

Neste primeiro momento, converse com os alunos sobre as ideias que têm sobre vida saudável.

Faça perguntas como:

.Você acredita que tenha uma vida saudável? Por quê?

. O que você considera importante para que uma pessoa tenha vida saudável?

. Não estar doente é a mesma coisa que estar saudável? Por quê?

Anote no quadro as idéias da turma sobre o que pensam sobre o assunto. A seguir, escreva no centro do quadro as palavras: vida saudável. Peça aos alunos que venham até o quadro e escrevam em torno dessas palavras, outras palavras que estejam relacionadas a elas. Veja um exemplo:

 Vida saudável      

 prática de esporte                                               lazer                   paz                                                            brincar                       dormir bem                         

            alimentação   variada                         saúde                                                                         atividade  física                                         carinho                         harmonia  

Ao escrever as palavras no quadro, peça a cada criança que explique porque escolheu aquela ou aquelas palavras.

Quando já houver no quadro um número considerável de palavras, proponha que em dupla, escrevam um pequeno texto, usando essas palavras e outras que se fizerem necessárias,  sobre vida saudável.

Peça a cada dupla que leia para os colegas o que escreveu. Ao final, faça no quadro uma síntese com as idéias da turma. Esta atividade permitirá conhecer as concepções prévias da turma sobre o tema em estudo.

Atividade 2   

 

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_355/1232310849oat80Z.jpg       

http://i204.photobucket.com/albums/bb124/paulolima01/Fotos/bemestar.jpg 

Nas imagens acima temos alguns hábitos que favorecem uma vida saudável. Se possível mostre essas ou  outras imagens que permitam aos alunos identificar hábitos e atividades que contribuam para que se tenha uma vida saudável. Algumas sugestões: Atividade física; prática de esportes; relaxamento, alimentação variada; evitar situações de estresse; lazer; hora de descanso; dormir bem; praticar meditação; brincar; ambiente familiar e de trabalho/estudo harmonioso, entre outros.

A seguir, proponha aos alunos que assistam aos vídeos.

Atividade 3

Vida saudável começa na mesa. Neste momento da aula propomos que exiba os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=dazhR4_WVbA&feature=related  - Cambalhota - alimentação saudável – consultado em 17 de setembro de 2010. 

http://www.youtube.com/watch?v=DbrQoceJW_E&feature=related – alimentação saudável infantil – consultado em setembro de 2010. 

Um dos vídeos ensina fazer sucos nutritivos a partir de frutas, verduras e outros alimentos naturais. O outro é um diálogo entre nutricionistas que falam dos alimentos mais recomendáveis para uma infância e adolescência saudáveis. Após a exibição dos vídeos, peça aos alunos que, em grupo, respondam às seguintes questões.

.Quais os alimentos mais indicados para crianças e adolescentes? Por quê?

.O que precisam mudar em seus hábitos alimentares para que tenham uma vida mais saudável?

. Uma boa alimentação é suficiente para que se tenha uma vida saudável? Por quê?

Cada grupo deve apresentar para a turma as suas respostas. Promova uma discussão, para que todos tenham oportunidade de se manifestarem sobre o assunto.

As produções escritas dos grupos serão utilizadas posteriormente na elaboração de cartazes e de uma cartilha. Para finalizar esta atividade, exiba os vídeos a seguir. Eles ajudarão as crianças a ampliarem o conceito de vida saudável. Discuta com a turma os requisitos indicados no vídeo que favorecem uma vida saudável.

Para a turma refletir e opinar: Por que se diz que vida saudável começa na infância, ou até mesmo antes do nascimento?

http://www.youtube.com/watch?v=ZeirEPrDJa4&feature=related – saúde e qualidade de vida – consultado em 17/09/2010. 

http://www.youtube.com/watch?v=K5VPEPuFNdM&feature=related  - Pare. Pense – Inst. Alana. – consultado em 17/09/2010 

Atividade 4

Reproduza para os alunos o texto sugerido na introdução da aula. Se julgar pertinente, faça ajustes de linguagem, embora o texto esteja em uma linguagem clara e as suas informações accessíveis a alunos entre 9 e 11 anos. Oriente a leitura e promova nova troca de idéias entre a turma. É importante que os alunos percebam que um conceito mais amplo de vida saudável, envolve desde a moradia, condições econômicas, estabilidade de emprego, ambiente familiar equilibrado, políticas públicas, voltadas para a qualidade de vida da população, bem como o bem estar físico, emocional, social e espiritual das pessoas.

Atividade 5   

A partir das informações obtidas através dos vídeos, discussões e registros feitos até aqui, proponha aos alunos que façam cartazes ou elaborem uma cartilha. Organize-os em grupos e deixe a critério de cada grupo elaborar uma cartilha ou cartaz. O link sugerido em recursos complementares, exibe uma cartilha com dicas de saúde, dieta saudável, dados estatísticos sobre obesidade, entre outros.

http://portal.uninove.br/marketing/cartilhainfant/indice.htm - consultado em 16/09/2010. - HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS SAUDÁVEIS.   

Recursos Complementares

http://portal.uninove.br/marketing/cartilhainfant/indice.htm - consultado em 16/09/2010. - HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS SAUDÁVEIS.   

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula, o seu envolvimento e participação nas diferentes atividades realizadas e a maneira como relaciona com os colegas. A proposta das atividades sugeridas para o desenvolvimento do tema “Vida saudável” por si só já lhe ofereceu muitos dados para que possa avaliar o aprendizado dos alunos, tanto em relação aos conhecimentos conceituais como os comportamentais e atitudinais trabalhados. Proponha mais um momento de avaliação pedindo aos alunos que realizem a atividade seguinte:

Crie um diálogo entre você e um colega, menino ou menina, comentando o que você aprendeu ao desenvolver as atividades propostas sobre os temas trabalhados:

.o que significa vida saudável;

.algumas dicas interessantes para mudanças de hábitos que promovam qualidade de vida;

. porque esse é um assunto que interessa a todos, crianças e adultos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.