20/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a dinâmica geral do Corfebol;
Conhecer em linhas gerais a origem do Corfebol;
Vivenciar possibilidades de variações do Corfebol;
Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das manifestações esportivas existentes.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente: o Corfebol. Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PenS0vbRuQY (Acesso em 19/09/2010).
Após apreciação do vídeo o professor poderá explicar que trata-se de um esporte praticado em uma área retangular dividida em duas metades (zonas), com dois postes de corfebol, com altura de 3,5m, duas cestas, uma bola e dois times com 8 jogadores, sendo 4 homens e 4 mulheres. Metade da equipe defende num meio-campo e a outra metade ataca no outro meio-campo. Sempre que se marca 2 cestos os jogadores mudam de meio-campo e de funções. Neste esporte, não é permitido correr com a bola ou driblar, deslocar-se de posse da bola, e ao recebê-la o jogador deve parar e passá-la ao companheiro de equipe. O trabalho de equipe no corfebol é de fundamental importância. O individualismo é colocado de lado nesse esporte. Sendo um esporte misto, homens e mulheres jogam lado a lado. No que se refere à tática, ambos têm a mesma função, sendo que a diferença básica é que na realização de marcação durante o jogo, homem deve marcar homem e mulher marcar mulher, ou seja, não existe dois contra um. Sempre a relação é 1 x 1. Corfebol é um jogo de estratégia, cada equipe deve tentar vencer marcando mais pontos, utilizando habilidades estratégicas do time como um todo. As regras seguem esses princípios e evitam que a força física domine o jogo. Isso significa que o contato físico é indesejável; bloquear, agarrar ou segurar seus adversários não é permitido no Corfebol. O mesmo vale para chutar a bola ou acertá-la com os punhos, o importante são as habilidades.
Ao longo da explicação o professor poderá usar as imagens abaixo como forma de ilustração:
EQUIPAMENTOS PARA PRÁTICA DO CORFEBOL
Quadra de coferbol
http://korfeblog.blogspot.com/2009/05/o-que-e-korfebol-e-um-esporte-holandes.html
Cestas de coferbol
http://4.bp.blogspot.com/_0jMoBW9TtWs/R1GfFp5u0lI/AAAAAAAAANo/bwPK_VlipMw/s1600-R/match.jpg
(Acessos em 19/09/2010).
Nesta atividade o professor convidará a turma para uma visita ao infocentro da escola e proporá que os alunos em duplas ou trios, pesquisem sobre a história do coferbol. Algumas questões deverão nortear a pesquisa:
1) Qual o país de origem?
2) Quais práticas corporais deram origem ao corfebol?
3) Existe algum personagem importante na criação deste esporte ?
4) Por que foi criado?
Os dados levantados deverão ser registrados pelo grupo.
Em seguida, os grupos deverão apresentar para a turma as informações obtidas sobre a história deste esporte. Ao longo das apresentações o professor poderá registrar em um cartaz a síntese dos elementos pesquisados pela turma. Para fechar este momento da aula, o professor poderá destacar que as práticas corporais em geral, e os esportes em particular, são criados em diferentes momentos históricos para atender a algum tipo de interesse ou de necessidade, e que, ao longo do tempo vão sofrendo modificações para se adequarem às novas demandas.
Informações sobre a história do coferbol:
http://oeiras.blogspot.com/2008/10/histria-do-corfebol.html
(Acesso em 19/09/2010).
Nessa atividade, o professor convidará a turma para experimentar o jogo de coferbol. Para tal, poderá questioná-los: De que forma podemos adaptar esse esporte em nossa aula? As adaptações sugeridas devem ser analisadas pelo professor para que a essência do esporte não seja modificada. Sugerimos as seguintes adaptações:
* O campo poderá ser delimitado no chão com giz, de acordo com a imagem acima;
* A bola utilizada poderá ser a de voleibol ou similar;
* A cesta poderá ser adaptada prendendo-se um pequeno arco, uma cesta ou um balde sem fundo na extremidade de uma haste (que pode ser, por exemplo, um bambu).
A turma poderá ser dividida em times de oito ou dez crianças sendo metade meninos e metade meninas. No caso do corfebol, não são necessárias muitas adaptações do jogo uma vez que em sua essência este esporte já é bastante integrativo, socializador e fácil de jogar. As regras do jogo são as apresentadas na atividade 1.
http://korfeblog.blogspot.com/2009/05/o-que-e-korfebol-e-um-esporte-holandes.html
(Acesso em 19/09/2010).
Neste momento, a turma deverá ser dividida em grupos de mais ou menos 5 componentes para a elaboração coletiva de um painel sobre corfebol. Este painel deverá ser composto por aspectos relacionados às regras do jogo, à forma de jogar, à história do esporte, às principais e mais interessantes características deste esporte e ilustrações sobre o mesmo.
Quatro estrelas 2 classificações
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29/03/2012
Cinco estrelasOi Adriane, a aula ficou muito bem esquematizada e sequenciada. Parabéns!!! Quanto a dúvida da última postagem de como amarrar o aro no poste. Eu fiz uma vivência com alunos da minha escola, em que usei postes de voleibol e "bombonas" (são toneis de papelão). Aqui em Juiz de Fora/MG, comprei numa cada dessas de ração animal. Para fixar ambos usei corda de sisal e o nó que mais deu certo foi a "amarra quadrada". Vide link (http://www.geat.com.br/Tecnicas/nos/Nos/quadrada.htm)sobre como fazê-la.
09/03/2011
Quatro estrelasfoi de grande ajuda, só que estou com dificuldade quanto a criação do poste com a cesta, não imagino como seria para prender o arco no poste, sugestão?