Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO HUMANO E A SUA HISTÓRIA

 

05/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

listar as mudanças sofridas pelo corpo humano ao longo de sua evolução;

relacionar algumas características do corpo humano dos homens primitivos com as condições ambientais;

comparar o corpo humano dos homens primitivos com os corpos atuais.  

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

Professor,

Inicie a aula apresentando o documentário da BBC intitulado CAMINHANDO COM OS HOMENS DAS CAVERNAS. Os episódios podem ser acessados em:

http://www.youtube.com/watch?v=LkYg1z60s-M   

http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A&feature=related 

Após assistirem aos vídeos, que duram aproximadamente 20 minutos, solicite aos alunos que descrevam oralmente como eram os corpos dos homens primitivos.

ATIVIDADE II:

1. Esta atividade poderá ser realizada com a ajuda do professor de Artes.

Solicite aos alunos que elaborem uma ilustração colorida referente ao homem primitivo e o seu meio.

Atente que nesta atividade as ilustrações deverão explorar as características ambientais e também alguns aspectos físicos do corpo como postura, cobertura do corpo, entre outros.

Socialize as ilustrações e peça aos alunos para que comente-as.

2. Esta atividade, que trata das mudanças climáticas e ambientais, poderá ser realizada em parceria com o professor de Geografia.

Solicite ao professor de Geografia que explore as condições ambientais da Terra primitiva, particularmente, no que se refere às relações entre clima e vegetação. Compartilhe com o professor a atividade que será proposta e solicite que também participe da orientação aos alunos.

Peça aos alunos observarem atentamente a imagem.

Em seguida peça que escrevam, pelo menos, 3  mudanças ambientais ocorridas na Terra primitiva e como estas mudanças afetaram os homens primitivos em seus hábitos.

Professor, o documentário também auxilia os alunos na construção desta resposta. Caso seja necessário, reveja-o com a turma. Uma das situações muito bem apresentadas pelo documentário são as que se referem aos hábitos dos homens primitivos. As mudanças climáticas geraram o desaparecimento de muitas árvores que constituiam as suas moradias. Assim, eles desceram das árvores o que fez adquirirem uma postura mais ereta que conferiu-lhes maior liberdade de movimento com as mãos e permitiu-lhes enxergar mais longe.

Socialize as respostas.

ATIVIDADE III:

Discuta com os alunos esta afirmativa:

O dedo polegar é o único capaz de tocar com sua parte almofadada a porção almofada dos outros dedos. Quais as vantagens desta característica para a espécie humana?

Solicite que registrem as respostas e socialize-as. Liste, juntamente com a turma, algumas atividades que o homem consegue realizar por possuir esta característica.

ATIVIDADE IV:

Discuta com os alunos esta afirmativa:

A linguagem e a descoberta do fogo foram essenciais para a evolução do homem.  Liste, juntamente com a turma, alguns benefícios proporcionados por estes dois aspectos de sua evolução.

Solicite parceria com o professor de História para que explore, do ponto de vista histórico, as conquistas realizadas por estes homens, no que se refere ao aperfeiçoamento de suas técnicas de domínio sobre a natureza e o desenvolvimento de sua cultura.

Recursos Complementares

Sugestão para aprofundamento do tema:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-hist%C3%B3ria 

Avaliação

Explique para os alunos que muitas pessoas acreditam que descendemos dos macacos, o que não é verdade. Do ponto de vista destas pessoas o aspecto físico e os hábitos destes animais nos distanciam completamente deles. Do ponto de vista do macaco, também há controvérsias. É o que explicita este texto. Após lê-lo para a turma, discuta com eles sob quais aspectos os macacos acreditam que não nos assemelhamos a eles. Avalie a participação da turma.

O PONTO DE VISTA DO MACACO

Três macacos sentados num conqueiro discutiam o que para eles não podia ser verdadeiro.

Um deixou ouvir sua voz e disse aos outros dois:

Existe certo rumor que pode ser só um erro: Que o homem descende de nossa nobre raça!

A só ideia é uma desgraça!

Nunca um macaco abandonou sua esposa, nem matou seus filhos de fome, arruinando a sua vida por qualquer coisa e nunca se viu também que uma macaca mãe tenha deixado seus filhos, abandonando o lar para que ao final, saibam apenas, quem foi a sua mãe.

E outra coisa nunca vista é ver um macaco construir um tapume egoísta, deixando os cocos apoderecerem, impedindo assim que outros macacos os venham comer, uma vez que é estultícia guardar aquilo que a fome obriga a roubar.

Outra coisa que um macaco nunca faria seria sair pelas noites usando revólver ou um punhal, tirando a vida de um semelhante, sem nenhuma finalidade.

Se o homem descende, fatal maldição!

Contudo, irmão, é certo que não descende de nós. Não é de nossa condição!

                                                                                                            Max. N. Silvernale

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Zelia Maria, ETEC , São Paulo - disse:
    zmnb@uol.com.br

    19/07/2014

    Quatro estrelas

    Achei aplicável em meu estudo do meio e iniciação ao tema de evolução. com base nesta sequencia didática elaborei a minha. Muito bom.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.