25/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
listar os agentes físicos e químicos que interferem no ciclo de vida dos seres vivos;
conhecer e comparar, em parceria com as aulas de matemática, a duração aproximada do ciclo de vida de alguns seres vivos.
Não são necessários.
ATIVIDADE I:
Sugere-se que esta atividade seja desenvolvida em parceria com o professor de matemática.
Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre o ciclo de vida dos seres vivos.
Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável de um tipo de ser vivo para outro.
Veja alguns exemplos que indicam a duração média aproximada de vida de alguns animais.
Arara: 60 anos
Crocodilo: 80 anos
Cabra: 17 anos
Elefante: 100 anos
Chimpanzé: 20 anos
Leão: 20 anos
Coelho: 7 anos
Porco: 10 anos
Coruja: 27 anos
Rato: 4 anos
Peça aos alunos que respondam as questões: As imagens foram extraídas do site: http://www.google.com.br
a. Dos animais ilustrados abaixo identifique o que vive mais e qual o que vive menos?
Fonte: http://www.google.com.br (rato/imagens)
Fonte: http://www.google.com.br (elefante/imagens)
b. Qual a relação entre o ciclo de vida do chimpanzé e o do elefante? (os alunos deverão responder que o elefante vive 5 vezes mais que o chimpanzé).
c.O que os ciclo de vida da coruja, do leão, do chimpanzé, do elefante, do crocodilo e da arara têm em comum? (os alunos deverão responder que todos estes animais vivem no mínimo 20 anos).
d. Qual a relação entre o ciclo de vida de um rato e de uma arara? (os alunos deverão responder que a arara vive 15 vezes mais que o rato).
e. Observe a ilustração do animal abaixo.
Fonte: http://www.google.com.br (porco/ imagens)
Relacione o seu ciclo de vida com o ciclo de vida do leão, do elefante, do crocodilo e da arara? (os alunos deverão responder que o leão vive 2 vezes mais que o porco, que o elefante vive 10 vezes mais que o porco, que o crocodilo vive 8 vezes mais que o porco e a arara vive 6 vezes mais que o porco).
f. Construir uma tabela em ordem decrescente de duração do ciclo de vida destes animais.
ATIVIDADE II:
O ciclo de vida pode durar minutos ou centenas de anos conforme o ser vivo. Algumas bactérias podem completar seu ciclo de vida em cerca de 30 minutos. Outros seres, como as sequóias e alguns tipos de pinheiro, podem viver 4 mil anos ou mais. Proponha ao alunos pesquisarem a duração aproximada do ciclo de vida do homem.
Site sugerido: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/qualidade_de_vida_e_a_biotecnologia.html
ATIVIDADE III:
Desafie os alunos a pensarem sobre quais fatores interferem no ciclo de vida dos seres vivos. Para auxiliá-los leia este trecho:
A contaminação do solo por agrotóxicos diminui a concentração de nutrientes podendo gerar a morte de muitos animais e plantas que dependem do solo para sobreviverem.
Solicite que identifiquem neste trecho qual é o agente e como interfere no ciclo de vida dos seres vivos.
Peça para que descrevam as ações dos seguintes agentes sobre o ciclo de vida dos seres vivos:
a. detergentes, óleos e esgoto presentes nas águas dos rios, lagoas e oceanos
b. poluição do ar
c. erosão
Faça as correções e socialize as respostas dos alunos.
Sites sugeridos:
Solicite aos alunos acompanharem a decomposição de um tomate.
Peça-lhes para partirem um tomate ao meio e expor uma das metades ao ambiente e a outra ficará guardada bem fechada dentro de um saquinho na geladeira. Este é o primeiro dia de observação. As demais ocorrerão de dois em dois dias até ao final de 10 dias. Peça para que preencham o relatório de observação que deverá ser completado com a data da observação e a descrição do tomate que está exposto ao ambiente e a descrição do que está na geladeira.
Proponha para os alunos elaborarem uma conclusão para a observação.
Socialize as relatórios e avalie a atividade.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/03/2013
Cinco estrelasOtima aula!!!!!
22/05/2012
Cinco estrelaslegal me ajudou muito nos meus estudos
16/08/2011
Cinco estrelasisso sim que dá para se chamar de metodologia
18/04/2011
Quatro estrelasbom,achei muito boa,legal uma boa proff e mais ou menos isso q eu pressisava vai me ajudar muito. muito obrigada!