01/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– PASSEANDO NO BOSQUE PARA CONHECER AS ÁRVORES
1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre o passeio que farão ao bosque/parque para identificar as diferentes espécies de árvores e comparar as árvores com os arbustos. Nesse momento o/a professor/a deverá suscitar das crianças algumas curiosidades que nortearão a observação.
Obs: Para essa aula passeio o/a professor/a deverá enviar um pedido de autorização aos pais e providenciar o transporte, como também, enviar um ofício ao parque agendando o dia da aula passeio.
2º Momento: O/a professor/a deverá combinar com as crianças o horário que irão sair da escola e providenciar o que deverão levar (máquina fotográfica/ filmadora, crachás, água, copo, lanche, toalha de mesa e uma caixa de primeiros socorros). Quando chegarem ao bosque/parque deverá procurar o encarregado informando o objetivo da visita, para que, durante o passeio ele possa responder as questões formuladas pelas crianças, explicitando as diferenças e semelhanças entre as árvores e os arbustos. O/a professor/a deverá registrar as questões, para conversar posteriormente com as crianças.
3º Momento: O/a professor/a deverá retomar oralmente com as crianças as observações que fizeram durante a aula passeio. Depois deverá dividir a sala em pequenos grupos para que registrem o que observaram. O/a professor/a circulará entre os grupos sendo o escriba para as crianças necessitarem de ajuda para escrever o texto. Quando todos concluírem a atividade, deverá ser feita uma apresentação para o grande grupo, depois os trabalhos deverão ser fixados no mural da sala.
Atividade 2 – IDENTIFICANDO ÁRVORES E ARBUSTOS
1º Momento: O/a professor/a deverá levar para sala várias fotos que registraram do passeio e solicitar que as crianças identifiquem as árvores e os arbustos, após a classificação, as crianças deverão dizer as características das árvores e as características dos arbustos. O/a professor/a deverá registrar as falas das crianças para discussões futuras.
OBS: Segundo o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore Árvore é uma planta lenhosa de porte grande, costuma-se entender uma altura mínima de seis metros na maturidade. As árvores têm ramos secundários, o que as distingue das palmeiras. As árvores se caracterizam por ter raiz, caule lenhoso (tronco), que forma ramos acima do nível do solo. Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo e tem menor porte (abaixo de seis metros) em relação às árvores.
2º Momento: O/a professor/a deverá fazer os registros das falas das crianças no quadro branco e entregar para cada criança uma tabela com dois quadros, no qual as crianças registrarão os dados das árvores e dos arbustos.
O registro poderá ser feito através de desenhos.
Atividade 3 - DIFERENCIANDO AS ÁRVORES DOS ARBUSTOS
Obs: O/a professor/a deverá enviar um bilhete aos pais solicitando gravuras de árvores e arbustos com os seus nomes.
1º Momento: O/a professor/a deverá reunir todas as gravuras de árvores e arbustos que ele e as crianças trouxeram para sala. Depois dividir a sala em pequenos grupos e entregar a cada grupo uma quantidade de gravuras. Cada grupo receberá uma folha de cartolina na qual organizará um cartaz com as gravuras, separando as árvores dos arbustos e escrevendo os nomes das árvores e arbustos.
2º Momento: O/a professor/a deverá organizar com as crianças um fichário com as fotos e os nomes das árvores e arbustos. Para tanto, dividirá a sala em pequenos grupos e entregará para cada grupo cartelas, que deverão conter imagens das árvores/arbustos com o nome de cada espécie. Depois as crianças deverão organizar as cartelas em ordem alfabética e arquivá-las num fichário (caixinha).
OBS.: Este fichário ficará a disposição das crianças para eventual pesquisa.
Atividade 4: PINTANDO UMA FLORESTA
1º Momento: O/a professor/a deverá mostrar as crianças à obra do pintor MONDRIAN – A FLORESTA, e contextualizar a vida e obra do pintor. Depois, as crianças deverão apreciar a obra e discutirem sobre as cores, formas, texturas e suas impressões sobre tela. Quais as cores que o pintor utilizou para pintar o quadro; As cores demonstram alegria? As árvores são desta cor? São árvores altas?
Quem foi Pieter Cornelis Mondriaan foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944.
Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo. Biografia (principais momentos da vida do artista): Desde jovem interessou-se por pintura, porém enfrentou a rejeição da família que era muito religiosa e encarava a arte como uma atividade pecaminosa. Lecionou arte por um período, porém insatisfeito com a profissão, resolveu dedicar-se à pintura. Entrou em contato, ainda jovem ( a partir de 1908), com a Teosofia que influenciou muito sua visão de mundo e formação pessoal e artística. No início de sua carreira foi muito influenciado pelo impressionismo e naturalismo. Nesta fase, destacam-se as pinturas Árvores ao andar e O Moinho Vermelho.
Em 1913, foi conhecer a exposição de arte cubista na cidade de Amsterdã. Esta visita impressionou muito Mondrian e teve grande influência na formação de seu estilo artístico.
Em 1917, junto com outros artistas, fundou a revista De Stijl. Em 1930, entrou para o grupo "Cercle et carré" e no ano seguinte para o grupo "Abstração-Criação". Em 1938, esteve em Londres e, em 1940, foi para Nova Iorque, cidade em que ficou muito impressionado com o Jazz. Principais características do estilo artístico de Mondrian: Sua obra foi influenciada pelo pensamento teosófico. Foi influenciado também pelo naturalismo e impressionismo. Destacou-se com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares. Utilizou, em suas obras, principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo).
Mondrian considerava estas como as cores elementares do Universo
Principais obras de Mondrian -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian
http://www.suapesquisa.com/biografias/piet_mondrian.htm
2º Momento: O/a professor/a deverá organizar a sala, forrando as mesas e separando todo o material antes que as crianças entrem na sala, papel peso 40, giz de cera, vela fixada num pirex ou tampa de garrafa. Depois deverá explicar para as crianças como irão realiza a tarefa:
1- Acender as velas;
2- Esquentar o giz de cera na chama da vela;
3- Desenhar a floresta com o giz de cera no papel peso 40.
Enquanto as crianças estiverem realizando a tarefa o/a professor/a deverá circular pela sala orientando as crianças e/ou dando algumas dicas, como:
OBS: O/a professor/a deverá explicar para as crianças os cuidados que deverão ter com a chama da vela.
3º Momento: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da sala.
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/03/2012
Cinco estrelasgostei, deu ideias para recheiar o meu projeto.