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Normas e regulamentos do cotidiano: suas características textuais

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Realizar atividades seguindo instruções escritas.

·         Ler e elaborar regulamentos e normas.

·         Reconhecer e usar as fases ou etapas da injunção em um texto ou sequência injuntiva.

·         Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de estruturação de enunciados injuntivos.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

- Dominar as capacidades básicas da leitura.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- produção de texto;       

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1-      O professor iniciará a aula com um jogo de instruções. A ideia é escrever em cartazes ou fichas diferentes instruções para os alunos. A turma poderá ser dividida em grupos e para cada equipe o alfabetizador determinaria uma instrução a ser executada por eles. Sugerimos que o jogo funcione da seguinte forma:   

Grupo 1: Organize as carteiras da sala de aula

Grupo 2: Recolha os cadernos de todos os alunos

Grupo 3: Distribua lápis coloridos para cada grupo

  

Grupo 4: Mantenha a sala limpa

  

OBS.: Essas são sugestões dadas para o professor, mas os comandos podem variar, desde que mantenham-se os verbos no modo imperativo e que as frases refiram-se a ações a serem executadas, assim serão mantidas as características principais do texto instrucional.   

2-       O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das imagens abaixo, solicitando que escrevam uma frase que corresponda à mensagem transmitida por ela.     

·         Grupo 1:

Fonte: www.apesp.org.br   

·         Grupo 2

Fonte: www.fotosdahora.com.br 

·         Grupo 3

Fonte: http://br.fotolia.com/id/12592464 

1-      O professor socializa as produções dos grupos enfatizando a necessidade do uso dos verbos no imperativo e do texto curto para que o gênero cumpra sua função social.       

2ª atividade:   

1-       O professor apresenta o texto abaixo, solicitando a leitura do mesmo.     

OBS.: Como a maioria dos nossos alunos da Educação de Jovens Adultos são oriundos da classe popular, muitos podem não morar em condomínios, sendo assim é pertinente explicar para os alunos o que seria um condomínio, explicitando que há diversos condomínios (prédios, casas, chácaras, sítios, etc.). Sugerimos o texto abaixo, mas o professor poderá utilizar outros regulamentos. Caso utilize a nossa sugestão, salientamos que seja interessante o professor explicar determinados termos que estão contidos nos artigos.     

TEXTO 1   

Modelo de Regulamento Interno de Condomínio   

Este regulamento integra para todos os fins os contratos de locação das unidades do Edifício (nome), fazendo regra para todos os moradores.

Art. 1º - Os apartamentos do Edifício (nome) possuem destinação exclusivamente residencial e familiar, sendo expressamente vedada sua utilização com fins comerciais e para realização de eventos de qualquer natureza que venham perturbar a tranquilidade dos demais moradores.

Art. 2º - É proibido o depósito ou a guarda de materiais explosivos, inflamáveis ou quais outros que representem risco aos moradores, em qualquer dependência do Edifício. Art. 3º - Os moradores deverão zelar pelo silêncio a partir das 22 horas até às 7 horas, sendo proibido falar em tom elevado, cantar, assobiar e utilizar instrumentos ou maquinários ruidosos de modo a perturbar o sossego dos moradores.

Art. 4º - É proibido:

a) bater tapetes, estender roupas, regar plantas, fazer despejos de lixo ou qualquer detrito em janela, parapeito ou lugares visíveis do logradouro público ou sobre as áreas do Edifício e nos passeios;

b) ter no apartamento animais domésticos, aves ou outros do gênero;

c) o estacionamento de pessoas estranhas ou empregados domésticos nos vestíbulos, corredores, escadas, portas e passeios do Edifício, devendo os empregados e fornecedores utilizarem unicamente a entrada de serviço e o elevador correspondente;

d) colocar cartazes, anúncios, letreiros, ou tabuletas em janelas, portas, paredes ou na fachada do Edifício ou em qualquer lugar visível do exterior do apartamento.

Art. 5º - O Edifício terá os portões abertos às 7 horas e fechados às 22 horas. (localidade), (dia) de (mês) de (ano). (assinatura) (nome do responsável) (cargo)

Fonte: http://www.tudobox.com/351/modelo_de_regulamento_interno_de_condominio.html  

2-      Após a leitura do texto o professor propõe a discussão a partir das questões:

·         Para que serve esse texto?

·         Para quem esse texto é dirigido? Quem é o leitor principal?

·         O texto foi produzido por quem?

·         Como o texto está organizado?

·         Você saberia dizer o que são artigos?

·         Onde esse texto irá circular?

·         Você concorda com as normas expostas no texto?

·         Você as cumpriria?

·         Existe alguma norma que você mudaria?

·         Você acha que essas normas serão importantes para a convivência social dos que moram nesse condomínio?

·         Que proibições são explicitadas no texto? Você concorda com essas proibições?

·         Em que outras situações você já encontrou um texto semelhante a esse?     

3-      Em seguida, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.     

TEXTO 2

Direitos dos Alunos .

  • Serem respeitados como pessoas humanas, seja qual for sua idade, gênero, religião ou condição social; 
  • Serem orientados por Educadores competentes e idôneos, no sentido de se formarem como pessoas nos termos do Projeto Pedagógico do Colégio;
  • Usufruírem dos benefícios materiais, pedagógicos e ambientais oferecidos pelo Colégio, em conformidade com as necessidades próprias da sua etapa de desenvolvimento, nos termos do Contrato de Prestação de Serviços assinado por eles ou por seu representante legal com o Colégio.
  • São, ainda, direitos do Aluno todos aqueles direta ou indiretamente garantidos pelo Projeto Pedagógico do Colégio, pelo seu Regimento Interno e seus Anexos.

Os mesmos princípios que conferem estes direitos a cada Aluno estendem-se aos colegas e demais membros da Comunidade Educativa, gerando NORMAS DE CONVIVÊNCIA que têm por objetivo o respeito dos direitos mútuos, de modo que a liberdade de cada um não termine onde começa a do outro, mas cresça no diálogo das diferenças, através da superação das atitudes individualistas.

Destacamos algumas dessas Normas: Das Normas de Convivência

  • Conviver em clima de respeito e diálogo com todos os elementos da comunidade educativa, independentemente de sua função;
  • Conviver no mesmo clima de respeito e diálogo com todas as pessoas, quando em atividade escolar fora do Colégio;
  • Ser pontual e assíduo no comparecimento às aulas e demais atividades promovidas pelo Colégio, em sua sede ou fora dela;
  • Trajar-se adequadamente à atividade e ao local, visando a segurança e o respeito a si mesmo e aos demais, quando não houver prescrição de uniforme, portando sempre a identificação escolar;
  • Colaborar na conservação material e ambiental do Colégio;
  • Ressarcir os prejuízos causados tanto ao Colégio como aos colegas e a outros membros da Comunidade Educativa;
  • Responsabilizar-se por objetos e valores que trouxer para o Colégio (ou para atividades escolares externas) que não sejam rigorosamente necessários às atividades pedagógicas;
  • Respeitar e acatar as orientações oriundas do Professor em aula e nas atividades extraclasse;
  • Respeitar e acatar os princípios que orientam o Projeto Pedagógico do Colégio.

Fonte: http://www.csvp.g12.br/quem_somos/como_vivemos/esp_vivemos.htm (Adaptação)   

4-      Ao final da leitura do texto o professor poderá realizar perguntas similares as que foram feitas no texto 1:

·         Você concorda com as normas expostas no texto?

·         Você as cumpriria?

·         Existe alguma norma que você mudaria?

·         Que proibições são explicitadas no texto? Você concorda com essas proibições?

·         Existe alguma norma que não foi contemplada nesse texto que você gostaria de acrescentar?

·         Você acredita que a convivência em sala de aula melhoraria após a convenção de um regulamento?         

3ª atividade:   

1-      O professor organiza a turma em grupos para que realizem as atividades, seguindo as orientações abaixo:   

1º grupo: Imaginem que vocês criaram um Clube de Leitura na sala de aula. Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse clube.   

2º grupo: Imaginem que vocês criaram um time de futebol na escola. Elaborem o regulamento para esse time.   

3º grupo: Imaginem que vocês criaram um time de vôlei na escola.  Elaborem o regulamento para esse time.   4º grupo: Imaginem que vocês criaram um Clube de Jogos Pedagógicos na escola.  Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse clube.   

5º grupo: Imaginem que vocês criaram um Conselho de Classe na sua sala de aula. Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse conselho.     

2-      O professor socializa as produções dos alunos, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala de aula. 

Recursos Complementares

O REGULAMENTO   Definição: texto normativo que integra um conjunto de regras, normas e preceitos. Destina-se a reger o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade. TIPOS DE REGULAMENTO: o GERAIS – regem a vida e atividade associativa ou de instituições (exemplo: o Regulamento Interno da Escola); o PARCIAIS – regulam setores particulares. ESTRUTURA – a sua elaboração depende do tipo de regulamento e dos objetivos que presidem à sua execução. Um regulamento geral deverá ser constituído por um preâmbulo, normas gerais, competências, direitos, sanções e disposições finais. Um regulamento parcial é normalmente constituído apenas por uma série de normas a cumprir. DISCURSO A UTILIZAR: o registro de língua corrente, para que possa ser entendido por todos e não dê lugar a ambiguidades ou dúvidas; o predomínio da utilização de verbos no imperativo. o uso da terceira pessoa; o frases de tipo declarativo; o uso de substantivos abstratos para referir atitudes e comportamentos; o utilização de títulos e subtítulos, principalmente no caso dos regulamentos gerais; o recurso a numerais ordinais e cardinais. CUIDADOS A TER NA ELABORAÇÃO DE UM REGULAMENTO EFICAZ: o discussão e aprovação das normas por todos os membros do grupo, de modo a facilitar a sua aplicação; o enunciar os direitos e deveres dos vários elementos do grupo; o obviar a omissão, prevendo o maior número possível de situações; o objetividade e clareza na redação das regras, para que não se dê abertura a interpretações dúbias; o redigir um parágrafo correspondentes a cada regra, distinguindo assim as ideias; o enunciar as regras partindo do geral para o particular; o cuidar a apresentação; o numerar os parágrafos .  

Fonte: http://linguatuga.home.sapo.pt/regl.pdf (Adaptação) 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá avaliar os alunos durante as produções textuais, verificando se os mesmos compreenderam como devem ser escritos textos instrucionais, atentando-se para o modo imperativo do verbo, frases curtas e objetivas, clareza no texto, entre outras. O regulamento produzido em sala de aula não deverá ser esquecido. Em todas as aulas ele deverá ser lembrado quando necessário ou quando alguma norma ou regra for quebrada, salientando sempre a função desse texto.    

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