Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo um esporte diferente: Corfebol

 

20/10/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a dinâmica geral do Corfebol;

Conhecer em linhas gerais a origem do Corfebol;

Vivenciar possibilidades de variações do Corfebol;

Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das manifestações esportivas existentes.  

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que é Corfebol?

Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente: o Corfebol. Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PenS0vbRuQY (Acesso em 19/09/2010).

Após apreciação do vídeo o professor poderá explicar que trata-se de um esporte praticado em uma área retangular dividida em duas metades (zonas), com dois postes de corfebol, com altura de 3,5m, duas cestas, uma bola e dois times com 8 jogadores, sendo 4 homens e 4 mulheres. Metade da equipe defende num meio-campo e a outra metade ataca no outro meio-campo. Sempre que se marca 2 cestos os jogadores mudam de meio-campo e de funções.  Neste esporte, não é permitido correr com a bola ou driblar, deslocar-se de posse da bola, e ao  recebê-la o jogador deve parar e passá-la ao companheiro de equipe. O trabalho de equipe no corfebol é de fundamental importância. O individualismo é colocado de lado nesse esporte. Sendo um esporte misto, homens e mulheres jogam lado a lado. No que se refere à tática, ambos têm a mesma função, sendo que a diferença básica é que na realização de marcação durante o jogo, homem deve marcar homem e mulher marcar mulher, ou seja, não existe dois contra um. Sempre a relação é 1 x 1. Corfebol é um jogo de estratégia, cada equipe deve tentar vencer marcando mais pontos, utilizando habilidades estratégicas do time como um todo. As regras seguem esses princípios e evitam que a força física domine o jogo. Isso significa que o contato físico é indesejável; bloquear, agarrar ou segurar seus adversários não é permitido no Corfebol. O mesmo vale para chutar a bola ou acertá-la com os punhos, o importante são as habilidades.

Ao longo da explicação o professor poderá usar as imagens abaixo como forma de ilustração:

EQUIPAMENTOS PARA PRÁTICA DO CORFEBOL

Quadra de coferbol

http://korfeblog.blogspot.com/2009/05/o-que-e-korfebol-e-um-esporte-holandes.html 

Cestas de coferbol

http://4.bp.blogspot.com/_0jMoBW9TtWs/R1GfFp5u0lI/AAAAAAAAANo/bwPK_VlipMw/s1600-R/match.jpg 

(Acessos em 19/09/2010).

Atividade 2: Sobre a história do Corfebol

Nesta atividade o professor convidará a turma para uma visita ao infocentro da escola e proporá que os alunos em duplas ou trios, pesquisem sobre a história do coferbol. Algumas questões deverão nortear a pesquisa:

1) Qual o país de origem?

2) Quais práticas corporais deram origem ao corfebol?

3) Existe algum personagem importante na criação deste esporte ?

4) Por que foi criado?

Os dados levantados deverão ser registrados pelo grupo.

Em seguida, os grupos deverão apresentar para a turma as informações obtidas sobre a história deste esporte. Ao longo das apresentações o professor poderá registrar em um cartaz a síntese dos elementos pesquisados pela turma. Para fechar este momento da aula, o professor poderá destacar que as práticas corporais em geral, e os esportes em particular, são criados em diferentes momentos históricos para atender a algum tipo de interesse ou de necessidade, e que, ao longo do tempo vão sofrendo modificações para se adequarem às novas demandas.

Informações sobre a história do coferbol:

http://oeiras.blogspot.com/2008/10/histria-do-corfebol.html 

(Acesso em 19/09/2010).

 Atividade 3: Jogando corfebol de forma adaptada

Nessa atividade, o professor convidará a turma para experimentar o jogo de coferbol. Para tal, poderá questioná-los: De que forma podemos adaptar esse esporte em nossa aula? As adaptações sugeridas devem ser analisadas pelo professor para que a essência do esporte não seja modificada. Sugerimos as seguintes adaptações:

Do material:       

* O campo poderá ser delimitado no chão com giz, de acordo com a imagem acima;     

* A bola utilizada poderá ser a de voleibol ou similar;         

* A cesta poderá ser adaptada prendendo-se um pequeno arco, uma cesta ou um balde sem fundo na extremidade de uma haste (que pode ser, por exemplo, um bambu).

Do jogo:

A turma poderá ser dividida em times de oito ou dez crianças sendo metade meninos e metade meninas. No caso do corfebol, não são necessárias muitas adaptações do jogo uma vez que em sua essência este esporte já é bastante integrativo, socializador e fácil de jogar. As regras do jogo são as apresentadas na atividade 1.

Recursos Complementares
Avaliação

Neste momento, a turma deverá ser dividida em grupos de mais ou menos 5 componentes para a elaboração coletiva de um painel sobre corfebol. Este painel deverá ser composto por aspectos relacionados às regras do jogo, à forma de jogar, à história do esporte, às principais e mais interessantes características deste esporte e ilustrações sobre o mesmo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Graziany, Instituti Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus Juiz de Fora , Minas Gerais - disse:
    graziany.dias@ifsudestemg.edu.br

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    Oi Adriane, a aula ficou muito bem esquematizada e sequenciada. Parabéns!!! Quanto a dúvida da última postagem de como amarrar o aro no poste. Eu fiz uma vivência com alunos da minha escola, em que usei postes de voleibol e "bombonas" (são toneis de papelão). Aqui em Juiz de Fora/MG, comprei numa cada dessas de ração animal. Para fixar ambos usei corda de sisal e o nó que mais deu certo foi a "amarra quadrada". Vide link (http://www.geat.com.br/Tecnicas/nos/Nos/quadrada.htm)sobre como fazê-la.


  • niesi, unitau , São Paulo - disse:
    ni_hand@hotmail.com

    09/03/2011

    Quatro estrelas

    foi de grande ajuda, só que estou com dificuldade quanto a criação do poste com a cesta, não imagino como seria para prender o arco no poste, sugestão?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.