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Usando corretamente a acentuação

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•      Conhecer os sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam.

•      Utilizar corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais.

•      Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções básicas de leitura e escrita.  

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;  

-jogos ortográficos.    

 Desenvolvimento   

1ª atividade:

 1)    O professor inicia a aula apresentando o quadro abaixo solicitando a leitura das palavras.

   

Caderno               Cadeira                Oculos                 Amapa             Barata                           Mesa                    Album                           Bola Maquina               Silaba                  Televisão             Polen                Lampada                       Facil                     Arvore                          Revolver Caja                     Caracol                Sapo                    Biceps             Recompor                      Menino                Estrela                          Torax Café                     Pessego               Mascara               Virus               Jacare                            Paleto                  Ninguem                      Orfao   

2)    Após a leitura o professor solicita que, coletivamente, identifiquem e assinalem a sílaba forte em cada uma dessas palavras.

OBS.: Propositalmente o professor escreverá as palavras que possuem acento e que não possuem,  afim de que os alunos percebam a tonicidade da sílaba sem a indicação do acento.   

3)    Em seguida, o professor solicita que as palavras sejam copiadas e acentuadas quando necessário.

4)    O professor socializa a atividade realizada pelos alunos e faz os comentários necessários. É importante destacar que nem sempre as sílabas fortes recebem o acento.

5)    O professor entrega a tabela abaixo e solicita que se faça a leitura da mesma.

Onde está a sílaba forte da palavra?

Última sílaba da palavra (oxítona)

Penúltima sílaba da palavra (paroxítona)

Antepenúltima sílaba da palavra (proparoxítona)

Ex.: Caja

Ex.: Facil

 Ex.: Lampada

  6)    Em seguida, o professor solicita que transcrevam, para a tabela, as palavras do quadro que se encontra no segundo passo dessa aula, observando a posição da sílaba forte em cada uma delas.

7)    Com o objetivo de sistematizar o conteúdo trabalhado, o professor apresentará as regras de acentuação gráfica a partir da atividade do quadro realizada pelos alunos. Sugerimos que o professor realize as seguintes intervenções:

- Por que vocês acentuaram a palavra Lâmpada? (por exemplo)

- Qual é a sílaba mais forte dessa palavra?

- Por que vocês acentuaram a palavra Óculos? (outro exemplo)

- Qual é a sílaba mais forte dessa palavra?

- O que podemos concluir ou inferir a partir dos exemplos dessas duas palavras?

2ª atividade: 

1)    O professor apresenta a charge abaixo propondo a leitura da mesma.

Fonte: www.soniamoura.com.br

1)    Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, discutam a pergunta da charge: Jibóia ou Jiboia? OBS: Nesse momento e a partir dessa charge, o professor discutirá com os alunos o Novo Acordo Ortográfico, para lembrarem que algumas regras da acentuação gráfica foram alteradas há pouco tempo, como é o caso dos ditongos abertos em palavras paroxítonas terminados em EI e OI como os casos  de boia, ideia e colmeia.   

2)    O professor apresenta as palavras abaixo solicitando a leitura das mesmas:   

camelo – zebu- tatu- tato- urubu- mato- sapato- tutu- angu-   

3)    Em seguida, o professor solicita a realização de cada uma das etapas abaixo:

a)     Observando a última letra de cada palavra, separe-as em dois grupos.

b)    Dê o nome para cada um dos grupos, sempre observando a última letra das palavras.

c)     Agora, identifique e assinale, em cada palavra, a sílaba tônica ou forte.

d)    Diga em que posição está a sílaba forte de cada uma das palavras.

e) Leia novamente, em voz alta, cada uma das palavras abaixo. O que podemos observar ao falar as palavras que terminam com O e as que terminam em U?      

 4)    Após as atividades anteriores, o professor propõe que, coletivamente, elaborem uma regra que nos ensine a escrever essas palavras.

OBS: A regra seria mais ou menos assim: palavras terminadas em U que tem a sílaba tônica na última sílaba, eu falo U e escrevo U; As palavras terminadas em O que tem a sílaba tônica na penúltima sílaba, eu falo U e escrevo O   

5)    Em seguida, o professor solicita que a turma acrescente, em cada um dos grupos formados, mais palavras que se encaixam nas regras elaboradas.   

6)    O professor socializa as palavras e faz os comentários necessários.   

OBS: A cada etapa realizada pelo aluno, o professor faz a socialização e os comentários necessários.

  

3ª atividade:   

1)    O professor organiza a turma em grupos e solicita que cada um crie um jogo para trabalhar as regras estudadas nessa aula.

OBS: É importante que os alunos sejam orientados para a escrita do texto com as regras dos jogos que cada grupo criou, além de confeccionarem o material necessário para jogá-los. Sugerimos os jogos: memória, quebra cabeça, forca, caça palavras, palavras cruzadas, etc...

2- O professor socializa os trabalhos produzidos, faz os comentários necessários e organiza momentos para que os grupos joguem as atividades criadas pelos colegas.

Recursos Complementares

Para o professor e  o aluno:

Vídeo Acentuação Gráfica Fácil e Descomplicada

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=TBhbaq3My3c

Parte 2:  

http://www.youtube.com/watch?v=kcIIpSKgfWo&feature=channel                                             

Sites que apresentam regras de acentuação gráfica:

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=gramatica/docs/acentuacao  

http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono9.php  

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u7.jhtm      

Leitura para o Professor:

MORAIS, Nayra Carolina Bueno de; CALSA, Geiva Carolina. Jogo de regras sobre acentuação gráfica como recurso didático-pedagógico. In: CELLI –COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS ELITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1883-1893.   

Cezar, Kelly Priscilla Lóddo. Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental / Kelly Priscilla Lóddo Cezar. -- Maringá,2009.   

A)  O professor poderá utilizar o jogo “Acentolância”. Este jogo envolve conceitos e regras de acentuação gráfica, tonicidade e processo de tomada de consciência. 

B)   Os materiais que o compõe são: 1 tabuleiro; 1 dado; 1 ampulheta; 6 peões; 30 fichas coloridas; 80 cartões com palavras; 80 cartas do jogo (com as mesmas palavras dos cartões); cartões de ajuda; fichas de dicas numeradas de 1 a 5 e quadro de regras. O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a alcançar a última casa do tabuleiro, marcando assim o ganhador do jogo. Para tanto, acaba por referir-se ao jogador que relacionou as palavras do jogo com as regras correspondentes de acentuação gráfica. O tabuleiro é composto por 40 casas, dependendo de onde o jogador parar com o seu peão, poderá encontrar alguns obstáculos ou ajudas, tais como: “Volte para saída” - esta casa tem por objetivo retornar o jogador a saída. Para “escapar” dessa casa, o jogador deverá responder a regra da primeira palavra utilizando no máximo 3 dicas, avançando assim mais do que 2 casas. Cada carta contém 5 dicas e a regra de acentuação gráfica da palavra para que o jogador, depois de retirar do envelope a quantidade de dicas (fichas numeradas de 1 a 5) que poderão ser utilizadas, escolha um número que corresponderá a dica da carta. Algumas dicas não são relacionadas à acentuação, portanto, não são úteis para se chegar na regra. As dicas abordam questões sobre: identificação da sílaba tônica (Exemplo: na palavra MÁGICA, a sílaba tônica é MÁ); classificação das palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona; quantidade de sílabas (dissílaba, trissílaba, polissílaba); quantidade de letras; quantidade de vogais ou consoantes; identificação do acento da palavra (se é agudo ou circunflexo), ressaltando ainda que o “til” e a “cedilha” não são acentos; terminação das palavras, ajudando a compor a regra correspondente (Exemplo: a palavra CIDADÃO termina em ÃO – regra: oxítonas terminadas em “ÃO(s)” não são acentuadas); associação de palavras – em certos casos a dica vai observar que a palavra selecionada refere-se a mesma regra de acentuação de outra palavra (Exemplo: a palavra CABELO obedece a mesma regra da palavra CASTELO, ou seja, as duas palavras são paroxítonas terminadas em O e, por isso, não levam acento gráfico).

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A acentuação gráfica é um conteúdo da Língua Portuguesa que exige compreensão e memorização de regras. O professor deverá avaliar o desempenho dos alunos neste aspecto ao longo de todo o ano e não apenas nas atividades desta aula, isso por que as dúvidas não serão esgotadas nesse primeiro momento. Será necessário um trabalho sistemático, explícito e contínuo para que os alunos consigam apropriar-se de todas as regras.

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