05/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
reconhecer e descrever a importância do lazer para a manutenção do equilíbrio físico e psicológico do corpo;
conhecer, por meio de textos, as práticas de lazer de diferentes culturas;
conhecer os efeitos das atividades de lazer na fisiologia do corpo humano.
Noções básicas de anatomia e fisiologia do sistema nervoso e endócrino.
Professor:
1. Inicie a aula conversando com os alunos sobre os conceitos que possuem sobre lazer.
2. Procure conduzir a discussão destacando o prazer gerado pela atividade de lazer.
3. Faça um levantamento e registre no quadro as principais atividades de lazer realizadas pelos alunos da sala.
4. Apresente para os alunos o resultado de uma pesquisa da Target Group Index com 19.456 brasileiros com idades entre 12 e 64 anos, que revela quais são as atividades recreativas que os brasileiros mais praticam com freqüência:
1º. Ouvir música: 59%
2º. Reunir-se com os amigos: 34%
3º. Ler livros: 27%
4º. Ir a shopping centers: 24%
5º. Sair para caminhar: 19%
6º. Fotografia: 17%
7º. Jogar games (videogame ou no computador): 16%
8º. Cozinhar/ Atividades de culinária: 16%
9º. Ir a restaurantes/ Sair para jantar: 16%
10º. Sair para beber/ Ir a bares: 14%
Fonte: Target Group Index
ATIVIDADE II:
Estudo de texto:
Entregue aos alunos o texto abaixo que foi adaptado de um artigo do Dr. Ricardo Teixeira.
LAZER É COISA SÉRIA
O lazer tem um importante papel na promoção da saúde e alguns estudos têm revelado resultados interessantes. As atividades de lazer podem aumentar nossa rede de relacionamentos, nossas conexões sociais. Esse é um fator que está associado a uma menor concentração de hormônios do estresse e já foi demonstrado que há redução dos riscos de doença isquêmica do coração (os animais de estimação também exercem esse efeito).
O lazer também promove a estimulação de nossos centros cerebrais de recompensa associados ao prazer. Essas são as mesmas regiões do cérebro estimuladas quando nos deliciamos com um saboroso alimento, quando experimentamos a paixão, quando compramos algo novo e muito desejado, quando temos atitudes altruístas ou quando solucionamos um problema. A ativação desses centros leva à liberação de uma série de neurotransmissores como dopamina, serotonina, endorfina, e que estão associados à sensação de prazer.
O lazer é uma das maiores oportunidades para fugirmos da rotina, da repetição. Assim nosso cérebro vivencia o novo e o inesperado que são fatores críticos para a estimulação de nossos centros de recompensa, com boas repercussões sobre a saúde psíquica, sobre o sistema imunológico, aumentando a atividade cognitiva e diminuindo o risco de depressão.
O lazer tem sido levado cada vez mais a sério, e não devemos achar que sua importância seja restrita aos países super-desenvolvidos. Do ponto de vista de política pública, o lazer é um investimento relativamente barato com frutos em várias dimensões do desenvolvimento humano: saúde é só uma delas!
Fonte: http://drricardoteixeira.wordpress.com/
Após a leitura silenciosa e da leitura em voz alta, solicite aos alunos:
1. Buscar no dicionário o significado das palavras grifadas e de outras que lhes sejam desconhecidas.
2. Listar pelo menos 3 benefícios da prática do lazer para nossa vida.
3. Registrar a forma de lazer preferida e justificá-la.
4. Elaborar um comentário e registrá-lo no caderno sobre o último parágrafo do texto.
Professor: Comente as respostas dos alunos.
ATIVIDADE III:
1. Observe a ilustração e explore-a com os alunos.
2. A pipa é o passatempo praticado em quase todos os países do mundo: no Sudeste da Ásia, Alemanha, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos, entre outros.
Professor, com a ajuda de professores de arte e de educação física auxilie os alunos na construção de pipas. Se possível permita-os soltá-las. Peça-lhes para descreverem a sensação deste passatempo.
3. Leve para sala de aula alguns animais e plantas feitos em origami. Caso não seja possível, explore com os alunos a seguinte ilustração: (pergunte se sabem como é feito, qual é o nome desta técnica, etc)
O origami é um passatempo japonês tradicional no qual um único quadrado de papel é dobrado de modos diferentes para criar formas como animais e plantas bonitas. Considerando que só se utiliza uma folha de papel, o passatempo pode ser facilmente desfrutado em qualquer lugar.O origami é praticado como atividade de lazer por muitos povos.
ATIVIDADE IV:
1. Proposta de atividade para ser realizada em parceria com o professor de matemática.
Explore a arte do origami em parceria com o professor de matemática, por exemplo, na construção de um cubo. Sugerimos que, para desenvolver esta aula, assista ao vídeo que pode ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=bdTmCDpR0YM&feature=related
O professor de matemática poderá explorar o cubo como figura geométrica, número de lados, ângulos, vértices, etc.
2. Propor aos alunos fazerem origami de animais em parceria com o professor de arte educação. O professor de Ciências pode solicitar aos alunos que descrevam as características principais destes animais, como: classe, revestimento do corpo, alimentação, habitat, entre outros. Fontes sugeridas:
http://www.youtube.com/watch?v=dOW8BuwwjZY&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=ukzFwRoFj4k&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=rLVoPk2pUaU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=42RrvNxUaVA&feature=related
3. Propor aos alunos fazerem uma flor em origami em parceria com o professor de arte educação.
Explorar componentes da flor (pétalas, sépalas) e as suas respectivas funções. Fonte sugerida:
http://www.youtube.com/watch?v=v1KwsZtWXL0
Outros sites:
http://www.webartigos.com/articles/1332/1/Lazer-E-Cultura-Indigena/pagina1
http://4fun.lusitaniacb.net/curiosidades_cultura_e_comportamento.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/japao/cultura-do-japao.php
Faça uma exposição com os origami e com as pipas produzidos em sala de aula. Avalie a participação dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/10/2012
Cinco estrelasExcelente aula .Com certeza da para realizar com todas as séries.