01/10/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos, Charlene Soares
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
· Reconhecer os nomes e as imagens dos candidatos à presidente da república, através de materiais impressos e vídeos · Sistematizar informações com outros elementos que identificam os candidatos: partidos e números dos candidatos · Conhecer os pré-requisitos para a candidatura.
Para alcançar os objetivos propostos para esta aula, consideramos necessário que as pessoas envolvidas estejam vivenciando um período de eleição para presidente da república.
1° Momento: O professor, na roda de conversas, pode suscitar o estudo a partir da narrativa de um episódio relacionado à campanha eleitoral, como: a exibição de um programa na TV, a participação em um comício etc. Em seguida, o professor deve perguntar às crianças: - Quem conhece o atual presidente do Brasil? - Quais os candidatos à sucessão do atual presidente? - Quando vai ocorrer a eleição à presidência do Brasil? - Qualquer pessoa pode se candidatar à presidência? Com base nos conhecimentos prévios da turma, o professor deve organizar e encaminhar uma pesquisa de materiais para ser realizada juntamente com os responsáveis, contemplando aspectos como: nomes dos candidatos à presidência da república, seus partidos políticos e números de identificação. É papel do professor também desenvolver sua pesquisa para garantir o desenvolvimento da pesquisa.
2° Momento: O material trazido pelas crianças deverá ser recolhido e conhecido previamente pelo professor. Posteriormente, na roda, o professor deverá fazer uma leitura do material impresso e sistematizar coletivamente as informações trazidas de casa em um painel que deverá ficar fixado na parede. Lembrar que as informações devem responder às questões postas pelo/para o grupo.
3° Momento: O professor poderá também trazer vídeos para serem apreciados pelas crianças. Este material em vídeo deverá seguir as mesmas regras do material impresso: ser conhecido previamente pelo professor, selecionado e, posteriormente, ser levado para ser apreciado pelas crianças. A intenção da exploração preliminar é selecionar as informações necessárias à pesquisa, de acordo com as características, necessidades e os interesses do grupo. Após a exibição do(s) vídeo(s), a turma, organizada em círculo, deverá fazer uma apreciação do que foi visto. Caso o grupo considere pertinente, novas informações poderão ser acrescentadas no painel.
4° Momento: Ao final, a turma pode registrar individualmente suas experiências vivenciadas, através do desenho e da escrita alfabética espontânea. Depois, na roda, socializa com o grupo e o professor pode montar um painel coletivo com as produções das crianças.
Sugestão de site para consulta:
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem reconhecer os nomes, números, partidos e as imagens dos candidatos à presidência da república, através de materiais impressos e vídeos; se conseguem sistematizar as informações em suas produções e se conseguem nomear alguns pré-requisitos para a candidatura à presidência da república.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!