Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando Histórias em Quadrinhos

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Recontar textos narrativos.
  • Perceber lacunas e/ou incoerências ao ouvir a narração de fatos, experiências,ou reconto de textos narrativos.
  • Dramatizar situações reais ou imaginadas.
  • Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
  • Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
  • Utilizar a noção de frase (enunciação com sentido completo) para orientar a pontuação na escrita de textos.
  • Observar os sinais de pontuação nos textos.
  • Dramatizar textos de histórias em quadrinhos
  • Ler o gênero histórias em quadrinhos.
  • Compreender a forma composicional e estilo da história em quadrinhos.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Domínio das noções básicas de leitura e escrita.  

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- dramatização;   

- trabalho em duplas.      

 Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta a história em quadrinhos abaixo utilizando a estratégia da protocolada (pausada), com a qual os alunos poderão levantar  hipóteses e antecipações em relação ao que vai acontecer na história. A cada parte apresentada, solicitar que o aluno leia e observe bem as imagens.   

OBS:  Sugerimos que o professor utilize retroprojetor ou data show, exibindo, desta forma, um quadrinho de cada vez.

Onde se passa a história?

O que os personagens estão fazendo?

O que um personagem perguntou para o outro?

O que você acha que vai acontecer nesse casamento?

O que vai acontecer no próximo quadrinho?

Aconteceu o que você previa?

Qual será a reação do personagem ao saber que o noivo está no cemitério e a noiva no hospital?

O que você acha que aconteceu com a noiva e com o noivo?

O que você acha que vai acontecer agora?

Por que o noivo está no cemitério e a noiva no hospital?

Aconteceu o que você imaginava?

O que você acha que vai acontecer?

Como vão reagir as pessoas que estão no bar?  

Fonte: www.tirinhasdoze.com (Adaptação) 

Aconteceu o que você imaginava?   

1)      Após a leitura o professor propõe a discussão a partir das questões que envolvem as características do gênero HQ:

·         Qual o formato da letra utilizado nas histórias em quadrinhos?

·         Os diálogos dos personagens aparecem aonde?

·         O que significa a expressão HAUAKAUHAUKAU presente no último quadrinho?   

OBS: Sugerimos que nesta ocasião o professor exponha as características, linguagem e forma composicional do gênero, além dos espaços onde circulam esses textos. Para maiores informações consultar os recursos educacionais.   

2ª atividade:   

1)      O professor apresenta a tirinha abaixo propondo a leitura da mesma.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Quadrinhos/0,,MUL1565964-9662,00-MUNDINHO+ANIMAL.html (Adaptação)      

1)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

O que aconteceu no primeiro quadrinho?

E no último quadrinho, o que o personagem disse para o outro?

No segundo quadrinho, algo aconteceu para que o personagem se frustrasse.

O que você acha que aconteceu?

O balão do segundo quadrinho está em branco. Escreva no balão o que você acha que a máquina falou.   

OBS.: O professor poderá consultar na fonte a história na íntegra e mostrar para os alunos.   

3ª atividade:   

1)      O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.   

OBS: Na terceira atividade, propomos que o professor continue o trabalho com a percepção de lacunas na narrativa. No entanto, propomos um texto maior, com um maior número de balões. As legendas (ver recursos educacionais) deverão ser um elemento importante para auxiliar os alunos no momento da produção.

Fonte: http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/13/imagens/quadrinhos1_40.jpg     (Adaptação)         

 1)      Após a leitura, o professor questiona:

·         Foi possível entender a mensagem do texto? Por quê?   

·         Ler a primeira legenda e indagar: O que você acha que o mestre Pini irá perguntar ao pedreiro Alinésio?   

·         Ler a segunda legenda e perguntar: O que Alinésio lembrou? Essa informação fará com que o mestre Pini entenda o que está se passando com o pedreiro?

·         Ler a terceira legenda. Questionar os alunos se a última legenda auxiliará no preenchimento das lacunas deste texto.   

2)      O professor organiza a turma em duplas para que preencham, a partir das discussões anteriores, os quadrinhos em branco.   

3)      O professor socializa as produções da turma e apresenta a história completa para que comparem as ideias  das duplas com as do autor.   

 

Fonte: http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/13/imagens/quadrinhos1_40.jpg  

4ª atividade 

1)      O professor apresenta a história abaixo solicitando a leitura da mesma.

Fonte: http://clubedamafalda.blogspot.com/2006_10_01_archive.html  (Adaptação)   

 1)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

·         Por que Mafalda está utilizando esses acessórios (chapéu, espada e velotrol)?

·         O que Mafalda tentou fazer?

·         Ela conseguiu fazer o que pretendia?

·         O que aconteceu?

2)      Em seguida, o professor organiza a turma em duplas e solicita que produzam toda a narrativa a partir a observação dos quadrinhos. Nesse momento é importante chamar a atenção dos alunos para a necessidade da presença do narrador e do recurso dos discursos diretos ou indiretos.

OBS: Neste caso, eles não irão completar as lacunas da narrativa nem preencher balões. Os alunos deverão escrever um texto verbal narrando o que aconteceu com a personagem Mafalda a partir análise das ações seqüenciadas.   

3)      O professor socializa as produções do grupos e faz os comentários necessários.       

5ª atividade:   

1-      O  professor divide  a turma em grupos,  propondo que cada um escolha uma das  histórias em quadrinhos trabalhadas na aula ou qualquer outra que conheçam.

 2-      Após a escolha, o grupo deve preparar a dramatização da história que será apresentada para toda a turma.

3-      O professor propõe a realização das dramatizações e faz os comentários necessários.

Recursos Complementares

Por que usar HQ em sala de aula?

Por associar linguagem verbal e não- verbal para a construção do sentido, as HQs tornam-se acessíveis não só aos adultos com baixo grau de letramento, mas também a crianças em fase de aquisição de escrita, que podem  apoiar-se nos desenhos para produzir sentido. Além disso, é um gênero de ampla circulação social. Definindo o gênero HQ Gênero textual composto de quadros que geralmente associam a linguagem verbal e a visual (icônica).  É preciso ensinar os alunos a lerem a HQ associando as duas linguagens. Uma história em quadrinhos é uma narrativa que envolve fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos se organizam em sequência, numa relação de causa e efeito. A linguagem realiza-se no meio escrito, mas busca reproduzir a fala nos balões, com a presença de interjeições, reduções vocabulares, etc.

A Linguagem verbal das HQ

•         Balões.

•         Legendas.

•         Onomatopéias

•         Interjeições.

Balão

•         Contém texto ou imagens.

•         No balão, usa-se letra de forma, maiúscula, desenhada a mão.

Tempo e Lugar

•         Tempo e lugar, geralmente, são indicados pela própria imagem.  

Legenda

•         Texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história ou com a ligação entre um quadrinho e outro. A legenda pode, ainda, trazer informações sobre tempo e espaço.

Onomatopéias e interjeições

•         Onomatopéias: representam graficamente os ruídos de objetos e seres. Elas acrescentam sonoridade às imagens. Nas Hqs, as onomatopéias, as imagens e o texto que aparece nos balões constroem o sentido do texto.

•         Interjeições: têm o papel de expressar emoções, dor, animação,  chamamento, etc.

Fonte: MENDONÇA,  Márcia R.Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In:DIONÍSIO, A. P. et al (org.) Gêneros textuais e ensino.4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 205.    

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Os alunos precisam reconhecer, a partir desta aula, elementos característicos das histórias em quadrinhos, como os balões, a letra de fôrma maiúscula, as legendas, as onomatopéias e interjeições. Além disso, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com o texto narrativo dentro de um gênero textual de linguagem simples e fácil compreensão.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elaine Casteluber, EEFLAVIO DOS SANTOS , Minas Gerais - disse:
    elaine_csteluber@hotmail.com

    23/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Apreesenta uma variedade de exemplos. Boa oportunidade para trabalhar a linguagem multimodal e a divulgação de diferentes temas . È uma forma interdisciplinar de trabalhar a linguagem. O professor pode aproveitar o gênero e pedir aos alunos que escolham um tema e a partir dele elaborem historias em quadrinhos para divulgar suas informações de forma mais lúdica.


  • Allan Maykson, E.M.E.F Prefeito Roberto Calmon. , Espírito Santo - disse:
    allan.maykson@hotmail.com

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    Prezada Ana Paula, Venho a lhe prestigiar pelo brilhante trabalho. Estava em busca de algumas sugestões para o que eu estava pretendendo trabalhar, e esse teu plano alimentou as minhas expectativas. Estou impressionado em como tudo está completo e estou compartilhando isso com meus colegas de trabalho. Quero agradecer muito por disponibilizar esse material que, por certo, será um recurso de sucesso para nossa escola. Desejo tudo de bom e muita criatividade. Com os melhores cumprimentos. Allan.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.