02/12/2010
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
- Identificar os elementos e características do sistema cônico de projeção.
- Analisar as características das projeções obtidas por meio do sistema cônico.
- Analisar as variações produzidas segundo as posições relativas entre os elementos que compõem o sistema cônico de projeção.
- Executar a representação gráfica de projeções produzidas por meio do sistema cônico.
O domínio do conceito de projeção,embora não seja indispensável, pode otimizar as atividades propostas.
Antes da aula:
o professor deverá providenciar ou solicitar aos alunos que tragam de casa os seguintes materiais:
- uma folha de cartolina, papel cartão ou semelhantes
- tesoura sem ponta
- fita adesiva (colorida, se possível)
Iniciando a aula:
A sugestão de aula ora apresentada visa propor aos alunos a construção de um conhecimento a partir de experiências concretas e de observações realizadas ao longo dessas experiências. Esses procedimentos, característicos da investigação científica, possibilitam uma abordagem interdisciplinar do conteúdo apresentado, na medida em que envolvem a elaboração de um modelo – construído por meio da cognição – que reproduz os aspectos observados empiricamente e, ao mesmo tempo, permite estimar, sem a realização prática das experiências, quais os resultados a serem obtidos a partir de dadas variáveis.
Atividade 1
Divididos em grupos, os alunos deverão desenhar sobre uma folha de cartolina ou papel cartão, três figuras mistilíneas, isto é, produzidas por meio da conjugação de linhas retas e curvas.
A brincadeira de projetar sombras na parede de um ambiente escuro é bastante conhecida. Utilizando uma fonte luminosa – geralmente uma lanterna ou uma vela – os participantes produzem sombras com as mais diversas formas e, não raro, desenvolvem todo um enredo utilizando as sombras como personagens. Na verdade, o teatro de sombras, originário da tradição artística chinesa, difundiu-se para o restante do mundo e constitui, atualmente, uma modalidade de encenação bastante popular.
(Sugerimos, caso seja possível, a exibição do interessantíssimo vídeo abaixo)
http://www.youtube.com/watch?v=ClSG4OlAJZA&feature=related
O objetivo desta primeira atividade é a produção de figuras que serão utilizadas em experiências nas atividades 2 e 3. Desse modo, quanto mais diferenciadas umas das outras forem as figuras, maior será a variedade de elementos a serem observados nas atividades seguintes.
O professor deverá orientar os alunos a fazerem alguns pequenos furos ao longo do perímetro das formas produzidas de modo que, por eles, possam ser conduzidos, na atividade 3, fios de barbante.
Atividade 2
Os grupos deverão projetar sobre uma parede, utilizando uma lanterna, os três cartões por eles produzidos.
A proposta para essa atividade é analisar, não apenas os elementos e as características particulares do sistema cônico de projeção, mas o modo como a posição relativa entre um objeto e um anteparo interfere na projeção obtida. Durante a realização da atividade, o professor deverá orientar os alunos a variarem a posição dos cartões em relação à parede, observando como a sombra por eles produzida se comporta quando:
- a posição do cartão é paralela à parede.
- a posição do cartão é oblíqua à parede.
- a posição do cartão é perpendicular à parede.
- o cartão é aproximado ou afastado da lanterna
Os grupos deverão relatar suas observações à turma, cabendo ao professor sistematizá-las no quadro de giz. Em seguida, o docente deverá iniciar uma análise dos aspectos comuns a todas as projeções observadas, no sentido de estabelecer os elementos necessários para descrever o sistema cônico de projeção. Nessa etapa, os alunos deverão ser convidados a sugerir que elementos devem compor o sistema – linhas, retas, planos, figuras, objetos e “fontes de luz”, por exemplo. Uma vez formatado o sistema, os grupos deverão proceder à próxima atividade.
Atividade 3
Os alunos deverão conduzir fios de barbante pelos orifícios produzidos nos cartões elaborados na atividade 1. As extremidades dos cordéis deverão ser afixadas do seguinte modo:
As posições examinadas na atividade 2 devem ser reproduzidas nesse modelo e os resultados observados deverão ser registrados pelos grupos.
O intuito da terceira atividade é testar o modelo de sistema de projeção proposto ao fim da atividade anterior e verificar se os resultados observados na experiência de projeção de sombras com a lanterna correspondem àqueles observados na experiência com o modelo. Assim, ao final da atividade, os grupos deverão apresentar, novamente, aos demais alunos, suas observações.
Ao fim dos relatos, o professor deverá, para concluir a aula, formalizar a apresentação do sistema cônico de projeção conforme convencionado, solicitando aos alunos que identifiquem as correspondências entre os modelos propostos e o modelo convencionado.
Nos endereços eletrônicos abaixo é possível encontar informações mais aprofundadas sobre o conteúdo da aula e propostas de trabalho que podem ser adaptadas para abordar o tema em níveis diferentes de ensino.
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/gd_t/gd_1t.php
http://educacaodofuturo.org/rabiscos/index.php?option=com_content&task=view&id=378&Itemid=36
A avaliação da aula poderá ser feita com base no interesse e desenvoltura demonstrados pelos alunos na execução das atividades propostas, bem como na qualidade de suas intervenções nas etapas de análise dos trabalhos e observações produzidos em cada atividade.
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