Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo o Pólo Aquático.

 

29/11/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais regras do Pólo Aquático.

Aprender o nado específico para o Pólo Aquático.

Comparar o nado Crawl tradicional com o nado do Pólo Aquático.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1: História do Polo Aquático

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://bp3.blogger.com/_sayDXuhtV_A/RgAiaznG8WI/AAAAAAAAAAo/KA3c8bmFr9c/s400/Imagem%2Bdo%2BT%C3%ADtulo%2B550x298.png&imgrefurl=http://100anosdepolo.blogspot.com/&usg=__Ie2cWzJiYkBwfvMsqUoSYdpOLmk=&h=217&w=400&sz=151&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=PoiecY0sx-PrNM:&tbnh=139&tbnw=203&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bpolo%2Baquatico%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1R2ADFA_pt-BRBR390%26biw%3D1259%26bih%3D587%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=928&vpy=327&dur=11497&hovh=165&hovw=305&tx=146&ty=149&ei=OemUTNmRNcH68Aa4xeiLDA&oei=OemUTNmRNcH68Aa4xeiLDA&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:15,s:0

Atividade 1: “Recolhendo Bolas na Piscina”.

Nesta atividade os alunos formarão apenas um grande grupo. O objetivo desta a atividade é recolher as bolas espalhadas pela piscina e arremessar dentro do cesto, isto deverá ser realizado dentro do tempo pré-determinado pelo professor.

Professor, distribua uma quantidade de bolas pela piscina, igual ao número de alunos da turma. Posicione quatro cestas fora da piscina uma em cada borda. No pólo aquático os jogadores se deslocam pela piscina, na maioria das vezes, utilizando uma variação do nado crawl, posicionando a cabeça para fora da água facilitando a condução da bola entre os braços e a observação das movimentações realizadas pelos companheiros de equipe e dos adversários.  Peça, aos alunos que realizem o deslocamento pela piscina utilizando o nado próprio do pólo aquático. Proponha um desafio para a turma, estipulando um tempo para que eles recolham todas as bolas e as coloquem dentro das cestas. Os alunos deverão arremessar as bolas de dentro da piscina na direção das cestas.  

A atividade proposta auxiliará na formação de um grupo coeso e solidário, onde o trabalho de todos os colegas deverá ser valorizado e respeitado, na busca do objetivo final que é realizar a atividade proposta pelo professor. Os valores desenvolvidos nesta atividade coletiva vivenciada pelos alunos poderão ser transportados para outras atividades na escola e até mesmo fora dela.  

Dica: As bolas deverão ter tamanho e peso diferente, para facilitar os alunos que tenham maior dificuldade em nadar controlando a bola e também em arremessar a bola na cesta.

Figura 2 - Posicionamento do Goleiro.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/0715641.jpg&imgrefurl=http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2007/jogospanamericanos/modalidade-polo_aquatico.shtml&usg=__qWsUiLj63lBXTnrA5U4cWaE4lRQ=&h=175&w=230&sz=15&hl=pt-BR&start=53&zoom=1&tbnid=Z4QLLSZoI3VotM:&tbnh=140&tbnw=181&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bpolo%2Baquatico%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1R2ADFA_pt-BRBR390%26biw%3D1259%26bih%3D587%26tbs%3Disch:10%2C1116&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=1034&vpy=336&dur=3198&hovh=140&hovw=184&tx=135&ty=124&ei=POyUTLfYBMGblgfkv-SoCg&oei=OemUTNmRNcH68Aa4xeiLDA&esq=3&page=4&ndsp=21&ved=1t:429,r:6,s:53&biw=1259&bih=587  

Atividade 2: “Bola Viva”.   

Nesta atividade a turma será dividida em dois grandes grupos com o mesmo número de alunos em cada um dos grupos. Os grupos deverão ocupar bordas diferentes da piscina, de maneira que fiquem uns de frente para os outros. O objetivo do jogo é transportar uma bola de um lado ao outro da piscina, fazendo com que ela encoste à borda adversária. Esta bola deverá ser coberta com “vaselina” ou outro produto que faça com que a bola fique escorregadia e dificulte a manipulação (empunhadura) dela. Os alunos deverão transportar a bola até o outro lado através de sucessivos toques. A equipe adversária deverá impedir a progressão da equipe que está com a bola. O grupo que conseguir encostar a bola na borda da equipe adversária marcará um ponto para sua equipe. A bola não poderá ser arremessada de longe diretamente para a borda, um jogador deverá conduzi-la até a borda.  

Dica: Professor organize os grupos posicionando os alunos em três faixas distintas da piscina; defesa, no meio e no ataque. Esta organização permitirá que os alunos com maior dificuldade em nadar, tenham que percorrer distâncias menores para poderem participar do jogo.

Figura 3: Fundamento técnico Passe.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.universidadenet.com/imagens/esportes/polo_aquatico-111.jpg&imgrefurl=http://www.universidadenet.com/educacaofisica/polo-aquatico.htm&usg=__dPLEFMSH8Im2WboDBgTHGgVNCVQ=&h=278&w=198&sz=12&hl=pt-BR&start=74&zoom=1&tbnid=WVwgbxN9ZqsN5M:&tbnh=133&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bpolo%2Baquatico%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1R2ADFA_pt-BRBR390%26biw%3D1259%26bih%3D587%26tbs%3Disch:10%2C1726&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=137&vpy=254&dur=31&hovh=222&hovw=158&tx=99&ty=150&ei=pending&oei=OemUTNmRNcH68Aa4xeiLDA&esq=5&page=5&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:74&biw=1259&bih=587

Atividade 3: “Pólo Aquático na Escola”.

Professor, realize uma breve explanação sobre o jogo, abordando as suas principais regras, a organização das equipes na piscina, as posições dos jogadores. Divida a turma em quatro grupos mistos com o mesmo número de alunos em cada grupo, esses grupos jogarão entre si partidas com quatro minutos de duração. Os alunos participarão de jogos de pólo aquático utilizando as regras oficiais do esporte. Posicione uma trave em dois lados da piscina, de maneira que uma trave fique do lado oposto a outra, essas traves serão as metas para onde os arremessos devem ser direcionados. Vence a partida a equipe que fizer mais gols.  

Peça aos seus alunos que observe no jogo de water pólo semelhanças com as demais modalidades esportivas coletivas desenvolvidas em terra, de que forma eles poderão utilizar os conhecimentos aprendidos nas outras modalidades para melhorar o seu desempenho no jogo de water pólo.   Os alunos deverão refletir sobre qual a melhor forma de realizar o deslocamento na água durante o jogo de water pólo.      

Dica: Permita que o goleiro use um flutuador na cintura, isso facilitará o momento em que ele for realizar as defesas.   

Dica: Permita que todos os alunos que estiverem cansados durante o jogo, segurem na borda da piscina, até restabelecerem sua condição física para continuarem no jogo.

Recursos Complementares
Avaliação

Promova um debate com os seus alunos abordando os seguintes temas:

Quais as principais regras do jogo de pólo aquático?

Como foi a experiência de nadar o estilo crawl de forma diferente durante a aula?

Quais foram as principais dificuldades encontradas no momento de nadar e conduzir a bola ao mesmo tempo?  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.