06/10/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Desenvolver a noção de identidade.
Construir textos de autoria.
Realizar a leitura de imagens.
Relacionar a imagem a sua história pessoal.
Para aula é importante que o aluno da fase inicial da alfabetização, seja acostumado a escrever segundo suas hipóteses para ficar à vontade nos momentos de produção de texto.
Recursos da aula:
Para a aula o professor deverá pedir às famílias que enviem fotos de diferentes fases da vida da criança.
Solicite o envio de pelo menos três fotos de idades diferentes. Uma quando a criança era bebê, outra um pouco mais velha e outra atual.
No caso de crianças que trouxerem poucas fotos ou nenhuma, faça um trabalho prévio, pedindo que desenhem as três fases pedidas nas fotos.
Não esqueça de pedir que todas as fotos enviadas venham com o nome da criança no verso.
Estratégias da aula:
Primeira atividade: Brincadeira de adivinhar quem é na foto quando era bebê.
Recolha as fotos enviadas e selecione as de quando as crianças eram bebês e monte um painel.
Aguarde a entrada das crianças.
Quando a turma chegar à sala convide-os para a observação do mural de fotos.
Explique que a brincadeira é tentar adivinhar quem é o aluno da foto quando era bebê.
Quando todas as fotos ou desenhos forem identificados, peça que observem onde a foto foi tirada e/ou em que momento da vida da criança.
Após cada criança ser identificada na foto, entregue uma tira de papel ofício com linhas para que cada um escreva"a história da sua foto".
Por exemplo, se uma criança traz a foto de quando estava na maternidade, deverá escrever sobre esse momento que a foto retrata, como uma legenda para a sua foto.
Peça para observarem o que está acontecendo na foto, quem está com a criança, qual seria o local da foto e o motivo da foto ser tirada.
É um momento de trabalho com temporalidade e com desenvolvimento da linguagem oral.
Segunda atividade: Pensando no futuro.
Selecione dentre as fotos trazidas pelos alunos, uma de quando a criança era bebê, outra um pouco mais velha e uma atual.
Mostre as três fotos e peça que cada aluno desenhe a si próprio no futuro, quanto for adulto.
Assim poderão perceber que as pessoas estão em constante transformação.
Oriente seus alunos a pensarem como gostariam de ser quando adultos e a criar um fundo com diferentes paisagens e ambientes.
Após o desenho entregue mais uma tira de papel ofício com linhas e peça para cada aluno escrever uma legenda para o seu desenho.
Terceira atividade: contando histórias de vida
Selecione a foto que marca o tempo intermediário entre a fase de bebê e a atual de cada aluno.
Peça para cada criança apresentar em forma de uma narrativa o que vê na foto ou o que sabe sobre o momento da foto.
Abaixo um exemplo de como a criança poderia falar ao observar a sua foto:
"Eu sou Laura. Eu estou na minha festa de aniversário de 4 anos. Nessa festa eu ganhei uma boneca chamada Talita que eu tenho até hoje. A festa foi da fada Sininho"
Depois que todas as crianças apresentarem sua foto, oriente que cada uma registre por escrito o que contou oralmente.
Quarta atividade: Organizando em um livro
Organize as fotos em ordem cronológica e forme um livro, colando cada foto em uma folha com a legenda correspondente.
Escolha com a turma um nome para esse livro. Entregue a cada aluno uma folha de papel oficio para que elaborem uma capa para o livro.
Exponha os livros da turma com cuidado para não extraviar nenhuma foto, pois ao final da exposição, cada criança deverá levar para casa o livro com as fotos.
Quinta atividade: Avaliação
Converse com os alunos sobre a atividade e pergunte o que acharam de aprender a observar as suas imagens.
Explique que é muito importante aprender a fazer a leituras das imagens.
Pergunte se gostaram de escrever sobre a sua vida?
Pergunte qual das atividades com as fotos a turma mais gostou?
O site abaixo mostra uma reportagem que fala sobre a importância do trabalho com a leitura de imagens na educação infantil e nas séries iniciais. http://www.educacional.com.br/revista/0204/pdf/20-saladeaula.pdf
No site de busca Google imagens o professor poderá encontrar imagens de muitas crianças em diversas situações, podendo elaborar um desdobramento para a aula com a leitura de imagem de outras crianças. http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=imagens%20de%20crian%C3%A7as&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1280&bih=636#0,190
A avaliação deverá acontecer durante toda a aula, onde o professor poderá observar se os alunos conseguiram relacionar as imagens aos fatos de sua vida, transpondo para os textos essas vivências.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2015
Quatro estrelasGostei muito, vou aplicar, com o diferencial de pedir para que desenhem as fazes da vida ao invés de pedir a foto, já que muitas famílias não mandam!!! Obrigada.
24/03/2014
Cinco estrelasIdeia maravilhosa, desculpe mas algumas partes vou copiar.