Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ELEIÇÕES: OS CANDIDATOS À PRESIDENTE DA REPÚBLICA

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos, Charlene Soares

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Reconhecer os nomes e as imagens dos candidatos à presidente da república, através de materiais impressos e vídeos ·         Sistematizar informações com outros elementos que identificam os candidatos: partidos e números dos candidatos ·         Conhecer os pré-requisitos para a candidatura.

Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para alcançar os objetivos propostos para esta aula, consideramos necessário que as pessoas envolvidas estejam vivenciando um período de eleição para presidente da república.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor, na roda de conversas, pode suscitar o estudo a partir da narrativa de um episódio relacionado à campanha eleitoral, como: a exibição de um programa na TV, a participação em um comício etc. Em seguida, o professor deve perguntar às crianças: - Quem conhece o atual presidente do Brasil? - Quais os candidatos à sucessão do atual presidente? - Quando vai ocorrer a eleição à presidência do Brasil? - Qualquer pessoa pode se candidatar à presidência? Com base nos conhecimentos prévios da turma, o professor deve organizar e encaminhar uma pesquisa de materiais para ser realizada juntamente com os responsáveis, contemplando aspectos como: nomes dos candidatos à presidência da república, seus partidos políticos e números de identificação. É papel do professor também desenvolver sua pesquisa para garantir o desenvolvimento da pesquisa.

 2° Momento: O material trazido pelas crianças deverá ser recolhido e conhecido previamente pelo professor. Posteriormente, na roda, o professor deverá fazer uma leitura do material impresso e sistematizar coletivamente as informações trazidas de casa em um painel que deverá ficar fixado na parede. Lembrar que as informações devem responder às questões postas pelo/para o grupo.

3° Momento: O professor poderá também trazer vídeos para serem apreciados pelas crianças. Este material em vídeo deverá seguir as mesmas regras do material impresso: ser conhecido previamente pelo professor, selecionado e, posteriormente, ser levado para ser apreciado pelas crianças. A intenção da exploração preliminar é selecionar as informações necessárias à pesquisa, de acordo com as características, necessidades e os interesses do grupo. Após a exibição do(s) vídeo(s), a turma, organizada em círculo, deverá fazer uma apreciação do que foi visto. Caso o grupo considere pertinente, novas informações poderão ser acrescentadas no painel.

4° Momento: Ao final, a turma pode registrar individualmente suas experiências vivenciadas, através do desenho e da escrita alfabética espontânea. Depois, na roda, socializa com o grupo e o professor pode montar um painel coletivo com as produções das crianças.

  

Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem reconhecer os nomes, números, partidos e as imagens dos candidatos à presidência da república, através de materiais impressos e vídeos; se conseguem sistematizar as informações em suas produções e se conseguem nomear alguns pré-requisitos para a candidatura à presidência da república.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.