19/10/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
· Realizar atividades seguindo instruções escritas.
· Ler e elaborar regulamentos e normas.
· Reconhecer e usar as fases ou etapas da injunção em um texto ou sequência injuntiva.
· Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de estruturação de enunciados injuntivos.
- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
- Dominar as capacidades básicas da leitura.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- produção de texto;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1- O professor iniciará a aula com um jogo de instruções. A ideia é escrever em cartazes ou fichas diferentes instruções para os alunos. A turma poderá ser dividida em grupos e para cada equipe o alfabetizador determinaria uma instrução a ser executada por eles. Sugerimos que o jogo funcione da seguinte forma:
Grupo 1: Organize as carteiras da sala de aula |
Grupo 2: Recolha os cadernos de todos os alunos |
Grupo 3: Distribua lápis coloridos para cada grupo |
Grupo 4: Mantenha a sala limpa |
OBS.: Essas são sugestões dadas para o professor, mas os comandos podem variar, desde que mantenham-se os verbos no modo imperativo e que as frases refiram-se a ações a serem executadas, assim serão mantidas as características principais do texto instrucional.
2- O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das imagens abaixo, solicitando que escrevam uma frase que corresponda à mensagem transmitida por ela.
· Grupo 1:
Fonte: www.apesp.org.br
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· Grupo 2
Fonte: www.fotosdahora.com.br
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· Grupo 3
Fonte: http://br.fotolia.com/id/12592464
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1- O professor socializa as produções dos grupos enfatizando a necessidade do uso dos verbos no imperativo e do texto curto para que o gênero cumpra sua função social.
2ª atividade:
1- O professor apresenta o texto abaixo, solicitando a leitura do mesmo.
OBS.: Como a maioria dos nossos alunos da Educação de Jovens Adultos são oriundos da classe popular, muitos podem não morar em condomínios, sendo assim é pertinente explicar para os alunos o que seria um condomínio, explicitando que há diversos condomínios (prédios, casas, chácaras, sítios, etc.). Sugerimos o texto abaixo, mas o professor poderá utilizar outros regulamentos. Caso utilize a nossa sugestão, salientamos que seja interessante o professor explicar determinados termos que estão contidos nos artigos.
TEXTO 1
Modelo de Regulamento Interno de Condomínio
Este regulamento integra para todos os fins os contratos de locação das unidades do Edifício (nome), fazendo regra para todos os moradores.
Art. 1º - Os apartamentos do Edifício (nome) possuem destinação exclusivamente residencial e familiar, sendo expressamente vedada sua utilização com fins comerciais e para realização de eventos de qualquer natureza que venham perturbar a tranquilidade dos demais moradores.
Art. 2º - É proibido o depósito ou a guarda de materiais explosivos, inflamáveis ou quais outros que representem risco aos moradores, em qualquer dependência do Edifício. Art. 3º - Os moradores deverão zelar pelo silêncio a partir das 22 horas até às 7 horas, sendo proibido falar em tom elevado, cantar, assobiar e utilizar instrumentos ou maquinários ruidosos de modo a perturbar o sossego dos moradores.
Art. 4º - É proibido:
a) bater tapetes, estender roupas, regar plantas, fazer despejos de lixo ou qualquer detrito em janela, parapeito ou lugares visíveis do logradouro público ou sobre as áreas do Edifício e nos passeios;
b) ter no apartamento animais domésticos, aves ou outros do gênero;
c) o estacionamento de pessoas estranhas ou empregados domésticos nos vestíbulos, corredores, escadas, portas e passeios do Edifício, devendo os empregados e fornecedores utilizarem unicamente a entrada de serviço e o elevador correspondente;
d) colocar cartazes, anúncios, letreiros, ou tabuletas em janelas, portas, paredes ou na fachada do Edifício ou em qualquer lugar visível do exterior do apartamento.
Art. 5º - O Edifício terá os portões abertos às 7 horas e fechados às 22 horas. (localidade), (dia) de (mês) de (ano). (assinatura) (nome do responsável) (cargo)
Fonte: http://www.tudobox.com/351/modelo_de_regulamento_interno_de_condominio.html
2- Após a leitura do texto o professor propõe a discussão a partir das questões:
· Para que serve esse texto?
· Para quem esse texto é dirigido? Quem é o leitor principal?
· O texto foi produzido por quem?
· Como o texto está organizado?
· Você saberia dizer o que são artigos?
· Onde esse texto irá circular?
· Você concorda com as normas expostas no texto?
· Você as cumpriria?
· Existe alguma norma que você mudaria?
· Você acha que essas normas serão importantes para a convivência social dos que moram nesse condomínio?
· Que proibições são explicitadas no texto? Você concorda com essas proibições?
· Em que outras situações você já encontrou um texto semelhante a esse?
3- Em seguida, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
TEXTO 2
Direitos dos Alunos .
Os mesmos princípios que conferem estes direitos a cada Aluno estendem-se aos colegas e demais membros da Comunidade Educativa, gerando NORMAS DE CONVIVÊNCIA que têm por objetivo o respeito dos direitos mútuos, de modo que a liberdade de cada um não termine onde começa a do outro, mas cresça no diálogo das diferenças, através da superação das atitudes individualistas.
Destacamos algumas dessas Normas: Das Normas de Convivência
Fonte: http://www.csvp.g12.br/quem_somos/como_vivemos/esp_vivemos.htm (Adaptação)
4- Ao final da leitura do texto o professor poderá realizar perguntas similares as que foram feitas no texto 1:
· Você concorda com as normas expostas no texto?
· Você as cumpriria?
· Existe alguma norma que você mudaria?
· Que proibições são explicitadas no texto? Você concorda com essas proibições?
· Existe alguma norma que não foi contemplada nesse texto que você gostaria de acrescentar?
· Você acredita que a convivência em sala de aula melhoraria após a convenção de um regulamento?
3ª atividade:
1- O professor organiza a turma em grupos para que realizem as atividades, seguindo as orientações abaixo:
1º grupo: Imaginem que vocês criaram um Clube de Leitura na sala de aula. Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse clube.
2º grupo: Imaginem que vocês criaram um time de futebol na escola. Elaborem o regulamento para esse time.
3º grupo: Imaginem que vocês criaram um time de vôlei na escola. Elaborem o regulamento para esse time. 4º grupo: Imaginem que vocês criaram um Clube de Jogos Pedagógicos na escola. Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse clube.
5º grupo: Imaginem que vocês criaram um Conselho de Classe na sua sala de aula. Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse conselho.
2- O professor socializa as produções dos alunos, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala de aula.
O REGULAMENTO Definição: texto normativo que integra um conjunto de regras, normas e preceitos. Destina-se a reger o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade. TIPOS DE REGULAMENTO: o GERAIS – regem a vida e atividade associativa ou de instituições (exemplo: o Regulamento Interno da Escola); o PARCIAIS – regulam setores particulares. ESTRUTURA – a sua elaboração depende do tipo de regulamento e dos objetivos que presidem à sua execução. Um regulamento geral deverá ser constituído por um preâmbulo, normas gerais, competências, direitos, sanções e disposições finais. Um regulamento parcial é normalmente constituído apenas por uma série de normas a cumprir. DISCURSO A UTILIZAR: o registro de língua corrente, para que possa ser entendido por todos e não dê lugar a ambiguidades ou dúvidas; o predomínio da utilização de verbos no imperativo. o uso da terceira pessoa; o frases de tipo declarativo; o uso de substantivos abstratos para referir atitudes e comportamentos; o utilização de títulos e subtítulos, principalmente no caso dos regulamentos gerais; o recurso a numerais ordinais e cardinais. CUIDADOS A TER NA ELABORAÇÃO DE UM REGULAMENTO EFICAZ: o discussão e aprovação das normas por todos os membros do grupo, de modo a facilitar a sua aplicação; o enunciar os direitos e deveres dos vários elementos do grupo; o obviar a omissão, prevendo o maior número possível de situações; o objetividade e clareza na redação das regras, para que não se dê abertura a interpretações dúbias; o redigir um parágrafo correspondentes a cada regra, distinguindo assim as ideias; o enunciar as regras partindo do geral para o particular; o cuidar a apresentação; o numerar os parágrafos .
Fonte: http://linguatuga.home.sapo.pt/regl.pdf (Adaptação)
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá avaliar os alunos durante as produções textuais, verificando se os mesmos compreenderam como devem ser escritos textos instrucionais, atentando-se para o modo imperativo do verbo, frases curtas e objetivas, clareza no texto, entre outras. O regulamento produzido em sala de aula não deverá ser esquecido. Em todas as aulas ele deverá ser lembrado quando necessário ou quando alguma norma ou regra for quebrada, salientando sempre a função desse texto.
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