Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO EM DIFERENTES LINGUAGENS

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

reconhecer e descrever o corpo em diferentes produções, tais como: caricaturas, paródias, músicas, textos literários, charges, entre outros;

expressar sua visão de corpo por meio de caricaturas, paródias musicas, textos literários, charges, entre outros, a partir dos conceitos apreendidos. 

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

Professor, desenvolva esta aula em parceria com o professor de Português. Solicite que explore com os alunos os conceitos de texto literário e não literário, charges, paródias, parábolas.

Distribua os textos abaixo para os alunos e discuta com eles qual a compreensão de corpo que é veiculada por cada um deles.

Epístolas Paulinas é como são conhecidas o conjunto de cartas do apóstolo Paulo reunidas no NovoTestamento. Paulo escreveu as epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. I Coríntios é uma carta de aconselhamento. Na ocasião em que Paulo encontrava-se em Éfeso, ele ouviu falar dos problemas da congregação cristã na cidade de Corinto e, por isso, passa várias instruções sobre diversos assuntos.

Texto 1

Epístola de Paulo aos coríntios

Uma comunidade é formada por dois ou mais integrantes, porém é certo aquilatar que, independente da quantidade de membros, é imprescindível que haja unidade, pois assim como o corpo é um, mas tem muitos membros e todos esses membros na verdade formam um só corpo. (I Co: 12,12)   

Texto 2

A parábola é uma narrativa breve, dotada de um conteúdo alegórico, que tem como finalidade a transmissão de um ensinamento.

A parte mais importante do corpo

   Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse:  

   - Minhas orelhas, mãe. Ela disse:

   - Não. Muitas pessoas são surdas. Mas continue pensando sobre este assunto.

    Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar.

    Algum tempo se passou até que minha mãe me perguntou outra vez.

    Desde que fiz minha primeira tentativa, eu imaginava ter encontrado a resposta correta. Assim, desta vez eu lhe disse:

   - Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos. Ela me olhou e disse:

   - Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta porque há muitas pessoas que são cegas.

    Dei mancada outra vez. Eu continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo e minha mãe me perguntou várias vezes e sempre sua resposta era:

    - Não. Mas você está ficando mais esperta a cada ano.

    Então, um dia, meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo meu pai chorou. Eu me recordo bem porque tinha sido apenas a segunda vez que eu o via chorar. Minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus final ao vovô. Ela me perguntou:

    - Você já sabe qual a parte do corpo mais importante? Eu fiquei meio chocada por ela me fazer aquela pergunta naquele momento. Eu sempre achei que era apenas um jogo entre ela e eu. Observando que eu estava confusa ela me disse:

    - Esta pergunta é muito importante. Mostra como você viveu realmente a sua vida. Para cada parte do corpo que você citou no passado, eu lhe disse que estava errada e eu lhe dei um exemplo que justificava. Mas hoje é o dia que você necessita aprender esta importante lição. Ela me olhou de um jeito que somente uma mãe pode fazer. Eu vi lágrimas em seus olhos. Ela disse:

    - Minha querida, a parte do corpo mais importante é seu ombro. Eu perguntei: 

    - Por que eles sustentam minha cabeça? Ela respondeu:

    - Não, é porque pode apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida. Eu espero que você tenha bastante amor e amigos e que você tenha sempre um ombro para chorarem quando precisarem.

     Então eu descobri que a parte do corpo mais importante não é egoísta. É ser "simpático" à dor dos outros.

Fonte: RANGEL, Alexandre. As mais belas parábolas de todos os tempos. Ed. Leitura: BH, 2005.

  

Texto 3

Um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes.

 

MISSÃO DO CORPO    

 Carlos Drummond de Andrade   

Claro que o corpo não é feito só para sofrer, mas para sofrer e gozar.

Na inocência do sofrimento como na inocência do gozo, o corpo se realiza, vulnerável e solene.   

Salve, meu corpo, minha estrutura de viver e de cumprir os ritos do existir!

Amo tuas imperfeições e maravilhas, amo-as com gratidão, pena e raiva intercadentes.

Em ti me sinto dividido, campo de batalha sem vitória para nenhum lado e sofro e sou feliz na medida do que acaso me ofereças.

Será mesmo acaso, será lei divina ou dragonária que me parte e reparte em pedacinhos?

Meu corpo, minha dor,

Meu prazer e transcendência,

És afinal meu ser inteiro e único.

ATIVIDADE II:

A paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, de filmes e músicas, sendo portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. 

Professor,

Se for possível, permita aos alunos ouvirem esta paródia muito criativa. Os autores alteraram a letra de uma música do Bee Gees para uma receita de yakisoba. Pode ser acessada em:

 http://planetin.blogspot.com/2009/05/parodias-melhores-parodias-muito-loucas.html  

Após ouvi-la, discuta com os alunos quais as características principais de uma paródia.

Peça aos alunos, que em grupos, construam uma paródia sobre o tema corpo. Ela poderá ser de uma música, de uma poesia, de uma história conhecida.

ATIVIDADE III:

Professor, desenvolva estas atividades em parceria com o professor de Artes.

Explore com os alunos os conceitos que possuem sobre caricatura utilizando  a imagem abaixo:

Fonte: www.fotosdahora.com.br 

Antes de iniciar a explicação sobre caricatura, se possível, acesse o site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=caricaturas&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=994&bih=612

A caricatura é um desenho de um personagem da vida real. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Ela está muito relacionada a percepção corporal ou da personalidade que temos de alguém. 

Discuta com os alunos como é exposto o corpo de uma pessoa numa caricatura.

Professor, explore a charge abaixo:

Fonte: www.humortadela.com.br 

Acesse também o site: http://charges.uol.com.br/ 

A charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.  

Peça aos alunos que produzam uma charge ou uma caricatura envolvendo a temática corpo.   

Socialize e peça aos alunos comentar as produções.   

  

Recursos Complementares
Avaliação

Socialize para a escola as produções dos alunos. Se possível, aproveite o intervalo do recreio ou algum evento cultural promovido pela escola. É importante que seja uma participação voluntária. Apresente as paródias, as produções escritas, as charges, as caricaturas. Avalie a participação dos alunos. Aqueles alunos que não quiserem participar deverão auxiliar o professor e os colegas na organização da exposição e na apresentação dos trabalhos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.