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Os textos injuntivos: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler manuais de equipamentos identificando as partes que o compõem.
  • Redigir instruções de procedimentos simples.
  • Reconhecer e usar as fases ou etapas da injunção em um texto ou sequência injuntiva.
  • Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de estruturação de enunciados injuntivos.
  •  Produzir textos adequados ao gênero, interlocutor , objetivo e estilo.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;  

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- diversos gêneros textuais;   

- Jogo da Memória;   

- manuais de instrução.      

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta o cartaz abaixo solicitando a leitura do mesmo.

Cartaz da Dengue. Fonte: www.sardinhainnaldo.blog.terra.com.br 

1)      Após  a leitura o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

·         Quais são as orientações apresentadas no cartaz?

·         Elas pretendem ensinar algo? O quê?

·         O que há nesse texto que nos dá a dica de que ele nos ensina alguma coisa?

·         Onde encontramos outros textos iguais a esse?

·         A primeira frase apresentada no texto traz a seguinte mensagem: “COMBATER A DENGUE É UM DEVER MEU, SEU E DE TODOS”. O que essa frase quer nos dizer?       

2)      Em seguida, o professor chama a atenção dos alunos para as frases abaixo e que foram retiradas do cartaz, fazendo a leitura das mesmas.   

Encha a areia até a borda os pratos das plantas.   

Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.   

Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água.   

Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.   

Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.   

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.  

Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.   

Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.   

Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.         

4- O professor destaca os verbos usados em cada uma delas e questiona:

o que esses verbos querem nos dizer?  

Por que eles foram usados nesse texto?   

OBS: Caso seja necessário pertinente, o professor pode informar para os alunos que os verbos destacados nas frases estão no modo imperativo, isto é exprimem uma ordem, um pedido, um conselho. Destacar que esta é uma das características dos textos instrucionais ou injutivos.     

5-      Com o objetivo trabalhar um pouco com o lúdico em sala de aula e ao mesmo tempo sistematizar o conteúdo trabalhado, o professor organiza a turma em duplas para que joguem o jogo da memória. Veja o exemplo:  

Cartaz da Dengue. Fonte: www.sardinhainnaldo.blog.terra.com.br 

Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo. 

2ª atividade:   

1)      O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

  1. Como começar
  2. ■ Instalar o cartão SIM e a bateria Para verificar a disponibilidade e obter informações sobre como utilizar os serviços do cartão SIM, contate o fornecedor do cartão SIM, o qual poderá ser o fornecedor de serviços ou outro fornecedor. Antes de retirar a bateria, desligue sempre o dispositivo e desligue o carregador.   Nota: Antes de retirar a tampa, desligue sempre a alimentação e desligue o carregador e qualquer outro dispositivo. Evite tocar nos componentes eletrônicos durante a substituição da tampa. Guarde e utilize sempre o dispositivo com a tampa instalada.   1. Para retirar a tampa posterior, aperte-a e faça-a deslizar na direção da parte superior do telefone (1). 2. Para remover a bateria, puxe-a para cima, conforme apresentado (2).   2. Funções de chamadas
  3. ■Efetuar e atender uma chamada Para efetuar uma chamada, introduza o número de telefone, incluindo o indicativo de área, se necessário. Deverá introduzir o indicativo do país,se necessário. Aperte a tecla chamar para efetuar a chamada para o número. Pressione a tecla de deslocamento para o lado direito para aumentar ou para o lado esquerdo para diminuir o volume do auscultador ou auricular durante uma chamada. Para atender uma chamada, pressione a tecla chamar. Para rejeitar a chamada sem a atender, aperte a tecla terminar ou feche a tampa. Para atender uma chamada ao abrir a tampa, selecione: Menu > Definições > Chamadas > Aten. ao abrir tampa > Sim.   3. Escrever texto Pode escrever texto utilizando a introdução assistida de texto ( ) e a tradicional ( ). Para utilizar a introdução tradicional de texto, pressione uma tecla numérica (1 a 9) repetidamente, até ser apresentado o caractere pretendido. Para ativar ou desativar a introdução assistida de texto enquanto estiver escrevendo, mantenha pressionada a tecla # e selecione Ativar dicionário ou Desativar dicionário.

     Manual de Instrução Nokia 2760. Fonte: http://nds1.nokia.com/phones/files/guides/Nokia_2760_UG_pt.pdf (Adaptação) 2)       

Após a leitura, o professor propõe uma discussão envolvendo as questões:  

·         Quais são as orientações apresentadas nesse texto?

·         Elas pretendem ensinar algo? O quê?

·         O que há nesse texto que nos dá a dica de que ele nos ensina alguma coisa?

·         Onde encontramos outros textos iguais a esse?

·         Qual a diferença entre esse texto e o que lemos na primeira atividade dessa aula?

·         Por que as informações desse texto obedecem a uma ordem, ou seja, não são colocadas de qualquer maneira?   

3)      O professor solicita que os alunos observem os verbos  que estão destacados no texto. O que eles têm em comum com os verbos usados no texto lido na primeira atividade dessa aula?   

3ª atividade:   

1-      O professor apresenta o texto abaixo, não dizendo que ele está desordenado e solicita que os alunos façam a leitura do mesmo.   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha    

Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"):

Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. O objetivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X). Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.

·         Regras

O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas. Jogador xis (X) ganha:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha

O JOGO DA VELHA   

1-      Espera-se que os alunos, apesar de decodificarem o código, não consigam entender nada do texto a não ser alguém que já conhece as regras desse jogo. O professor propõe, então que o texto seja ordenado.  

2-      O professor socializa os textos ordenados pelos alunos, faz os comentários necessários, destacando mais uma vez a forma como se organiza esse gênero, sua função , a linguagem empregada e o contexto onde ele circula.   

OBS: Se o professor achar conveniente, pode  entregar o texto  original:     

O JOGO DA VELHA

Regras

O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. O objetivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada. Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Jogador xis (X) ganha.

Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha").

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha

4ª atividade:   

1-      O professor organiza a turma em grupos e orienta-os para o trabalho abaixo:   

1º grupo:    Faça de conta que você é um técnico que inventou uma caneta mágica.  Escreva um manual de instrução para os clientes, com o objetivo dos mesmos compreenderem o funcionamento dela.   

2º grupo:   Faça de conta que você é um funcionário da Secretaria de Saúde. Escreva um panfleto instruindo as pessoas da comunidade sobre os cuidados que se deve ter com os cães.     

3º grupo:   Faça de conta que você é um professor de Educação Física e que criou um jogo diferente para seus alunos.  Escreva as regras desse jogo.     

4º grupo:   Faça de conta que você é um médico e que tem uma equipe de funcionários que cuida do seu consultório.  Escreva um panfleto orientando-os para a limpeza do local.     

2-      Após a produção, os alunos deverão trocar seus textos para que os grupos avaliem se a função do texto foi cumprida adequadamente.   OBS: Sugere-se que o professor faça a mediação no momento da avaliação dos textos para que, desta forma, os alunos reescrevam seus textos.   

3-      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala de aula.    

Recursos Complementares

Tipos textuais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em linguística, tipos textuais refere-se à estrutura composicional dos textos. Hoje, admite-se cinco tipos texuais, a saber: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção. A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato narrado. Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada. A argumentação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos. A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação. Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros textuais. Os textos injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução. É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc. Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipos_textuais 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. É importante que os alunos familiarizem-se com o texto injuntivo, em específico com os manuais de instrução, uma vez que tais textos são recorrentes em seu cotidiano. O objetivo da aula é fazer com que os alunos reconheçam a forma composicional destes textos, compreendendo uma de suas características principais: verbos no imperativo e a objetividade.  

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