19/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Pretende-se que o aluno seja capaz de:
conceituar proteínas e descrever o processo da sua digestão pelo organismo humano;
conhecer algumas tradições da região sul;
caracterizar o clima subtropical e a vegetação de araucária.
Noções básicas da anatomia e fisiologia do sistema digestório.
Professor, inicie a aula passando um vídeo que divulga os costumes alimentares da população da região Sul do Brasil. A partir de um prato típico da região é introduzido o tema principal: o papel das proteínas na alimentação e processo pelo qual são digeridas em nosso organismo.
Assista ao vídeo juntamente com os alunos. O que comemos - Região Sul - Proteínas
Em seguida proponha-lhes que respondam no caderno as seguintes questões:
1. Quais as funções das proteínas para o organismo?
2. Há fontes de proteínas com baixo e com alto valor nutricional. Diferencie-as e dê exemplos.
3. O que são aminoácidos?
4. Qual a função das enzimas?
5. Descreva resumidamente o processo de digestão das proteínas.
6. Por que as frutas ácidas facilitam a digestão das proteínas?
7. Por que as proteínas de origem vegetal são mais difíceis de serem digeridas?
8. Descreva rapidamente o método da salga como forma de conservação da carne. Cite outros alimentos que podem ser assim conservados.
Corrija as respostas. Se for necessário passe o filme novamente.
ATIVIDADE II:
Esta atividade deverá ser desenvolvida em parceria com o professor de geografia.
Em parceria com professor de geografia, explore no mapa a região sul, seus estados e capitais e características do clima subtropical.
Se necessário assista este vídeo com os alunos:
http://www.brasilescola.com/brasil/mata-araucarias.htm
A partir da imagem solicite aos alunos descreverem a mata de araucária.
Corrija as respostas.
ATIVIDADE III:
Em parceria com o professor de história, discuta com os alunos sobre:
1. as contribuições dos imigrantes para nosso país.
2. as causas que levaram os italianos e alemães a buscarem a região sul do Brasil.
Nome | Tipo |
---|---|
O que comemos - Região Sul - Proteínas | Vídeo |
Para aprofundar conhecimentos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_subtropical_%C3%BAmido
http://www.imigrantesitalianos.com.br/
http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm#Histórico
Se possível, peça as cozinheiras da escola fazerem uma galinhada que é um prato típico da região mineira. Peça aos alunos que contribuam trazendo os ingredientes. (Distribua estes ingrediente entre os alunos. É preciso definir a quantidade para que também seja definido quantos alunos trarão partes de frango ou galinha, arroz, cebola, alho, sal, óleo, cheiro verde, tomate, feijão para o tutu, farinha de mandioca, linguiça). Peça aos alunos que identifiquem neste prato típico mineiro quais as fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras vegetais. Avalie a participação dos alunos.
Caso não seja possível, sugere-se outra atividade:
Identifique na receita divulgada pelo vídeo quais são os alimentos ricos em:
Carboidratos
Proteínas
Fibras vegetais
Gorduras
Socialize as respostas e avalie a participação dos alunos.
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