13/10/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Os alunos deverão entender conhecer o reino das plantas e suas principais características.
Estratégias e recursos para a aula:
*O professor 15 dias antes de iniciar essa temática poderá juntamente com seus alunos plantar sementes de milho e feijão. Para ser utilizado posteriormente na aula sobre as partes das plantas. Os alunos poderão acompanhar toda a atividade.
*Dica: professor para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos organize visitas ao Jardim Botânico, bosque, parque ou praça de sua cidade.
Atividade 1: Tempestade de Ideias
O professo fará a utilização da metodologia “Tempestade de Ideias” (utilizada na aula intitulada As interações entre os seres vivos).
Dica:
Inicialmente o professor se dirige a lousa e escreve a palavra-chave “planta”. Em seguida pede para que os alunos escrevam também na lousa palavras ou expressões que associem a palavra-chave. Para finalizar o professor abre um espaço para discussão trazendo todas as palavras que foram escritas pelos alunos. Essa metodologia é uma ótima maneira do professor propiciar que os alunos interajam trazendo informações que já conhecem. Além disso, possibilita que alguns conceitos, se necessário, sejam (re) formulados.
*Sugestão: o professor deverá ficar atento para trabalhar com as informações que os alunos trouxeram durante o desenvolvimento do conteúdo.
Atividade 2
Em uma bancada ou mesa o professor deverá organizar diferentes tipos de folhas, caules, e as plântulas de feijão e milho (anteriormente cultivadas pelos alunos). Propicie um momento para que os alunos tenham contato com o material. Dica: professor procure trazer variedade de formatos, cores e tamanhos. *Sugestão: o professor poderá solicitar aos alunos que façam suas observações e preencham o modelo de quadro abaixo. Indicando o nome da planta, a qual a parte exposta na bancada pertence e suas características.
|
AMOSTRA 1 |
AMOSTRA 2 |
AMOSTRA 3 |
AMOSTRA 4 |
RAIZ |
|
|
|
|
CAULE |
|
|
|
|
FOLHA |
|
|
|
|
Dica: professor durante a observação procure fazer com que os alunos comparem as folhas, caules e raízes. Apontando suas semelhanças e diferenças.
Atividade 3
O professor poderá convidar seus alunos para participarem de um lanche, onde deverão identificar as partes das plantas que são utilizadas na alimentação.
*Dica: ficará a critério do professor se será apenas uma exposição dos alimentos, ou se os alunos poderão degustar.
*Sugestão de alimentos:
Atividade 4
O professor poderá trabalhar com os alunos um texto sobre alimentação orgânica. Pedindo para que depois eles façam pesquisas em supermercados e feiras. Tentando identificar se está havendo aceitação da população.
*Sugestão de texto: http://www.institutoaqualung.com.br/info_ali44.html
Atividade 5
O professor poderá propor uma atividade aos alunos que envolvam os conhecimentos prévios e os construídos nas aulas anteriores sobre as plantas. Entregue uma folha para redação com o enunciado abaixo:
Você e as plantas Imagine que você foi passar as férias em uma ilha deserta com um grupo de amigos e que em um dos passeios você se perdeu. E agora o que vai fazer para comer, vestir, proteger da chuva e dormir? Use o que aprendeu nas aulas sobre as plantas e sua criatividade para escrever um texto contando o que você faria.
Você e as plantas Imagine que você foi passar as férias em uma ilha deserta com um grupo de amigos e que em um dos passeios você se perdeu. E agora o que vai fazer para comer, vestir, proteger da chuva e dormir? Use o que aprendeu nas aulas sobre as plantas e sua criatividade para escrever um texto contando o que você faria.
*Sugestão: o professor poderá levar fotos, recortes de revistas, vídeos de ilhas para estimular a criatividade dos alunos.
Sugestões de para trabalho interdisciplinar:
Língua Portuguesa – o professor poderá orientar na construção dos textos, e também trabalhar com a interpretação de textos referentes à temática.
Artes – o professor poderá propor uma mostra de objetos e utensílios feitos a partir de partes de plantas.
Geografia – o professor poderá trabalhar os biomas brasileiros, caracterizando as particularidades da fauna de cada região.
http://www.universitario.com.br/celo/index2.html
Plantas: nossa sobrevivência depende delas:
Curiosidade: Plantas carnívoras
A avaliação poderá acontecer em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. O professor também poderá avaliar o material entregue referente às atividades.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2013
Cinco estrelasMuito criativa e integradora!
03/05/2012
Quatro estrelasmuito interessante a sugestão desta. Vou adaptar em minha Escola. Trabalho com a Pedagogia da Alternância em uma Casa Familiar Rural na Transamazônica- Pará. Grande abraço, Delídio Sanches
23/08/2011
Cinco estrelasotimo
14/11/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula inclusive acrescentaria a ela uma cuminâcia com degustação de frutas, raízes, folhas e csaules comestíveis
25/10/2010
Três estrelasGostei muito da abordagem e as aulas são interessantes e criativas.