05/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
listar as mudanças sofridas pelo corpo humano ao longo de sua evolução;
relacionar algumas características do corpo humano dos homens primitivos com as condições ambientais;
comparar o corpo humano dos homens primitivos com os corpos atuais.
Não são necessários.
ATIVIDADE I:
Professor,
Inicie a aula apresentando o documentário da BBC intitulado CAMINHANDO COM OS HOMENS DAS CAVERNAS. Os episódios podem ser acessados em:
http://www.youtube.com/watch?v=LkYg1z60s-M
http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A&feature=related
Após assistirem aos vídeos, que duram aproximadamente 20 minutos, solicite aos alunos que descrevam oralmente como eram os corpos dos homens primitivos.
ATIVIDADE II:
1. Esta atividade poderá ser realizada com a ajuda do professor de Artes.
Solicite aos alunos que elaborem uma ilustração colorida referente ao homem primitivo e o seu meio.
Atente que nesta atividade as ilustrações deverão explorar as características ambientais e também alguns aspectos físicos do corpo como postura, cobertura do corpo, entre outros.
Socialize as ilustrações e peça aos alunos para que comente-as.
2. Esta atividade, que trata das mudanças climáticas e ambientais, poderá ser realizada em parceria com o professor de Geografia.
Solicite ao professor de Geografia que explore as condições ambientais da Terra primitiva, particularmente, no que se refere às relações entre clima e vegetação. Compartilhe com o professor a atividade que será proposta e solicite que também participe da orientação aos alunos.
Peça aos alunos observarem atentamente a imagem.
Em seguida peça que escrevam, pelo menos, 3 mudanças ambientais ocorridas na Terra primitiva e como estas mudanças afetaram os homens primitivos em seus hábitos.
Professor, o documentário também auxilia os alunos na construção desta resposta. Caso seja necessário, reveja-o com a turma. Uma das situações muito bem apresentadas pelo documentário são as que se referem aos hábitos dos homens primitivos. As mudanças climáticas geraram o desaparecimento de muitas árvores que constituiam as suas moradias. Assim, eles desceram das árvores o que fez adquirirem uma postura mais ereta que conferiu-lhes maior liberdade de movimento com as mãos e permitiu-lhes enxergar mais longe.
Socialize as respostas.
ATIVIDADE III:
Discuta com os alunos esta afirmativa:
O dedo polegar é o único capaz de tocar com sua parte almofadada a porção almofada dos outros dedos. Quais as vantagens desta característica para a espécie humana?
Solicite que registrem as respostas e socialize-as. Liste, juntamente com a turma, algumas atividades que o homem consegue realizar por possuir esta característica.
ATIVIDADE IV:
Discuta com os alunos esta afirmativa:
A linguagem e a descoberta do fogo foram essenciais para a evolução do homem. Liste, juntamente com a turma, alguns benefícios proporcionados por estes dois aspectos de sua evolução.
Solicite parceria com o professor de História para que explore, do ponto de vista histórico, as conquistas realizadas por estes homens, no que se refere ao aperfeiçoamento de suas técnicas de domínio sobre a natureza e o desenvolvimento de sua cultura.
Explique para os alunos que muitas pessoas acreditam que descendemos dos macacos, o que não é verdade. Do ponto de vista destas pessoas o aspecto físico e os hábitos destes animais nos distanciam completamente deles. Do ponto de vista do macaco, também há controvérsias. É o que explicita este texto. Após lê-lo para a turma, discuta com eles sob quais aspectos os macacos acreditam que não nos assemelhamos a eles. Avalie a participação da turma.
O PONTO DE VISTA DO MACACO
Três macacos sentados num conqueiro discutiam o que para eles não podia ser verdadeiro.
Um deixou ouvir sua voz e disse aos outros dois:
Existe certo rumor que pode ser só um erro: Que o homem descende de nossa nobre raça!
A só ideia é uma desgraça!
Nunca um macaco abandonou sua esposa, nem matou seus filhos de fome, arruinando a sua vida por qualquer coisa e nunca se viu também que uma macaca mãe tenha deixado seus filhos, abandonando o lar para que ao final, saibam apenas, quem foi a sua mãe.
E outra coisa nunca vista é ver um macaco construir um tapume egoísta, deixando os cocos apoderecerem, impedindo assim que outros macacos os venham comer, uma vez que é estultícia guardar aquilo que a fome obriga a roubar.
Outra coisa que um macaco nunca faria seria sair pelas noites usando revólver ou um punhal, tirando a vida de um semelhante, sem nenhuma finalidade.
Se o homem descende, fatal maldição!
Contudo, irmão, é certo que não descende de nós. Não é de nossa condição!
Max. N. Silvernale
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/07/2014
Quatro estrelasAchei aplicável em meu estudo do meio e iniciação ao tema de evolução. com base nesta sequencia didática elaborei a minha. Muito bom.