Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE BONECAS.

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar os materiais usados na produção de bonecas ao longo da história, com o desenvolvimento dos recursos materiais na sociedade humana;

- Compartilhar os achados sobre os tipos de materiais da produção de bonecas, contextualizados no tempo.

Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Materiais utilizados para a confecção de bonecas ao longo da história.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para esta aula pode-se usar a linha do tempo da aula 3 – Como as bonecas tornaram-se brinquedos.

1ª Atividade: Classificar as bonecas e bonecos de acordo com o material de elaboração desses brinquedos. 

1º Momento: O professor e as crianças trazem de casa algumas bonecas ou bonecos. Se for professora pode trazer as suas próprias bonecas de infância, se for professor, pode trazer seus bonecos ou pedir emprestado dos filhos ou sobrinhos.

  • Colocam-se na roda os bonecos dos alunos;
  • Trazem bonecas e bonecos  de materiais diferentes (madeira, pano, plástico etc.) evitar de trazer de porcelana para não quebrar;
  • Manuseiam os bonecos e as bonecas, no centro da roda esses brinquedos são tocados, apalpados por cada aluno.

Em seguida, deve ser iniciada uma conversa com base em questionamentos.

  • - Vocês pegaram em todas as bonecas?
  • - Quantas bonecas e quantos bonecos cada um pegou?
  • - O que vocês perceberam em cada uma delas?
  • - São diferentes ou iguais?
  • - Tem tamanhos diferentes?
  • - De que material são feitas as bonecas e os bonecos?

Dando seqüência, você  mostra uma por uma,  para que as crianças possam ir observando as características de cada boneca e cada boneco e verificar o material. Nesse momento pode fazer uma reflexão: qual a imagem mais semelhante ao ser humano, as bonecas de pano? Ou as de plástico? Pela nossa cultura os meninos brincam com bonecos de pano ou de plástico?   

2º Momento: Em seguida, os alunos podem classificar as bonecas  e bonecos, segundo o material que os constituem, desse modo você pode traçar com giz no assoalho o esquema abaixo demonstrado e os alunos colocam as bonecas e bonecos dentro dos espaços indicados.

  Boneca de retalho   -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oz_Patchwork_Girl.jpg   

 Boneca de pano.

http://www.google.pt/search?hl=pt-BR&q=+bonecas+de+pano&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=     

  Boneco de plástico duro

http://thumbsnap.com/i/I5NCwxVf.jpg       

Boneco de plástico maleável

http://4.bp.blogspot.com/_2PyYyZafgYw/R2Alhoqrf8I/AAAAAAAABQ8/17znXdIzxLo/s400/7388_a_full.jpg      

  Boneca de fuxico

http://tianeneca.files.wordpress.com/2008/02/boneco-fuxico-2.jpg  

Nessa atividade, o professor convida as crianças para diferenciar os materiais, separar pela diferença de material, fazendo a seguinte seqüência:

  1. Separa pela diferença e organiza os brinquedos em 3 ou mais grupos pela semelhança de material: bonecas e bonecos de tecido; de plástico, se tiver bonecas e bonecos de outros materiais organiza pelo material semelhante: exemplo - papel mache; madeira; sabão.
  2. Separa os similares pela diferença de gênero, sem fazer justaposição, como mostra a hierarquia classificatória acima; 
  3. Separa os semelhantes pela diferença de grau exemplo: bonecas de tecido pode ser:  boneca de pano; boneca de retalho, boneca de fuxico.
  4. Separa os bonecos com a mesma lógica, no caso do exemplo da hierarquia classificatória os bonecos podem ser de plástico duro, maleável ou outro tipos de plástico de acordo com o nível de flexibilidade.   

Em seguida, os alunos relacionam os materiais usados na produção de bonecas ao longo da história, com o desenvolvimento dos recursos materiais na sociedade humana; Compartilhar os achados sobre os tipos de materiais da produção de bonecas, contextualizados no tempo.

Boneca de Pau

Fonte: http://helen-crochecasaedecoraao.blogspot.com/2010/05/boneca-colher-de-pau.html    

2ª atividade – Representar com desenho e palavras o exercício pratico de classificação.   

1º momento – Professor, esse é o momento de você discutir o exercício prático da classificação, verificar com os alunos que:

  • - a diferença é o  procedimento que separa os objetos por características que não são comuns;
  • - a semelhança reúne os objetos por características que são comuns;
  • - os comuns podem ter características que os diferenciam e essas são traços de uma nova separação.

Em seguida, oriente os alunos a fazer o exercício de forma escrita, classificar o brinquedo bonecos de acordo com os materiais que os constitui. Pode ser feita outra atividade de classificação, você combina com eles outro fundamento classificatório e os organizam em duplas e os ajuda a fazer (cada dupla pode escolher um fundamento diferente).  

2º momento – Professor, propicie a oportunidade dos alunos explicarem como fizeram a classificação, analise se eles entenderam que não podem misturar fundamentos classificatórios, para não cometer erro lógico.  

                                                                            Fonte: turma do 1º ano do ensino fundamental do NEI

3ª atividade - Reconstrução do conhecimento sobre as bonecas.

1º momento - Professor, faça uma recapitulação das aulas anteriores, reconstrua com os alunos o conhecimento sobre as bonecas  criadas pela  humanidade.

  • - Bonecas esculpidas em pedra (Pré-história)
  • - Bonecas de argila que depois de modeladas eram cozidas no fogo. (Egito)
  • - Boneca de celulóide (Japão)
  • - Bonecas de cera ou pano (África) 
  • - Bonecas de madeira
  • - Bonecas de marfim
  • - Bonecas de louça
  • - Bonecas de biscuit
  • - Bonecas de plástico e de borracha   

Você pode usar ilustrações neste momento, com gravura de cada um dos tipos de bonecas.

2º Momento: Poderá contar algumas histórias de boneca, como a de Emília de Monteiro Lobato, e de boneco, como Pinóquio.  Também pode assistir aos filmes que retratam essas e outras bonecas e bonecos da história infantil.

Fonte: http://www.culturakids.com.br/wp-content/uploads/2010/04/vale1.jpg e http://ouvirever.blogspot.com/2009/08/pinocchio-animacao-dublado-1940.html

Descubra  as  curiosidades que os alunos tem sobre esses personagens. 

Recursos Complementares

uma história que pode ser contada

A boneca de pau:  http://iscte.pt/~fgvs/Port_BonecaDePau.pdf 

Avaliação

Verificar se as crianças conseguiram:

- Pereceber os materiais usados na produção de bonecas ao longo da história;

- Apropriou-se dos achados sobre os tipos de materiais da produção de bonecas no tempo histórico.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.