Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO E O LAZER

 

05/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

reconhecer e descrever a importância do lazer para a manutenção do equilíbrio físico e psicológico do corpo;

conhecer, por meio de textos, as práticas de lazer de diferentes culturas;

conhecer os efeitos das atividades de lazer na fisiologia do corpo humano.  

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de anatomia e fisiologia do sistema nervoso e endócrino.

Estratégias e recursos da aula

Professor:

1. Inicie a aula conversando com os alunos sobre os conceitos que possuem sobre lazer.

2. Procure conduzir a discussão destacando o prazer gerado pela atividade de lazer.

3. Faça um levantamento e registre no quadro as principais atividades de lazer realizadas pelos alunos da sala.

4. Apresente para os alunos o resultado de uma pesquisa da Target Group Index com 19.456 brasileiros com idades entre 12 e 64 anos, que revela quais são as atividades recreativas que os brasileiros mais praticam com freqüência:

1º.  Ouvir música: 59%

2º.  Reunir-se com os amigos: 34%

3º.  Ler livros: 27%

4º.  Ir a shopping centers: 24%

5º.  Sair para caminhar: 19%

6º.  Fotografia: 17%

7º.  Jogar games (videogame ou no computador): 16%

8º.  Cozinhar/ Atividades de culinária: 16%

9º.  Ir a restaurantes/ Sair para jantar: 16%

10º. Sair para beber/ Ir a bares: 14%

Fonte: Target Group Index     

ATIVIDADE II:

Estudo de texto:

 Entregue aos alunos o texto abaixo que foi adaptado de um artigo do Dr. Ricardo Teixeira.     

LAZER É COISA SÉRIA

   O lazer tem um importante papel na promoção da saúde e alguns estudos têm revelado resultados interessantes. As atividades de lazer podem aumentar nossa rede de relacionamentos, nossas conexões sociais. Esse é um fator que está associado a uma menor concentração de hormônios do estresse e já foi demonstrado que há redução dos riscos de doença isquêmica do coração (os animais de estimação também exercem esse efeito).

   O lazer também promove a estimulação de nossos centros cerebrais de recompensa associados ao prazer. Essas são as mesmas regiões do cérebro estimuladas quando nos deliciamos com um saboroso alimento, quando experimentamos a paixão, quando compramos algo novo e muito desejado, quando temos atitudes altruístas ou quando solucionamos um problema. A ativação desses centros leva à liberação de uma série de neurotransmissores como dopamina, serotonina, endorfina, e que estão associados à sensação de prazer.       

    O lazer é uma das maiores oportunidades para fugirmos da rotina, da repetição. Assim nosso cérebro vivencia o novo e o inesperado que são fatores críticos para a estimulação de nossos centros de recompensa, com boas repercussões sobre a saúde psíquica, sobre o sistema imunológico, aumentando a atividade cognitiva e diminuindo o risco de depressão.          

     O lazer tem sido levado cada vez mais a sério, e não devemos achar que sua importância seja restrita aos países  super-desenvolvidos. Do ponto de vista de política pública, o lazer é um investimento relativamente barato com frutos em várias dimensões do desenvolvimento humano: saúde é só uma delas! 

Fonte:  http://drricardoteixeira.wordpress.com/  

Após a leitura silenciosa e da leitura em voz alta, solicite aos alunos:

1.      Buscar no dicionário o significado das palavras grifadas e de outras que lhes sejam desconhecidas.

2.      Listar pelo menos 3 benefícios da prática do lazer para nossa vida.

3.      Registrar a forma de lazer preferida e justificá-la.

4.      Elaborar um comentário e registrá-lo no caderno sobre o último parágrafo do texto.

Professor: Comente as respostas dos alunos.

ATIVIDADE III:

1. Observe a ilustração e explore-a com os alunos.

2. A pipa é o passatempo praticado em quase todos os países do mundo: no Sudeste da Ásia, Alemanha, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos, entre outros.

Professor, com a ajuda de professores de arte e de educação física auxilie os alunos na construção de  pipas. Se possível permita-os soltá-las. Peça-lhes para descreverem a sensação deste passatempo.

3. Leve para sala de aula alguns animais e plantas feitos em origami. Caso não seja possível, explore com os alunos a seguinte ilustração: (pergunte se sabem como é feito, qual é o nome desta técnica, etc)

O origami é um passatempo japonês tradicional no qual um único quadrado de papel é dobrado de modos diferentes para criar formas como animais e plantas bonitas. Considerando que só se utiliza uma folha de papel, o passatempo pode ser facilmente desfrutado em qualquer lugar.O origami é praticado como atividade de lazer por muitos povos.

ATIVIDADE IV:

1.     Proposta de atividade para ser realizada em parceria com o professor de matemática.

Explore a arte do origami em parceria com o professor de matemática, por exemplo, na construção de um cubo. Sugerimos que, para desenvolver esta aula, assista ao vídeo que pode ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=bdTmCDpR0YM&feature=related 

O professor de matemática poderá explorar o cubo como figura geométrica, número de lados, ângulos, vértices, etc.  

 

2.     Propor aos alunos fazerem origami de animais em parceria com o professor de arte educação. O professor de Ciências pode solicitar aos alunos que descrevam as características principais destes animais, como: classe, revestimento do corpo, alimentação, habitat, entre outros. Fontes sugeridas:

http://www.youtube.com/watch?v=dOW8BuwwjZY&feature=channel 

http://www.youtube.com/watch?v=ukzFwRoFj4k&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=rLVoPk2pUaU&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=42RrvNxUaVA&feature=related 

3.   Propor aos alunos fazerem uma flor em origami em parceria com o professor de arte educação.  

Explorar componentes da flor (pétalas, sépalas) e as suas respectivas funções. Fonte sugerida:

http://www.youtube.com/watch?v=v1KwsZtWXL0     

 

Recursos Complementares
Avaliação

Faça uma exposição com os origami e com as pipas produzidos em sala de aula. Avalie a participação dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Giva, EMEF Joaninha Grassi Fagundes , São Paulo - disse:
    Givaprofarte@ig.com.br

    31/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula .Com certeza da para realizar com todas as séries.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.