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"Relationships"

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adquirir vocabulário sobre relacionamentos amorosos.

Saber como se comunicar em situações de encontros e rompimentos de relacionamentos.

Ler e entender o uso do gênero carta, sendo esta, embasada no tema da aula.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que você discuta informalmente, com os alunos, sobre características de relações amorosas /namoros / noivados / casamentos. A partir dessa discussão, vá criando uma lista de vocabulário que eles encontrarão no material a ser usado ao longo da sequência.

Estratégias e recursos da aula

Inicie esta sequência motivando os alunos com o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=P7vJlImsyB8 

Figura 1. Imagem do recurso.

Este vídeo, com 3:39 minutos de duração, é uma música do cantor Ne-Yo, sobre um relacionamento terminando.

Passe o vídeo aos alunos no mínimo duas vezes. Em seguida, distribua o seguinte handout aos alunos:

Figura 2: Imagem do recurso.

Fonte: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/relationship-video-activity  

Acesso em 17/09/10. 

Mostre o vídeo aos alunos mais uma vez e peça-os que completem o exercício oferecido no handout acima. Corrija-o com os alunos oralmente. Eles devem usar a Língua Inglesa o máximo possível.

Logo após corrigir as perguntas oralmente, questione os alunos:

Have you ever broken up with someone? How was it?

Deixe que os alunos respondam livremente sobre o assunto abordado na pergunta. Esclareça que se quiserem dar detalhes sobre as sensações vividas durante a situação poderão fazê-lo, mas, caso se sintam constrangidos não serão obrigados a responder.

Aula 1

Inicie esta aula questionando:

What is a blind date for you?

What is a double date?

Peça-os que pesquisem essas expressões em dicionários. Se houver acesso a internet, visite a sugestão dada em Recursos Complementares.

Com o intuito de aumentar o vocabulário dos alunos sobre relationships, distribua o seguinte exercício para os mesmos: http://www.learning-with-ease.net/LangofLoveMatch.pdf 

Figura 3: Imagem do recurso.

Acesso em 17/09/10

No primeiro momento, os alunos podem ter dúvidas para completar o exercício. Por isso, peça-os que pesquisem em grupos (3 a 4 componentes) as expressões apresentadas.

Sugestão: Se preferir, faça o exercício em conjunto com os alunos. Dê exemplos mais significativos com as expressões presentes. Peça aos alunos para anotar as respostas, bem como os exemplos dados.

Logo após, mostre os seguintes diálogos para os alunos. Eles poderão ser impressos e distribuídos, copiados na lousa ou reproduzidos em cartolinas/papel craft. As palavras em negrito são as mesmas do exercício sobre vocabulário. Dessa forma, realce-as e deixe que os alunos consultem seus significados.

Diálogo 1

To break up (broke up) - Blind date - Double date - To go dutch

- Hi Meg, how’s it going?

- Pretty good and you?

- Great. So, how’s your love life?

- Not so hot, why?

- Because I know a great guy. He’s Mike’s friend and he just________________ with his girlfriend. I want to arrange a date forthe two of you.

- Do you mean a _________________? I don’t know him.

- Don’t worry. How about we go on a ________________? I’ll invite Mike.

- Sure, that sounds like fun, but please tell him that I want________________. I’d rather pay for myself since I don’t even know him.Okay, it’s a date.

Diálogo 2

To get engaged - An affair -To flirt (flirting) - Going out with

Jun:Hey, did you hear about Mary?

Emi: No, do tell.

Jun: She left Marvin. The marriage is over.

Emi: No, why?

Jun: He had ________________ with her best friend Gina.

Emi: Really? Well, I think Mary’s okay now because I saw her________________ with Jim at a party.

Jun: You’re kidding? Who told you?

Emi: You don’t know him, my friend Jack.

Jun: Jack Turner?

Emi: Yeah, do you know him?

Jun: Sure.

Emi: So, you know that he’s ___________________ to get married to Noriko.

Jun: That’s impossible. He’s _________________me.

Emi: Oh, oh. Hey….nice weather.

Fonte: http://www.learning-with-ease.net/ClozeLangofLove.pdf  Acesso em 17/09/10

Divida a sala em dois grupos. Incentive-os a completarem os diálogos. Corrija-os, esclarecendo qualquer dúvida sobre vocabulário. 

Aula 2

Inicie esta aula perguntando:

Have you ever written a letter?

What are the most important aspects of a letter?

How many kinds of letters are there?

Have you ever seen/written a love letter?

Depois que os alunos responderem às perguntas acima, apresente em um recurso visual a seguinte carta:

Fonte: http://adventurousscribe.i.ph/photo/d/142-1/love_letter1233610099.jpg  

Acesso em: 17/09/10

Dear T

Why did you breakup with me when I love you so much? You know I care for you so deeply and you just threw me over saying you needed to move on. I just want to know why? In fact I feel I have a right to know.

This came as such a shock. I thought that everything was going ok with our relationship and although we had been having a few disagreements we could definitely smooth them out. After all every relationship has ups and downs right? I thought that when we resolved our small differences we would build our relationship with a strong bond. I had even started dreaming of a more permanent relationship.

You shattered my dreams, my life and hopes. Now I can see you were just playing with my emotions and didn't really care about me at all. All those romantic moments and intimate times did not mean a thing to you. I was just another conquest for you. I really want you to know how much you have hurt me with your cold and unfeeling actions. I would never have hurt you like this and have given you no reason to behave like this.

Whatever the reason for your break up with me you should and could have discussed the matter instead of just dumping me without warning. I guess your true nature has emerged and I have been so wrapped up in my love for you that I just could not see the real you. Well perhaps it is better to know now than further down the road.I still feel you owe me an explanation and maybe you will have the guts to explain. 3 years is quite a long time for a relationship and I think you do owe at least some sort of explanation rather than just "well honey I think it is just time for us to move on." So please just call or write one last time and tell me why you really had to break up with me.

JC

Fonte: http://breakup-letter.com/deart.html 

Acesso em: 17/09/10

Depois que os alunos lerem a carta, pergunte: 

Is there any difference between a common letter and a break up letter? 

Eles deverão responder que não há formalidades como endereço, data, etc.

Incentive-os em grupo explorarem cartas relacionadas à términos de relacionamentos. Quais são as razões mais comuns para a existência de rompimentos?

Aula 3

Com as cartas exploradas na aula 2 em mãos, os alunos deverão em grupos (3 a 4 componentes) simularem uma situação em que há um rompimento de um relacionamento. Ao expor essa situação (uma simulação de uma briga entre casais) eles deverão logo apresentar a carta de rompimento para o restante da sala.

Recursos Complementares

Para o uso de dicionário bilíngue,acesse:

www.dictionary.com 

Para uma pesquisa sobre o que pensam homens e mulheres sobre uma relação, acesse:

http://www.happygrrls.com/features/2004relationshipsurvey.html 

Sites acessados em: 17/09/10

Avaliação

A avaliação desta aula deve ser feita usando o recurso de "exposição".

Peça aos alunos que façam uma pesquisa dentro da comunidade escolar sobre quais são os motivos que levam as pessoas a romperem os seus relacionamentos. Sugira perguntas para a pesquisa:

- Why do people end a relationship ?

- What is a good reason for breaking up with someone ?

Para cada pergunta, proponha três alterantivas de respostas para que eles façam um gráfico para exibir os resultados.

Eles deverão expor os resultados apresentando osd mais relatados possíveis motivos de rompimento.

Avalie a produção e criatividade dos alunos durante a exposição. Convide a comunidade escolar para visitar a exposição.

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