01/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Organizar as informações para discutir a problemática relacionada às condições de trabalho, de pobreza e desvalorização do negro no Brasil.
Reconhecer as caracteristicas do Brasil colonial;
Reconhecer as caracteristicas do Tabalho escravo.
1º momento - Professor, inicie a aula com o recurso do MEC: Fausto e a pobreza das minas.
Nesse vídeo, você e os alunos retiram as informações mais importantes para a compreensão do ciclo do ouro, como:
Fonte:
Autor do quadro 1: Carlos Julião - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Juliao06.JPG
Esse tema pode ser abordado com uma linguagem bem compreensiva para os alunos do ensino fundamental, uma forma de começar a vivenciar a história da formação política e econômica do seu país, verificando as condições dos negros como mão-de-obra e discutindo a questão da origem da pobreza das pessoas dessa etnia em nosso país.
2º momento – Professor, monte um teatro com as informações extraídas do vídeo, recurso do MEC. Sente com seus alunos e veja o que aconteceu nesse período, quem eram os atores da história, quais os seus objetivos, que ações exerciam e a correlação de forças que gerava conflitos. A partir dessa reflexão, organize a turma para criar o texto, os alunos representam os personagens (atores da história) e criam um cenário para favorecer esse momento de criação.
1º momento – Professor, a linguagem falada e escrita será o instrumento de organização das informações, mas para isso retome com seus alunos o teatro planejado e apresentado e confronte os dados colhidos no vídeo com um texto escrito, descrevendo o ciclo do ouro. Pode ser um texto do livro didático ou um texto elaborado por você. Professor, tome como referência os textos a seguir, para a elaboração de um texto adequado ao nível de sua turma.
O SÉCULO DO OURO
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/br_ouro.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/br_ouro3.htm
A CORRIDA DO OURO
http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/geral/port/ouro.asp
MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL.
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=302
ECONOMIA COLONIAL: ciclo de ouro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil#O_Ciclo_do_Ouro
No texto você deve abordar os aspectos discutido no 1º momento da atividade 1.
2º momento - Promova um confronto entre os dados iniciais e as informações encontradas no texto (elaborado pelo professor), forme quatro grupos e estabeleça uma discussão sobre a exploração do ouro com diferentes pontos de vista:
A discussão será sobre os seguintes aspectos:
Cada rodada a turma discute um item, cada grupo toma a postura do sujeito histórico que representa.
1º momento – Professor essa atividade será realizada com imagens do espaço geográfico, os alunos analisam durante e o depois do ciclo do ouro, verifica as transformações, deduzem e explicam porque ocorreram as transformações visíveis.
VILA RICA - PERÍODO DA EXPLORAÇÃO DO OURO (ATUALMENTE OURO PRETO)
Autor do quadro 1: Carlos Julião - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Juliao06.JPG
OURO PRETO (ATUALMENTE)
Fonte
Ficheiro:Vista de Ouro Preto.jpg/ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vista_de_Ouro_Preto.jpg
Os alunos:
2º Momento – Professor oriente seus alunos para relatar por excrito tudo que aprenderam com a aula. Mediante os seguintes pontos:
Nome | Tipo |
---|---|
Fausto e a pobreza das minas | Vídeo |
Leitura complementar para os professores.
http://revistas.ucm.es/fll/0212999x/articulos/RFRM9495110025A.PDF
MONTEIRO, John M. Alforrias, litígios e a desagregação da escravidão indígena em São Paulo. Acessível em:
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0034-83091989000100003&script=sci_arttext .
São Paulo: Revista de História ISSN 0034-8309 versão impressa. Rev. hist. n.120 jul. 1989.
Avaliar os alunos durante participação da aula, observando e registrando as seguintes habilidades: ler, interpretar, argumentar, criar a partir do conheciemnto elaborado, e organizar as informações, para discutir a problemática relacionada às condições de trabalho, de pobreza e desvalorização do negro no Brasil.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/04/2015
Cinco estrelasA sugeatao da aula muito boa ,muito interessante
26/11/2010
Quatro estrelasAchei a aula dinâmica pois tentou envolver a turma de forma atrativa ,criando para isso um universo prazeroso trazendo além da representação de imagens (o filme) trouxe também a representação teatral.